Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Educação portátil: os desafios para o ensino no futuro

Educação portátil: os desafios para o ensino no futuro

Olá, leitores!

A educação portátil é uma das maiores promessas que revolucionarão o ensino do futuro, assim como um dos maiores desafios do presente. Conheça um pouco mais sobre esse modelo de educação tão promissor.

O que é a educação portátil?

A educação portátil se configura como uma maneira pedagógica de ensino, que se utiliza de computadores e softwares para proporcionar ao aluno a oportunidade de aprender com mais acessibilidade, variedade de conhecimentos, atividades e personalização.

Esse tipo de educação promove inclusão digital a todos os estudantes, onde todos terão um computador para uso pessoal. O computador terá softwares que auxiliarão o ensino com conteúdos e atividades, monitorarão os progressos e dificuldades dos alunos para customizar os exercícios de acordo com suas necessidades.

Os softwares de educação portátil e personalizada se conectam com os professores que podem acompanhar o progresso de seus alunos e, assim, oferecer um formato de ensino que se adeque ao ritmo de cada um.

A educação portátil oferece mais recursos e possibilidades tanto aos alunos quanto aos professores. Com a utilização dessas tecnologias, o ensino pode se tornar mais personalizado e otimizado ao crescimento individual, como também variado e onipresente.

Por que a educação portátil é o futuro do ensino?

Nas ultimas décadas o mundo tem se tornado cada vez mais informatizado e, com a educação, não é diferente. Os computadores já fazem parte do cotidiano de grande parte da população e está, de alguma forma presente, em praticamente todas as atividades cotidianas, sem contar que hoje é o maior meio de acesso a informações de todo o tipo. Essas características tornam o uso da informática cada vez mais presente nos sistemas de ensino.

A educação portátil oferece maior mobilidade a alunos e professores, estendendo a sala de aula para o ambiente virtual. Através de softwares é possível acessar informações até então impossíveis, como o acesso ao acervo de um museu internacional, por exemplo, ou publicações de outros lugares.

A educação portátil também oferece aos professores uma gama de informações e análises sobre seus alunos que o permitem adaptar suas metodologias de ensino às necessidades de sua turma, além de uma gama imensa de recursos para utilizar em suas aulas.

Os benefícios da educação portátil

Um dos maiores benefícios da educação portátil é a inclusão digital. Através desse sistema, os alunos são inseridos ao ambiente virtual e passam a dominá-lo como ferramenta de auxílio em suas atividades diversas. Também oferece aos professores uma variedade imensa de recursos educacionais, como conteúdos, informações e também de exercícios diversos, que não poderiam ser realizados em sala de aula.

Outra vantagem desse sistema de educação é o aumento da interatividade professor-aluno por meio de ambientes virtuais, ampliando a comunicação e acessibilidade entre todas as partes, como também o de fornecer aos profissionais da educação análises precisas sobre o desempenho e as necessidades de seus alunos, podendo acompanhá-los mais de perto.

Como trabalhar com a educação portátil?

Um dos maiores obstáculos para a inserção da educação portátil está nas questões logísticas. Para que esse sistema funcione é preciso que cada aluno e professor tenha um computador para uso pessoal.

No Brasil existe o programa denominado UCA (Um Computador por Aluno) que distribui computadores a alunos de algumas escolas brasileiras. Esse programa está ainda em fase de testes. Além dos computadores, é preciso que haja uma reforma no sistema educacional escolar, que inclua preparação aos professores para se utilizarem de todos os recursos disponíveis a seu favor e de inclusão digital aos alunos.

Trabalhar com educação portátil é usar a tecnologia a seu favor. Existem diversos programas didáticos que oferecem conteúdos das mais variadas formas, com mais interatividade e opções de atividades. Além do mais, também existem programas de enciclopédias e outros acervos (arte, cinema, pesquisas, etc.) que podem também ser utilizados pelos professores para enriquecer o conteúdo de suas aulas.

A educação portátil também pode ser trabalhada ampliando o ambiente da sala de aula para a educação a distância. Em suas próprias casas, os alunos podem se conectar em ambientes virtuais e interagir, ou assistir a palestras e aulas remotamente, sendo essa uma dos mais expressivos avanços da educação portátil.

Até logo!

comentários (1)

  • Maria Emilia dos Santos Chaves

    Muito interessante esse conteúdo sobre Educação Portátil, um avanço na educação e um meio muito mais prático para evolução do aprendizado dos alunos ,
    Sendo assim o aluno vai interagir com o professor de forma mais agradável, ambos vão evoluir juntos

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo