Você está aqui:Home » Enem » Enem 2016 – Como fazer uma boa redação

Enem 2016 – Como fazer uma boa redação

Olá, leitores!

A redação é o ponto alto de qualquer concurso público e assim será no Enem 2016. Temida por uns e vista por outros como uma forma de ter uma ótima colocação, para fazer uma boa redação requer apenas treino, conhecimento de cada uma de suas etapas, sobre o tema e sobre as regras gramaticais e ortográficas. Veja agora algumas dicas para fazer uma redação fantástica no Enem 2016!

Mantenha-se atualizado

Todos os anos, a comissão organizadora do Enem escolhe um tema atual e pertinente para ser abordado na prova. Em geral, o tema tem aspectos sociais e pode ou não ter a ver com a temática da prova, ou seja, com o restante das questões.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos foram abordados temas como persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015), a publicidade infantil em questão no Brasil (2014), os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013) e o movimento imigratório para o Brasil no século 21 (2012). Outros temas como violência na sociedade, meio ambiente, convivendo com as diferenças e trabalho infantil também já foram abordados.

Desta forma, é importante se manter atualizado sobre o que acontece na sociedade brasileira para ter argumento significativos na hora de escrever a sua redação para o Enem 2016. Ler as notícias diariamente e se aprofundar nos principais assuntos é muito importante. Uma dica é criar mapas mentais – confira aqui como fazer.

Pratique a gramática e as técnicas de redação

Erros gramaticais e ortográficos são considerados na hora da correção e podem ser desclassificatórios no Enem 2016. Espera-se que o estudante domine a gramática e a ortografia, considerando ainda o Novo Acordo Ortográfico, que já é vigente – veja quais as novas regras neste artigo.

Conheça bem a dissertação argumentativa

como-fazer-uma-boa-redacao

Foto: Reprodução

 

É comum nos concursos públicos e vestibulares a redação ser dissertativa argumentativa, ou seja, aquele tipo de redação em que se defende uma tese sobre determinado assunto, com o objetivo de convencer o leitor, através de argumentos, dados, citações e outros recursos.

Assim como toda redação, a dissertação argumentativa tem começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão), etapas bem definidas. O foco é defender um posicionamento, lançando uma tese ou problemática; explorar todos os lados deste assunto, informando exemplos, citações e dados que você conheça; e oferecer saídas para o problema, dando sugestões e fazendo um apanhado geral sobre o que foi discutido.

Seja claro e direto

Não insista em “florear” demais as suas sentenças e argumentações. Seja direto, coerente e coeso em cada um dos parágrafos que escrever. Muitos alunos, por falta de aprofundamento no assunto ou por falta de foco, acabam errando ao tentar rebuscar demais o conteúdo da redação. O avaliador terá uma boa experiência ao ver que você está sendo claro nas suas argumentações e no desencadeamento das ideias.

Revise a sua redação antes de concluir

A revisão de texto é a etapa em que você “qualifica” a sua redação. No Enem 2016, não se esqueça de revisar após concluir a sua redação – revise mais de uma vez, se precisar. É uma chance de rever suas ideais e corrigir possíveis erros.

Bons estudos e até logo!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo