Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Educação personalizada em sala de aula

Educação personalizada em sala de aula

Olá, leitores!

Você provavelmente já ouviu falar que cada pessoa aprende de uma forma diferente, por isso, muitos alunos tem dificuldade em estudar com os métodos de ensino tradicional. O modelo de educação no Brasil é questionado por muitos alunos, pais e até mesmo professores, que já perceberam que os currículos precisam ser reformulados. Cada estudante tem sua forma específica de compreender o mundo a sua volta. Os benefícios da personalização na educação são vários e não envolvem apenas a maior facilidade de aprender a matéria que é dada no ensino tradicional, mas também se trata de uma questão sobre conhecimento para vida toda.
Como isso pode ser feito ainda é uma questão que está em debate, afinal todas as escolas públicas ainda insistem em colocar os alunos na sala de aula, em uma carteira, ouvindo a matéria pelo professor da mesma forma. Além disso, os critérios para avaliação de cada um também permanecem os mesmos.

Personalização na educação

Parece difícil preparar um ambiente de educação personalizada em sala de aula, principalmente com a situação da educação no Brasil. Entretanto, é possível utilizar alguns métodos para ajudar os professores interessados a promover essa questão. A princípio, o processo começa com o aluno, reconhecendo suas habilidades, sonhos e dificuldades. Em sala de aula, é necessário perceber que os colegas têm interesses, paixões e aspirações completamente diferentes ou até mesmo semelhantes. A partir daí, ele consegue visualizar melhor como deseja aprender e quais ferramentas são as mais adequadas para suas dificuldades.
Os erros e os principais talentos precisam ser ressaltados. Enquanto isso, as avaliações devem ser baseadas naquilo que o aluno domina. Ele também pode ser convidado para expressar o que mais sabe para a turma. Tudo isso é guiado pelo professor, que funciona como um facilitador do processo.

Quais são os benefícios?

criancas-felizes

Os benefícios da personalização da educação são vários, entretanto todos levam ao mesmo caminho, o entendimento de que cada um se expressa e vê o mundo de uma forma diferente. O reconhecimento e a aceitação das diferenças são questões que estão em debate frequentemente, em todos os âmbitos, não só na educação. Entretanto, é importante ressaltar que, em todas as áreas, é necessário que o indivíduo seja educado para entender esse fato, portanto, por que não começar isso desde cedo na escola?
Outra questão importante é melhorar a autoestima. Quando estamos aprendendo sobre algo e, apesar de entender completamente e se interessar pelo assunto, é muito comum que a tarefa não seja desenvolvida com facilidade. Isso pode ser causado por que o ensinamento não está sendo de forma diferenciada, causando frustração e a impressão de incapacidade de realizar as tarefas mais simples.

Modos de pensar diferentes

Aprender algo de forma personalizada também significa que o trabalho será desempenhado da melhor maneira possível. Se um professor pede para que dois alunos façam um trabalho sobre sua percepção do mundo escrito em quatro páginas, os resultados serão diferentes. Aquele que conseguir escrever melhor e desenvolver o tema com mais facilidade, terá a nota maior. Porém, o outro pode ter um poder de síntese espetacular e conseguir explicar em apenas um parágrafo tudo o que sente. Sua qualidade particular não será levada em consideração, pois não atingiu as quatro páginas.
Com a personalização da educação, isso não aconteceria, pois o educador iria perceber que cada criança funciona de uma forma completamente diferente. Não conseguir escrever quatro páginas não significa que ele não tem capacidade de fazer um bom trabalho. Ele se sentirá inferior e desmotivado a fazer as próximas atividades, apesar de ter escrito algo incrível, ao seu próprio modo. Além disso, não será incentivado a desenvolver suas próprias técnicas e qualidades.

Coloque as dicas em prática e tente aproveitar os benefícios da personalização na educação.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo