Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Escola em tempo integral: vantagens e desvantagens

Escola em tempo integral: vantagens e desvantagens

Olá, leitor!

Ao matricularem suas crianças na escola, muitos pais pensam sobre o modelo de ensino que trará as melhores condições de aprendizado para os filhos. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o ensino em tempo integral, suas vantagens e desafios! Acompanhe!

O que é ensino em tempo integral?

Escola em tempo integral

Fonte: Reprodução

Nesse modelo, os alunos permanecem, no mínimo, 7 horas diárias na escola, número que pode variar de acordo com a idade das crianças e as características de cada instituição. A grade curricular também tem traços particulares, já que é feita para combinar momentos de aprendizado com recreação, tendo em vista o desenvolvimento completo dos alunos.

Segundo o Censo Escolar de 2018, pesquisa realizada anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com o objetivo de coletar dados que possam ser usados para aprimorar o cenário educacional brasileiro, 56% das crianças matriculadas em creches e 9% dos alunos do Ensino Fundamental estudam em tempo integral.

O Ensino Médio apresenta indicadores mais expressivos: de 2017 para 2018, a quantidade de estudantes que frequentam a escola em tempo integral subiu de 7,9% para 9,5%. Esse modelo de escola, como uma prática em expansão, está repleto de desafios.

Vantagens

A seguir, traremos algumas vantagens do ensino em tempo integral.

Aprendizado constante

As crianças que frequentam o ensino integral permanecem praticamente o dia inteiro na escola. Lá, além de assistirem às aulas, elas participam de atividades extracurriculares, como esporte, dança, teatro e culinária, experimentando diferentes tipos de aprendizado.

Rotina segura

A escola em tempo integral surge como opção para pais que ficam fora de casa durante grande parte do dia. Como as crianças estarão no colégio durante 7 horas, os familiares não precisarão se preocupar com o conforto e a segurança dos pequenos, já que refeições e até mesmo momentos de descanso costumam ser oferecidos pela instituição.

Melhora no desempenho

Escolas em tempo integral disponibilizam um período para que o aluno estude, faça as tarefas sugeridas pelos professores e realize os trabalhos em grupo, geralmente auxiliado por profissionais da educação, o que gera melhora no desempenho escolar.

Maior autonomia

Ao passarem a maior parte do dia na escola, os alunos convivem com várias pessoas, incluindo colegas e professores. Isso ajuda a criança a trabalhar a socialização e pode levar a uma relação mais tranquila com a família. Muitas vezes, quando o aluno frequenta uma escola tradicional,os pais acabam corrigindo  as tarefas de casa, o que é uma potencial fonte de desgaste.

Desvantagens

Abaixo, abordaremos as desvantagens do ensino em tempo integral.

Mudança no papel dos pais

Como as crianças ficam boa parte do dia no colégio e recebem ajuda de profissionais durante a realização das lições de casa, os pais podem ter dificuldade para enxergar outras possibilidades de atuação no processo de aprendizagem dos pequenos.

Falta de preparo

Escolas em tempo integral devem apresentar propostas que promovam a evolução completa dos estudantes. Para isso, é necessário um projeto pedagógico cuidadosamente elaborado e instalações adequadas para práticas esportivas, artísticas e culturais. Instituições que possuam essas características podem ser mais difíceis de encontrar.

Ausência de diversidade

Se passar a maior parte do dia na escola, convivendo com colegas e professores, estimula a socialização, a falta de contato com pessoas de outros ambientes diminui as referências disponíveis para as crianças. Isso terá impacto, principalmente, na formação de alunos pequenos, pois as experiências da primeira infância são essenciais para a construção da personalidade.  

Risco de monotonia

Permanecer o dia inteiro, todos os dias, no mesmo ambiente, seguindo uma rotina muito parecida, pode gerar uma sensação de monotonia.  Os pais devem estar atentos aos sentimentos que a escola tem despertado no pequeno; caso percebam algo estranho, precisam conversar com o filho e com a instituição o mais rápido possível.

E então? O que você achou do nosso artigo sobre escola em tempo integral? Deixe aqui nos comentários!

Boa sorte e até logo!

comentários (1)

  • Antonio Nunes

    Não há muito o que comentar, pois de fato é isso mesmo. Quanto à pedagogia, a principal e mais adequada é a arte de estudar. Ha mais ou menos um ano, assistindo um vídeo de Antonio Novoa, ele falava em todas as correntes pedagógicas usadas nos últimos anos, mas a mais atual e necessário, a infalível é o estudo sério. A classe docente precisa de salários, salários decentes, compatíveis com a responsabilidade do futuro do país. Isso na escola particular. O problema da escola pública ainda é mais urgente. A escola pública passou da hora de ser de tempo integral. A educação da classe C é a segurança que a classe A precisa. Filhos de políticos, ainda que seja só filiado a um partido, precisam frequentar a escola pública. E é preciso que tenhamos salários para reduzir o número de escolas trabalhadas, sobrando mais tempo para preparação e formação continuada.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo