Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Entrevista de emprego: dez coisas para pesquisar sobre a empresa

Entrevista de emprego: dez coisas para pesquisar sobre a empresa

Olá,

Está com a entrevista de emprego marcada e agora precisa se preparar? Antes de ir para a entrevista de emprego, existem informações que você precisa saber sobre o seu empregador em potencial.

O mercado de trabalho, atualmente, está extremamente competitivo. Existe um grande número de bons profissionais, portanto você precisa saber como apresentar diferenciais para seus empregadores em potencial.

Uma das formas mais simples de se destacar em meio aos demais candidatos é fazendo sua lição de casa. Ao conversar com o entrevistador, é preciso ter na ponta da língua as informações certas sobre a empresa.

Se você quer aprender outras formas de se destacar, leia aqui mais dicas sobre a entrevista de emprego.

Esse artigo vai te ajudar a entender quais são as informações que você precisa ter sobre a empresa antes de ir para entrevista. Basta continuar lendo para descobrir!

Por que você deve pesquisar sobre a empresa antes da entrevista de emprego?

coisas_para_pesquisar_sobre_a_empresa

 

Fazer uma pesquisa sobre a empresa antes da entrevista de emprego pode dizer muitas coisas para o seu futuro empregador. Para começar, esse hábito demonstra que você é uma pessoa interessada e organizada. Um candidato que se prepara tão bem para uma entrevista certamente terá o mesmo capricho ao realizar as tarefas do dia a dia.

O objetivo das entrevistas de emprego é conhecer melhor os candidatos, avaliar o perfil de todos e descobrir quem melhor se encaixa à rotina da empresa. Quando você mostra que procurou se inteirar dessa rotina, incluindo da missão e dos valores do contratante, você se destaca.

Ao conhecer os valores da empresa, é possível ressaltar suas qualidades compatíveis com eles. Esteja certo de que detalhes como esse não passam despercebidos e são profundamente apreciados em entrevistas de emprego.

A seguir, confira quais são as informações mais importantes para sua pesquisa e garanta que você chegará na entrevista de emprego preparado e tranquilo:

História e perfil da empresa

É essencial procurar online pelas informações institucionais da empresa. Na maioria dos casos, o próprio site da organização oferece dados sobre como se deu a fundação e evolução da marca.

Certifique-se de conhecer o perfil da empresa. Isso é, como eles agem no mercado, para quem vendem e qual é sua postura sobre questões ambientais e sociais.

Se a empresa, por exemplo, demonstra grande participação em programas para reduzir os seus impactos ambientais, certamente essa é uma informação que você deve trazer para a entrevista. Da mesma forma, se algo no trajeto histórico da empresa te chamou atenção, vale a pena citar o fato durante a conversa com o entrevistador.

Visão, missão e valores

Essa é, sem dúvidas, uma das informações mais importantes que você precisa ter sobre a empresa antes de entrar na entrevista de emprego. A grande maioria dos especialistas em Recursos Humanos concordam: uma das prioridades ao contratar um novo colaborador é garantir que ele se identifique com a missão, visão e valores da empresa.

Essas informações normalmente podem ser encontradas no site da companhia, na página “sobre”.

Qualificações valorizadas pela empresa

Você não pode chegar em uma entrevista de emprego sem saber o que a companhia procura. Quando você sabe quais são as características, experiências e qualificações desejadas para o cargo, tem a oportunidade de se destacar chamando mais atenção para suas qualidades compatíveis.

Leia com atenção os detalhes da vaga publicada e envie o seu curriculum contendo um objetivo profissional condizente com a posição. Se você tiver a oportunidade de conversar com alguém que já trabalhou naquela empresa, melhor ainda. Assim é possível entender com maiores detalhes o que a companhia valoriza em seus profissionais.

Notícias sobre a empresa

É importante ir para a entrevista de emprego sabendo como a mídia enxerga a empresa. Procure se inteirar sobre as últimas notícias relacionadas ao seu empregador em potencial. Muitas vezes, o próprio site da companhia conta com uma sessão dedicada a imprensa.

Além das últimas notícias, fique por dentro também de eventos que a empresa tenha promovido. É importante também entender as ações sociais das quais ela participe. Muitas empresas fazem doações regulares para organizações filantrópicas. Nesse caso, vale a pena se informar também sobre essas instituições.

Os outros funcionários da empresa

No site da companhia você frequentemente pode encontrar informações sobre gerentes, diretores e o CEO. É importante pesquisar sobre as pessoas que ocupam cargos significativos na empresa. Dessa forma, você pode definir ainda melhor se você está enquadrado no perfil e nos valores daquela organização.

Outra fonte importantíssima de pesquisa é o LinkedIn. Lá você encontrará opiniões de outros profissionais sobre a empresa. Dessa forma, conseguirá ter um panorama melhor do perfil corporativo do lugar.

Clientes, produtos e serviços

Quando você faz a entrevista de emprego, já deve saber quais produtos e serviços a empresa oferece, e para quem. Isso demonstra ao entrevistador muito mais do que a sua atenção e preparo frente a desafios. É uma oportunidade para que você mostre que entende do mercado onde a empresa está inserida e que entende o seu cliente em potencial.

Os produtos e serviços podem ser encontrados no site da empresa. Se a companhia mantiver um blog, ele é um ótimo jeito de entender como a empresa fala com o seu público. Outra ferramenta poderosa nessa pesquisa são as redes sociais.

O seu entrevistador

Embora não seja essencial pesquisar mais sobre o seu entrevistador, essa pode ser uma técnica muito útil para pessoas que ficam ansiosas antes da entrevista de emprego.

Esse tipo de informação pode te tranquilizar e possibilitar um maior preparo.

Você pode pesquisar sobre isso através do nome que assina o e-mail enviado para marcar a entrevista. Verifique o perfil no LinkedIn do entrevistador. Assim você tem uma ideia melhor do que esperar e ficará menos ansioso.

Os concorrentes

Todas as empresas têm concorrentes e é importantíssimo que você saiba, ao menos, quais são os principais. Entender se a empresa é a líder no mercado ou se está trabalhando para isso é uma informação essencial para a entrevista de emprego.

Entendendo e mencionando as dinâmicas entre os concorrentes, você mostra que compreende o funcionamento do mercado onde está inserido.

Vale também procurar saber como a empresa se diferencia dos concorrentes e quais foram as últimas inovações apresentadas por ela.

As campanhas de marketing

Um ótimo jeito de entender melhor como a empresa se comunica com o seu público e como constrói sua imagem é observar as campanhas de marketing.

É comum na entrevista de emprego que te perguntem sobre as campanhas de marketing da empresa. Então, esteja preparado para responder o que você acha da forma que os produtos estão sendo vendidos, em que tipo de mídias você vê a empresa e qual é a imagem que as publicidades passam para o consumidor.

A interação com os clientes em redes socais

As redes sociais são uma ferramenta extremamente poderosa que, hoje em dia, não pode deixar de ser aproveitada por nenhuma empresa. Os perfis da companhia nas redes sociais podem te trazer informações valiosíssimas para a entrevista de emprego.

Lá você encontra campanhas de marketing, informações sobre eventos, campanhas e ações sociais. Mas principalmente, nas redes sociais você pode enxergar com clareza qual é o público da empresa e como ela lida com ele.

+ Conheça o “Curso Emprego pela Internet” e aumente em 70% suas chances de ser contratado. Neste curso, você vai aprender como usar a internet para conquistar um emprego.

 

Estar preparado é mostrar diferencial

Como você deve ter percebido, não é difícil encontrar a maioria dessas informações. A pesquisa antes da entrevista de emprego é um passo simples, porém essencial para o seu sucesso.

Ao demonstrar que você conhece a missão, valores e a visão da empresa, fica claro para o entrevistador que você se identifica com essas características.

Quando você fala na entrevista de emprego sobre o público-alvo, os concorrentes e os produtos ou serviços oferecidos, demonstra que tem entendimento do mercado. Estar ciente dessas dinâmicas é um grande diferencial, pois significa que a empresa não precisará gastar tempo e recursos explicando elas para você.

Da mesma forma, quando você entende o perfil dos líderes e outros colaboradores, você pode demonstrar que se enquadra na cultura organizacional e é o que a empresa procura.

Finalmente, ao mostrar que você conhece as campanhas de marketing e a forma como a empresa interage com o seu público, fica claro para o entrevistador que você dedicou tempo e esforço se preparando para a entrevista. Além disso, você mostra que entende a imagem que a empresa procura passar e que concorda com ela.

Esse conjunto de características certamente farão com que se você se destaque entre os candidatos. A empresa sabe, já no momento da entrevista de emprego, que você se enquadra em seu perfil. Mais do que isso, que é uma pessoa detalhista e dedicada ao trabalho e que conhece as dinâmicas da área.

Quer mais dicas sobre como se sair bem nas entrevistas de emprego? Leia esses outros conteúdos que preparamos para você:

Nunca deixe de pesquisar sobre essas características do seu potencial empregador. Apareça na entrevista de emprego preparado e confiante. Certamente esse será o diferencial que você precisava para ser contratado.

E você? Que informações acha importante pesquisar ao se preparar para uma entrevista de emprego? Deixe seu comentário nos contando, e aproveite para perguntar caso tenha ficado com alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo