Você está aqui:Home » Livros Grátis » Cursos e Concursos Públicos » Erros comuns dos concurseiros nos estudos

Erros comuns dos concurseiros nos estudos

Olá,

Saiba alguns erros mais comuns cometidos pelos concurseiros

O mundo dos concursos nem sempre é fácil, é necessário esforço, dedicação, abrir mão de algumas coisas e claro, muito estudo. Alguns erros são comuns no meio dos concurseiros. Se você se encaixa em alguns desses itens, está na hora de rever seus estudos e alcançar um resultado melhor:

  • Não ler o edital

O edital é um documento extremamente importante. Quando não é lido com atenção, o candidato corre o risco em pecar em algum item e acabar sendo desclassificado. Nele têm todas informações: conteúdo programático, inscrições, valor, número de vagas, lotação e principalmente data das provas, locais de prova.

  • Não ter um cronograma de estudos

Depois de ter lido o edital, o candidato deve dar o próximo passo organizando todos seus estudos, com base nos conteúdos, grau de dificuldade de cada matéria e os assuntos mais importantes da prova. A organização o ajudará a ter a mente mais tranquila e acostumada com uma rotina. É bom reservar no cronograma um tempo para o lazer. Relaxar a mente também faz parte de uma boa preparação.

  • Não conhecer o seu ritmo

Ao organizar seu cronograma, saiba o seu limite. Seus estudos devem estar a par do quanto você aguenta estudar. Cada um possui um ritmo e horários que possuem mais rendimento. Se você tem maior concentração por 1 hora de estudo, estude 1 hora e aos poucos vai aumentando esse tempo. É melhor optar pela qualidade do que quantidade.

  •  Não ter cronograma dos conteúdos

Junto com o cronograma de estudos, é preciso distribuir as matérias e os horários que os conteúdos serão estudados. Seguir uma sequência que seja mais fácil a assimilação e memorização, de acordo com seu ritmo. Quando já tiver percorrido um longo período de estudos e o cansaço estiver mais presente, estudar as matérias que há maior facilidade ajuda na continuação dos estudos.

  • Não investir em bons materiais

Quando um candidato opta por materiais de baixa qualidade, desatualizados e incompletos, dificilmente terá um bom desempenho. Os materiais de qualidade te ajudarão tanto com os conteúdos como fazer uma boa prova de determinada banca.

Procure por cursos completos e atualizados para os Editais. De preferência procure um curso online que também te dá a comodidade de estudar a hora que puder.

 

  • Esperar o edital para começar a estudar

Esse é um dos erros mais comuns, esperar o edital. O certo é começar os estudos antes mesmo da divulgação do edital. Uma boa ideia é basear seus estudos nos editais anteriores, e quando sair o edital oficial sair você terá que reformular apenas algumas coisas e continuar no ritmo. Quanto antes começar a estudar, melhor!

 

  • Não conhecer a banca organizadora

Cada banca tem um método de aplicação de provas, de elaborar questões e avaliação, então conhecer a organizadora do concurso que se candidatou é essencial.
Algumas possuem suas próprias “pegadinhas” e macetes, se familiarizar será um degrau a mais para uma posição melhor.

Por exemplo: O Cespe/UnB elabora provas “CERTO E ERRADO” e a cada resposta errada, anula uma certa. O candidato sabendo disso irá mais preparado e atento para as questões. Já a Fundação Carlos Chagas (FCC) tem avaliações de múltipla escolha, somando os pontos, portanto há exigência mínima de acertos por área para a classificação.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo