Você está aqui:Home » Enem » Enem – Principais dificuldades de cada disciplina

Enem – Principais dificuldades de cada disciplina

Olá, leitores!

Você está se preparando para o próximo Enem? Então, veja esta seleção com as principais dificuldades apresentadas pelos candidatos e quais os temas mais abordados nas provas do Enem nos últimos anos. Confira ainda algumas dicas de assuntos que devem ser priorizados em seus estudos.

Desafios da redação

O principal desafio para os candidatos na hora da redação é ter informações sobre o assunto determinado para a prova. Muitos candidatos não se preocupam em se manter informados sobre os temas cotidianos e atuais e não buscam referências sobre o que escrever. Criar uma dissertação sem saber sobre o assunto e suas implicações, pode resultar em riscos.

Além disso, outro desafio é a falta de prática e de conhecimentos sobre a estrutura da dissertação argumentativa. Veja como ter sucesso na redação do Enem lendo este artigo.

Principais dificuldades de Matemática e suas tecnologias

Juntamente com a física, a matemática é um dos maiores desafios entre os candidatos do Enem. Entre os assuntos mais exigidos estão progressão aritmética e geométrica, cálculo de área, volume e perímetros, estatística, probabilidade, análise combinatória, funções, seno, cosseno e tangente, entre outros temas. Em geral, serão 45 questões de matemática de nível médio.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Para os candidatos do Enem, parece que o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ainda causa muitas dúvidas. E como neste ano o acordo já está em vigor, deve ser mais exigido. Reveja os principais aspectos do Novo Acordo Ortográfico neste artigo.

A interpretação de texto também é algo que desafia os candidatos do Enem e, isso, é uma questão de prática e leitura. Motive-se a ler mais e focar também em trechos de grandes obras da literatura, pois é outro tema muito exigido em todas as provas do exame. Faça relação dos movimentos literários com as demais artes de cada época como o Realismo e o Romantismo.

Repasse ainda os conceitos de denotação e conotação, a diferença entre linguagem culta e popular e seus empregos, os diferentes gêneros textuais, funções e figuras de linguagem, entre outros.

Quanto às línguas estrangeiras, vai depender muito do idioma selecionado pelo candidato na hora da inscrição. Esteja sempre atento aos jornais e sites de notícias, pois o Enem, comumente cobra interpretação de textos e, nos últimos anos, deu ênfase à política, questões econômicas e sociais. Pratique ainda os tempos verbais, a gramática e a formação de advérbios, que sempre aparecem nas perguntas.

mulher-lendo

De olho nas Ciências Humanas e suas tecnologias

Nesta categoria, são sempre cobrados os temas sobre direitos humanos, as questões das mulheres, os preconceitos (raciais, xenofobia, imigração, etc.), as questões agrárias e de trabalho, movimentos sociais ao longo da história, a problemática urbana, questões atuais sobre política (que devem estar em evidência na próxima prova) e questões de energia e recursos naturais. Reveja a História do Brasil, com foco no Golpe Militar e outros assuntos mais recentes. Questões sobre cidadania são comuns no Enem.

Biologia e os assuntos mais exigidos

Assuntos como genética e biotecnologia estão entre os que mais fazem os candidatos errarem na prova de biologia do Enem. Se este for o seu caso, reveja o assunto, com enfoque na Primeira e Segunda Leis de Mendel, principalmente ao que se refere a genótipos e fenótipos e nos cálculos de probabilidade.

Não deixe ainda de rever tudo o que envolve o assunto do DNA, as questões sobre a clonagem, os transgênicos e as políticas éticas sobre testes. Repasse ainda outros assuntos que são bem exigidos e tiram o sono de qualquer candidato, como a teoria da evolução (de Lamarck e Darwin), fisiologia humana, desenvolvimento e ação de vírus, bactérias e patologias.

Química sem mistérios

Entre os assuntos mais cobrados na prova de química do Enem, estão também os mais difíceis para a maioria dos candidatos. São eles: termoquímica, funções orgânicas, neutralidade, oxidação, pH, os equilíbrios químicos e a estequiometria. Nos seus estudos, tente relacionar estes e outros temas com questões cotidianas, como chuva ácida, composição de alimentos, aquecimento global, combustíveis, etc.

Física desafiadora

Esta talvez seja a matéria mais desafiadora do Enem para a maioria dos candidatos. Entre os assuntos mais frequentes nas provas desde 2009, estão as questões de mecânica, energia, eletricidade e termofísica. O ponto positivo é que as questões envolvem, de modo geral, uma abordagem cotidiana e o candidato pode abstrair melhor cada assunto.

Reveja os tópicos de mecânica newtoniana, os tipos e natureza dos circuitos elétricos e consumos, a energia térmica, as transformações da energia, os fenômenos ondulatórios (reflexão e refração), etc. Saiba que, o básico para uma prova de física do Enem, é saber calcular velocidade média ou potência elétrica.

Bons estudos.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo