Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Ensinando Pela Web: Usando O HangoutOn Air

Ensinando Pela Web: Usando O HangoutOn Air

Ola Pessoal,

O método de ensino vêm se modificando com o passar dos tempos. Atualmente, os professores e alunos experimentam ferramentas diferentes de aprendizado, conseguem interagir de uma forma mais real com os conteúdos.

Inclusive, o uso de redes sociais se torna cada vez mais comum na hora de passar conhecimento. Dentre as diversas práticas que encontramos, está o Hangouts. Mais especificamente o Hangoutson Air, do Google+.

Este serviço, integrado ao YouTube, possibilita a vídeo transmissão de conferências de até dez pessoas a um número ilimitado de quem o assiste. Os professores têm virtualmente uma grande forma de ensinar a seu favor.

Dicas aos professores

Mestres, vocês vão precisar acessar uma conta de e-mail da Google. Se for uma conta Gmail, por exemplo, vocês conseguem encontrar o HangoutsOn Air. Você precisa ir até o GoogleApps, no canto superior direito da tela de abertura do seu e-mail.

A opção de Hangouts vais estar em uma barra lateral à esquerda, logo que você acessar o GooglePlus. Escolha a opção de HangoutsOn Air e conheça um serviço detalhado já na página de entrada. A primeira opção visível é a de já criar uma videoconferência online. Onde você pode convidar diversos alunos, adicionados aos seus contatos.

As transmissões só começam ao você escolher a opção de “Iniciar”, na janela que estará aberta. Há uma indicação de “no ar”, ou “fora do ar”, mostrando qual a situação do vídeo.

O que posso fazer com essa ferramenta

O professor que for usar o serviço pode explorar diversas atividades didáticas, que faria ao vivo, em sala de aula. Claro, algumas limitações existem, principalmente dependendo de fatores técnicos.

Contudo, são aulas em tempo real, transmitidas por até oito horas, e o melhor, gravadas e disponíveis através do próprio YouTube. Outros alunos poderão ter acesso aos conhecimentos passados em determinadas aula, inclusive, pode servir como arquivo para o próprio discente. Quem começa uma transmissão pode retirar alguém a qualquer momento dela.

O HangoutOn Air vai ter sempre alguém em foco, na tela principal. Neste caso, o professor estará falando a seus alunos sobre os conteúdos, e ainda assim deseja que outra pessoa aparece, enfim, na tela principal.

Ele só precisa clicar por um segundo sobre a foto desta pessoa para que ela seja agora a imagem principal do vídeo.

Aula pública

O anfitrião do HangoutOn Air, ou seja, quem começou uma transmissão, pode convidar até dez pessoas para participar da mesma. Sendo que fica o vídeo, gravado e ao vivo, disponível para o público.

Basta quem iniciou a sessão enviar a URL que recebe do sua própria transmissão a cada um dos contatos que deseja convidar. Os professores podem fazer, inclusive, uma aula coletiva, com mais profissionais de áreas afins. São inúmeras possibilidades através de uma ferramenta muito simples.

Você ainda sabe quantas pessoas estão assistindo online, e quantas assistiram à transmissão gravada. Mais uma forma de controle, que serve para a produção de relatórios de análise de efeito.

Quem trabalha com Educação nos tempos modernos precisa se readequar, precisa ensinar de uma forma moderna. Sem contar que, se bem exploradas, ferramentas como o HangoutOn Air se tornam muito úteis.

Ainda assim, caso você não goste muito de alguma coisa da aula, aí vai mais uma dica. Existe a possibilidade de editar suas transmissões gravadas, coisa que no dia a dia da sala de aula não dá pra fazer.

Até!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo