Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Entenda os Termos Relacionados à Candidatura Para Universidades Fora

Entenda os Termos Relacionados à Candidatura Para Universidades Fora

Olá leitores, tudo bem?

Quando nos inscrevemos para estudar em uma instituição no exterior, existem algumas terminologias que podem complicar um pouco o nosso entendimento sobre a vaga.

Pensando nisso, compilamos alguns termos e suas explicações para que você fique mais tranquilo na hora de se aplicar para aquela bolsa que tanto sonha.

Veja os termos relacionados à candidatura para universidades fora

Entenda os principais termos e o que eles querem dizer.

College: Nos EUA “College” nada mais é do que a faculdade. Uma instituição de ensino superior. Cuidado com o falso cognato, lá colégio é chamado de “High School”.

University: A “University” lá é uma instituição superior que oferece cursos variados de graduação e pós. Porém ela é mais focada em pesquisas acadêmicas.

Institutes of Technology ou Polytechnics: Bem parecido com os nossos cursos técnicos. O nível é o mesmo da universidade, mas o que é ensinado é mais prático para inserção direta no mercado de trabalho.

Tuition fee: Esse é o valor cobra pela instituição dos alunos matriculados. São as famosas mensalidades.

Academic Major: O Academic Major é o curso principal que um aluno irá estudar na faculdade. Algumas instituições permitem a escolha de mais de um “major”.

Academic Minor: O “minor” é o campo secundário de estudo. Os “minors” possuem menos requisitos quando comparados aos “majors”.

Application: De forma básica, o termo “Application” está relacionado com todos os documentos, formulários, resultados de testes e redações que você precisa apresentar durante o processo de candidatura. É basicamente uma documentação de toda a sua trajetória academia e pessoal durante o ensino médio.

Admissions Office: O Admissions Office é o setor dedicado à avaliação dos candidatos para a graduação em uma faculdade ou universidade.

Counselor (Conselheiro): Nas escolhas americanas, durante o ensino médio, o “conselheiro” é um profissional bem comum. Ele ajuda os alunos a tomarem importantes decisões além de ajudar na elaboração de applications. Em uma escola brasileira, o equivalente ao conselheiro normalmente seria um orientador ou Coordenador.

Regular Decision: A regular decision, ou decisão regular, é referente ao calendário regular em que os alunos se candidatam às universidades nos EUA. Em geral, se você se candidatar como regular decision irá submeter a sua application em dezembro/janeiro, e receberá o resultado, se foi aprovado ou não, em março/abril.

Early Decision: O Early Decision, ou decisão antecipada, quer dizer que o candidato irá através do processo de aplicação em um calendário antecipado que geralmente ocorre em novembro. Entretanto, se você optar por este formato de candidatura, poderá concorrer a uma vaga em somente uma faculdade ou universidade, e além disso, deverá assinar um contrato dizendo que caso seja admitido, se compromete a se matricular nessa universidade, o que é comumente chamado de “binding process”.

Early Action: Assim como ocorre com o “Early Decision”, ao se candidatar a uma universidade americana por “Early Action” você deverá seguir um calendário antecipado no processo de admissão. A diferença é que, caso você seja admitido, você não é obrigado a estudar naquela universidade. Você terá que decidir se irá ou não para tal universidade até maio, e poderá se candidatar a outras por meio da decisão regular.

Essay: Os Essays, ou “redações”, são todas as respostas escritas que você produzirá durante a aplicação. Incluindo coisas como o Personal Statement, Supplementary Essays e coisas como “Porque você está interessado em estudar nessa faculdade” ou “Como você poderá contribuir para esta universidade”.

Personal Statement: O Personal Statement é o principal dos “essays.  Nele você deve se apresentar para o comitê de admissão, falar dos seus interesses e motivações.

Transcript: O Transcript é o que chamamos de “Histórico Escolar”, aqui em terras brasileiras. É simplesmente o registro das suas notas no Ensino Médio.

Recommendation Letter: Como o próprio nome traduzido diz, é uma carta de recomendação.

Standardized Test: Os Standardized Tests, ou exames padronizados, são testes que as universidades podem pedir aos alunos para complementar a análise da candidatura.

SAT: O SAT, Scholastic Aptitude Test, ou como é conhecida SAT ou SAT 1, é um dos testes de admissão mais comuns dos EUA e é administrado pelo College Board. O exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno através de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita). Uma das principais características da prova é a sua rapidez. Você terá apenas 25 minutos para escrever uma redação de uma página, por exemplo.

ACT: O ACT é um teste de admissão que é aceito no lugar do SAT na maioria das universidades dos EUA. Ele é administrado pelo ACT, Inc. A prova é composta por quatro seções: Inglês, Matemática, Interpretação de Texto e Raciocínio Científico (Science Reasoning). O exame também contém uma seção optativa, de Escrita, no qual os estudantes redigem uma redação.

TOEFL: O TOEFL (Test Of English as a Foreign Language) é um teste padronizado que mede a capacidade de um aluno de usar e entender inglês em um contexto acadêmico. O exame é administrado pelo ETS e é exigido por muitas faculdades e universidades nos EUA. Já demos uma boa dica de como de graça estudar para esse teste.

IELTS: Assim como o TOEFL, o IELTS (International English Language Testing System) é um teste padronizado para testar o nível de inglês do candidato. Ele é ministrado pela universidade de Cambridge, British Council e o IDP Education Pty Ltd.

Financial Aid: O Financial Aid como a tradução já implica é uma ajuda financeira da universidade ou alguma outra instituição que apoia estudantes.

Need-based Aid: O Need-based financial aid é uma ajuda financeira que é oferecida de acordo com a renda da sua família.

Merit-based Aid: O Merit based financial aid é uma ajuda financeira que é oferecida baseada em mérito, no reconhecimento de um talento ou uma realização específica do aluno. Para ganhar essa ajuda é preciso ter um desempenho escolar exemplar.

Need-aware College ou University: Se a universidade que você está se candidatando é “need aware”, isso significa que o comitê avaliador poderá considerar a sua necessidade financeira no seu processo de admissão para determinar se eles poderão arcar com o “preço do aluno”.

Need-blind college or university: Se a universidade para a qual você está se candidatando é “need blind” para candidatos internacionais, isso significa que a universidade irá analisar a sua candidatura sem considerar a sua necessidade financeira. Geralmente, estas universidades possuem grandes fundos de investimento, que permitem eles a oferecer bolsas generosas aos seus alunos.

Common Application (ou Common Ap) e UCAS: Tanto o Common App como o UCAS são plataformas unificadas para realizar candidaturas em diversas universidades ao mesmo tempo. Sendo o Common Ap para universidades américas e o Ucas para as britânicas.

Então leitores, alguns de vocês gostariam de estudar lá fora?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo