Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Auto-Ajuda e Desenvolvimento » Entenda O Que É a Biblioterapia e Seus Efeitos

Entenda O Que É a Biblioterapia e Seus Efeitos

Olá, leitor!

Você já ouviu falar na biblioterapia? É o tratamento que acredita na cura de doenças por meio da leitura e que tem ganhado cada vez mais adeptos.

Bibliotecários e profissionais da saúde, como psicólogos e psiquiatras, podem se especializar no assunto. Cabe ao profissional fazer um levantamento dos hábitos de leitura do paciente, qual o estilo que ele gosta, autores e rotina de vida. Essa é a fase chamada de diagnóstico. A partir disso, ele pode fazer sugestões de textos que colaborarem para a melhora no estado emocional que reflete no físico, que trata-se do tratamento em si. A consulta pode custar até R$ 200.

A alternativa tem sido bastante aplicada em hospitais, asilos, escolas e clínicas de reabilitação. Pacientes com doenças emocionais chegaram a apresentar melhora de até 80% após aderirem a biblioterapia. Casos como insônia e dependência química, além de doenças crônicas, costumam apresentar avanços positivos rapidamente.

A leitura é uma distração, mas, acima de tudo, ajuda o paciente a encontrar caminhos para problemas e ver que existem outras possibilidades e pontos de vista. Imagine ele ter contato com um personagem que tenha a mesma história de vida dele, a mesma dificuldade e que conseguiu superar de uma forma que o paciente não conseguiria imaginar.

No Brasil, existe a Sociedade Brasileira de Biblioterapia Clínica concentra os estudos sobre o tema e oferece apoio aos profissionais da área ou que estejam interessados em se aprofundar na ciência.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo