Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Ensine português de maneira dinâmica

Ensine português de maneira dinâmica

Olá, leitores!

Todos têm alguma dificuldade ou facilidade em determinados assuntos, e quando pensamos no Enem esses questionamentos se tornam ainda mais fortes.

O português é uma das matérias mais desafiadoras cobradas no exame.

Uma das maneiras mais conhecidas para dominar a língua portuguesa é a leitura. Quanto mais a pessoa lê, mais ela agrega palavras diferentes ao seu vocabulário.

Questões de português que caem no Enem

As provas do Enem são realizadas todos os anos e servem para que os estudantes possam ingressar em cursos do ensino superior. Essas provas são realizadas em dois dias e as 180 questões são divididas para que o candidato possa realizar a prova com maior facilidade.

A prova de português do Enem é uma das que mais preocupa os candidatos, já que é muito centrada em interpretação de textos.

Os assuntos mais abordados na prova de português do Enem são:

Modernismo: Movimento artístico e literário que surgiu no fim do século XIX e começo do século XX;

Comparação entre tipos de texto;

Linguagem formal e informal: Tipos de linguagem utilizadas no dia a dia e as formas coloquiais;

Classes de palavras: As classes gramaticais, substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio;

Sintaxe: Estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso.

Além dessas questões é importante prestar atenção na hora da redação, muitas vezes o tema abordado são os últimos acontecimentos políticos e sociais do país e do mundo. Portanto é necessário que o candidato fique atento aos noticiários e se inteire de informações e notícias que estão ocorrendo ao seu redor.

É necessário também acompanhar quais serão os livros exigidos para o concurso. Todos os anos são exigidos a leitura de algumas obras para a realização da prova.

Métodos para ensinar português para o Enem

Para ensinar o português para o Enem é importante ter o conhecimento de provas anteriores para analisar a proposta da prova.

Montar um plano de estudos e separar os principais assuntos pode ajudar a manter os estudantes focados em todos os momentos.

Utilizar as questões da prova em coisas do cotidiano pode ser uma boa maneira de fazer com que os alunos absorvam melhor os assuntos.

Diferentes atividades para ensinar português para seus alunos

Na hora do ensino, quanto mais diversificada a aula for, mais atrativa será para os alunos. E algumas matérias, como o português, podem ser um pouco mais monótonas, mas existem diversas formas diferentes que podem auxiliar a transformar o momento de aprendizagem em algo mais divertido.

A leitura é a forma mais conhecida para aprender a língua portuguesa, afinal quanto mais a pessoa lê mais palavras ela irá conhecer, porém não precisa ser necessariamente a leitura de livros.

A maioria das crianças e adolescentes gostam de música e isso pode ser uma maneira divertida de ensinar o português. Escolha algumas músicas nacionais e peça que os estudantes acompanhem a letra, peça que troquem algumas palavras por outras equivalentes ou veja alguma música estrangeira que esteja fazendo sucesso e analise com os alunos a tradução. Isso pode ser muito benéfico e prazeroso para todos.

Além disso, existem outros métodos para auxiliar nesse processo, como palavras cruzadas, livros de receitas, jornais, contar histórias, entre outros.

Jogos e aplicativos gratuitos para aprender português

Existem alguns jogos e aplicativos que podem ajudar o aprendizado, como o Duolingo, que é um aplicativo que permite que o usuário faça exercícios e lições diárias, disponível para IOS e Android. Além desse existem outros aplicativos gratuitos:

– Dicionário Michaelis Nova Ortografia;

– Wikcionário português off-line;

РConjugador Portugu̻s;

– Acentuando.

Boas aulas e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo