Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Ensine fórmulas químicas com música

Ensine fórmulas químicas com música

Olá, leitores!

Provavelmente alguma vez na vida você ficou com uma música na cabeça cantarolando ela o dia todo. Algumas músicas grudam tanto e parece que você nunca mais vai parar de cantar, isso é muito normal e existem motivos para isso acontecer. É muito mais fácil gravar uma música que decorar um texto, por exemplo, é muito mais fácil decorar uma música que fórmulas de química ou matemática.

É ai que alguns professores têm a ideia de fazer músicas com as fórmulas para que os alunos tenham mais facilidade de aprender e decorar as inúmeras fórmulas existentes. Você já pensou em ensinar química com música para os alunos? É possível aprender essa matéria com a música, será muito mais simples e até mais interessante e motivador.

Existem muitos estudos relacionados a música e aprendizagem, ainda não se sabe ao certo porque funciona, cientistas acreditam que isso está relacionado com o desenvolvimento do homem antigo que aprendia com a música. Fato é que aprender qualquer coisa com música é muito mais fácil e é por isso que você pode ensinar química com música, principalmente as matérias mais complicadas e cheias de fórmulas.

A vantagem de aprender essas músicas é que os alunos vão gravar com mais facilidade e a probabilidade de esquecer é muito pequena. Você como professor pode inventar a música, uma dica é fazer paródia, as paródias sempre funcionam e dão muito certo, principalmente com músicas mais famosas. Fazer uma paródia com uma música que já é muito conhecida e ficou famosa ou até mesmo com uma música infantil que todos conhecem é sucesso na certa.

Se você observar que seus alunos estão com dificuldade em algum tipo de matéria e não sabem as fórmulas exatas, crie uma música, não é complicado. É claro que já existem músicas prontas e até frases que vão ajudar a gravar uma fórmula, mas se você criar será bem mais interessante.

Como decorar química com músicas

O ideal na hora de ensinar seus alunos uma música nova é cantar com eles e depois passar a letra da música no quadro, dessa forma será muito mais simples entender, eles vão visualizar e cantar com você. Depois de cantar algumas vezes pode ter certeza que nunca mais vão esquecer e na hora da prova vai poder ver alguns cantarolando para lembrar a fórmula.

Essa ideia é até interessante para os alunos que vão prestar vestibular e Enem, eles já precisam se lembrar de muitas coisas, estudar muito e conseguir uma boa nota para entrar na universidade. Se contarem com a facilidade de ter uma música na hora de lembrar a fórmula será muito melhor. Por isso, veja aqui algumas ideias de músicas e até frases para decorar e lembrar na hora da prova.

Aprendendo eletroquímica

menino-quimico


Bom chi bom chi bom bom bom…
Analisando essa célula voltaica

Vamos aprender eletroquímica moçada (bis)

Onde o Zinco cada vez fica mais fino
E o cobre cada vez fica mais forte
E o motivo todo mundo já conhece
Nóx do Zinco sobe
E o do cobre desce
Bom chi bom chi bom bom bom…
E o catodo é o pólo positivo
reduz e ganha elétrons com muita facilidade
também tem o anodo que é o pólo negativo
ele perde elétrons e sofre oxidação
E o motivo todo mundo já conhece…

Confira também os vídeos:

Ensine essas e outras músicas para seus alunos, faça suas próprias paródias e ajude seus alunos as fórmulas e matérias mais complicadas de química. Pode ter certeza que o aprendizado será muito maior e mais efetivo com as músicas.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo