Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Egito oferece passeios virtuais gratuitos por tumbas, museus e templos

Egito oferece passeios virtuais gratuitos por tumbas, museus e templos

Olá, leitor(a)! 

Quem nunca ficou encantado(a) com o mistério e a grandeza do Egito Antigo? Por conta de uma iniciativa do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito, você poderá realizar passeios virtuais gratuitos por templos, tumbas, museus e outros locais de grande importância histórica para a humanidade. No artigo de hoje, vamos explicar como acessar os tours. Confira! 

Passeios virtuais gratuitos

Egito: passeios virtuais gratuitos por tumbas, museus e templos

Fonte: Reprodução

Os tours são disponibilizados em realidade virtual, ou seja, em 360º. Por isso, você terá a sensação de estar percorrendo os espaços e ainda poderá ampliar as imagens, girá-las e explorar seções informativas clicando nos pequenos círculos 

Há inúmeras opções de passeio, que estão hospedadas neste site. Para acessá-las, basta digitar “virtual tour” no campo de busca e clicar no resultado desejado. Fique atento(a), pois todos os conteúdos estão em inglês. Para ajudá-lo(a) a escolher por qual monumento começar, separamos uma lista com 5 tours incríveis. Acompanhe! 

1. Pirâmide de Degraus de Djoser

Situada na cidade de Saqqara, a Pirâmide de Degraus de Djoser foi a primeira pirâmide do Egito Antigo, feita pelo arquiteto Imhotep para o faraó Djoser entre 2667 e 2648 a.C. Até então, os monarcas e os nobres eram sepultados em túmulos retangulares, chamados de mastabas. O monumento para Djoser inovou ao ser composto por 6 mastabas empilhadas, criando, assim, o efeito de pirâmide. 

2. Tumba de Ramsés VI

Localizada no Vale dos Reis, na cidade de Luxor, tumba do faraó Ramsés VI, que esteve no poder de 1143 a 1136 a.C., é uma das mais ricas e conservadas da região. Suas paredes estão repletas de relevos e hieróglifos. Na sala funerária, há uma parte do sarcófago do monarca e diversas pinturas que retratam as crenças do Egito Antigo sobre o mundo após a morte. 

3. Tumba da rainha Meresankh III

A tumba da rainha Meresankh III, que fica na base da Pirâmide de Quéops, está bastante preservada. Traz, em seu interior, pinturas de cenas da monarca realizando atividades cotidianas e recebendo presentes. Essas imagens teriam o objetivo de lhe fornecer suprimentos mesmo depois da morte. A tumba também contém 10 estátuas de figuras femininas, provavelmente da rainha e familiares. 

4. Tut Hall, Museu Egípcio de Tahrir

O Tut Hall, ou o Salão de Tutancâmon, localizado no Museu Egípcio da cidade de Tahrir, exibe tesouros do famoso faraó, inclusive sua máscara de ouro e vários de seus sarcófagos. Na sala, há muitos dos mais de 5 mil objetos que foram encontrados no túmulo de Tutancâmon, descoberto pelo arqueólogo britânico Howard Carter em 1922 no Vale dos Reis, em Luxor. 

5. Museu de Arte Islâmica

Localizado na capital do Egito, Cairo, o Museu de Arte Islâmica possui mais de 100 mil peças, contendo um dos maiores acervos do mundo sobre o tema. Os itens abrangem todas as épocas da histórica islâmica e passam por áreas como medicina, engenharia e astronomia. Ao longo do tour pelas salas da instituição, há diversas seções explicativas, com textos em árabe e em inglês. 

Site do Ministério de Turismo e Antiguidades

site do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito, além de disponibilizar os passeios virtuais gratuitos, traz um material muito completo com informações históricas, descrições e fotos de diversos locais do Egito, incluindo museus, templos, túmulos, cidades submersas e até sítios arqueológicos. Há também uma seção para crianças, na qual constam figuras para colorir e jogos ligados à cultura egípcia. 

Gostou dos passeios virtuais gratuitos por tumbas, museus e templos do Egito? Já sabe por qual vai começar? Deixe aqui nos comentários! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bom passeio e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo