Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Entrevista remota: como funciona e como se preparar?

Entrevista remota: como funciona e como se preparar?

Olá,

As questões tecnológicas avançaram e chegaram também até a realização de entrevistas remotas. Se uma entrevista por meio do Skype lhe parecia tão distante, hoje é cada vez mais comum algumas empresas adotarem este tipo de seleção. Assim como na entrevista presencial é preciso se atentar alguns detalhes e se preparar bem, para que você tenha êxito nesta etapa.

Se você ainda não fez uma entrevista remota, provavelmente no futuro as chances de fazer são grandes. A entrevista remota pode ser uma tendência. E isso já apontou uma pesquisa da HRO Today , que mostrou que 30% dos gerentes de contratação conduzem pelo menos uma parte da entrevista de forma remota e esse número só tende a aumentar.

Como funciona uma entrevista remota?

Entrevista_remota

Você mesmo já deve ter feito uma entrevista em que se preparou, arrumou, enfrentou o trânsito e demorou a chegar ao local da entrevista. Com o avanço da tecnologia, e principalmente em grandes centros urbanos, muitas empresas tem utilizado a entrevista remota para selecionar novos profissionais.

As entrevistas podem ser feitas pelo recurso de videochamada como o Skype e Google Hangouts ou outro programa remoto. E, além disso, há benefícios para empresas em optar pela entrevista remota como: economia de custo, agilidade no processo seletivo, praticidade e abrangência de seleção com profissionais de outra cidade e estado. Também é uma forma de não excluir um candidato que se interessou pela vaga, mas que mora em outra cidade. É uma oportunidade de o recrutador conhecer este candidato e se ele sentir que tem habilidades, chamá-lo para outra etapa ou quem sabe até contratar.

A entrevista remota ainda não substituirá as entrevistas de emprego que são feitas presencialmente, mas pelas suas vantagens tem sido a escolha de muitas empresas que enxergaram na entrevista remota uma possibilidade de não excluir candidatos pela distância. Ou seja, os benefícios são para ambos.

Como se preparar para uma entrevista remota?

Assim como na entrevista presencial em que o profissional se veste formalmente, o mesmo vale para entrevista remota. Claro que o tipo de vestimenta pode mudar de acordo com o perfil da empresa, por isso, aproveite e faça uma pesquisa sobre a empresa. De que forma os funcionários se vestem, se é mais social ou não. Mas em hipótese alguma vá realizar a entrevista remota usando moletom, com cabelo desarrumado, e em um ambiente bagunçado. A primeira impressão é que fica, então capriche no visual.

Outra dica é não se atrasar. Por isso, verifique a sua conexão da internet, veja se o programa escolhido está funcionado.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

Dicas gerais para quem for fazer uma entrevista remota

Cuidados técnicos

Valem também alguns cuidados técnicos. Se você não utiliza, por exemplo, o skype que é uma ferramenta muito usada para entrevista, não se desespere e baixe o programa. Você também pode pedir ajuda para um amigo para ele lhe mostrar como funciona. Nesta hora, mostrar o domínio destas ferramentas independente da vaga também é um sinal positivo. Certifique-se para que a câmera e áudio sejam testados com antecedência e estejam em bom funcionamento no momento da entrevista.

Boa conexão

Se a sua internet está sempre caindo, quem sabe reserve um lugar como uma sala de biblioteca, casa de um amigo, ou outro lugar com boa conexão. Não é nada legal realizar uma entrevista remota em que a conexão cai. Isso atrapalha, atrasa e cansa o processo. Em vez de ser dinâmico, fica confuso. Então, é bom se preparar!

Nome da conta do usuário

Outro cuidado técnico diz respeito até mesmo a forma como o seu nome aparece. Por exemplo: João_gatinho89. Na hora de criar a conta nem sempre nos damos conta que futuramente este nome pode comprometer você. Qualquer coisa faça a alteração. Dê uma atenção para a sua imagem. Nada de aparecer com uma garrafa de bebida alcoólica na mão, isso pode acabar passando uma má impressão sua para o recrutador. São pequenos detalhes que quando passam despercebidos colocam em risco a sua continuidade nesta vaga.

Olhe nos olhos e não na tela

Outra dica, como você olharia nos olhos em uma entrevista presencial, o mesmo poderá fazer na entrevista remota. Olhe para os olhos do recrutador, faça perguntas, anote, mostre-se totalmente focado e interessado na vaga. E jamais, deixe uma música ligada, ou até mesmo o cachorro do seu lado latindo, isso pode acabar soando como uma brincadeira. O comprometimento e uma boa imagem sempre acabam contando pontos nesta hora.

Cenário organizado

Aproveite e deixe o cenário em que será realizada a entrevista mais organizado. Uma bagunça no escritório ou até na sala pode soar de forma negativa para o recrutador. Faça como se fosse receber o recrutador em sua casa. Veja se não há brinquedos espalhados, deixe bem organizado a sua escrivaninha. Tudo isso passará uma mensagem de organização e profissionalismo para o seu entrevistador. Nesta hora, feche janelas, portas, para não ser incomodado durante a entrevista.

Mantenha o foco

Enquanto estiver conversando com o entrevistador foque na entrevista o máximo possível. Feche janelas como as das redes sociais, isso apenas deixará você confuso. Aproveite e desligue o celular ou coloque no modo silencioso. Também deixe no lado uma agenda para que possa fazer anotações importantes, isso demonstra ao entrevistador interesse e organização da sua parte.

Fale com clareza

Qualquer tipo de entrevista pode causar um pouco de ansiedade, mas é preciso manter a calma. Se você parecer muito nervoso, pode não causar boa impressão para o entrevistador. Por isso, a dica é: fale com clareza, respire fundo para não ficar preocupado com qualquer situação.

Não tem mistério

Para algumas pessoas, o fato da entrevista ser remota as deixa menos nervosa, isso porque você não está “cara a cara” com a pessoa e dependendo da circunstância tem como dar um jeito de concertar a situação. Como por exemplo, ter próximo a mão a cópia do currículo, para qualquer momento se precisar dar uma “espiada”.

Mesmo que não há mistério como já garantiram muitas pessoas que passaram pela entrevista remota, ela precisa ser levada a sério. As vantagens existem, mas como nas entrevistas presenciais, uma boa aparência, comprometimento, foco fazem a diferença. Lembre-se: o entrevistador marcou um horário com você e no mínimo espera o seu comprometimento. Por isso, nada de se ausentar ou depois dizer que a conexão não estava boa. Caso ocorra algum imprevisto em relação à entrevista remota é importante que você avise o entrevistador para que ele não se prepare e entre na ferramenta e fique esperando por você.

Eliminação do candidato

Como falado anteriormente, não há muito mistério em uma entrevista remota. O local também não precisa ser o mais bonito, mas apenas que seja organizado para passar uma boa imagem. E como nas entrevistas presenciais, o que costuma eliminar o candidato é uma não adequação da empresa e até mesmo a vaga. Após a entrevista, o entrevistado verifica se a trajetória do candidato realmente corresponde ao que a empresa espera, se os conhecimentos são os esperados, assim como o perfil da vaga. As vezes o que consta no currículo não é bem o que o candidato expõe e isso de certa maneira interfere em sua candidatura a vaga.

Por meio da entrevista remota, o entrevistado vai tentar conseguir perceber quais são as potencialidades destes candidatos. Não é porque o candidato é tímido que não terá sucesso com a vaga, mas se conseguir passar confiança, formular bem as respostas e se encaixar com o perfil das vagas, as chances de aprovação são grandes.

A utilização da entrevista remota é uma tendência porque as vantagens são muitas. Vamos listar algumas: otimização do tempo, economia na chamada de telefone, menos gastos, mais autonomia de tempo para o gestor, aumento de candidatos com grande potencial de outros lugares poderem participar, armazenamento e histórico da entrevista para tirar dúvida e fazer comparações, entre outros benefícios.

Ou seja, além de ser uma tendência, ela não tem mistérios. No decorrer do processo de seleção haverá um contato pessoal com o gestor ou entrevistador. E isso é ressaltado na maioria dos processos. A entrevista pessoal será antes da contratação do candidato, seja na empresa ou na consultoria. Com isso, a fase virtual é apenas um acelerador do processo.

Como nas entrevistas presenciais, a entrevista remota é uma prova de fogo, ou seja, é a oportunidade do candidato se empenhar e dar o seu melhor. O candidato não pode deixar de treinar o seu discurso, de pensar em possíveis perguntas ou respostas. Tudo é possível. Deixe tudo pronto e capriche.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo