Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Educação moderna: saiba sobre o colaborativismo

Educação moderna: saiba sobre o colaborativismo

Olá, leitores!

A forma de ensinar está mudando muito, a educação moderna já usa muitos meios interessantes para o aprendizado do aluno, um deles é o colaborativismo. Será que esse estilo de educação funciona? Ele tem mais vantagens ou desvantagens? Saiba mais sobre a educação colaborativa.

A educação colaborativa é um conceito ainda pouco trabalhado, muitas escolas e instituições tem dificuldade em aceitar e começar a usá-lo. mas é uma forma de educação muito interessante que vale a pena ser comentada e trabalhada na escola, pelo menos aos poucos. O colaborativismo é inspirado no “crowdsourcing“, esse é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários. Um grande exemplo de colaborativismo é a Wikipédia, esse site é muito conhecido e utilizado pela maioria dos estudantes, mas não existem pessoas específicas para colocar conteúdo nele, tudo acontece de forma colaborativa.

Agora que você já entendeu melhor o conceito, já podemos falar como a educação moderna usa o colaborativismo. Você já pensou em algo assim? Em uma empresa o trabalho colaborativo pode ser interessante, mais pessoas pensando e trabalhando juntas é bem mais animador e vantajoso. Na escola não é diferente, o aluno pode contribuir de forma positiva para a educação do outro.

Uma escola que tem a educação moderna e adota o colaborativismo, vai formar pessoas mais experientes, autodidatas e independentes. Existem muitas vantagens desse estilo de educação como:

  • Atua em prol do conjunto;
  • Os alunos criam uma “inteligência operacional”;
  • Tem muita interação interna para formatação;
  • É uma forma de estudo organizada;
  • Amplia e estende a visão do aluno;
  • Eles têm melhor capacidade para identificar implicações.

O aluno no centro

criancas-de-maos-juntas

A educação colaborativa coloca o aluno como o centro, é claro que o professor estará na sala de aula para mediar as conversas, debates e estudos, mas o aluno vai ser o centro e é ele quem vai buscar o seu conhecimento. Para isso, os alunos precisam desenvolver muito bem a independência, essa forma de estudo é muito interessante, pois o aluno não fica preso ao professor, ele pode estudar e ler o que acha interessante e aprender dessa forma.

Nesse estilo de educação existe uma regra e um cronograma a seguir, mas o local onde os alunos vão adquirir informações e como vão fazer isso, são eles que vão definir, eles vão colaborar para o aprendizado dos outros. É necessário ter contato com outros colegas e alunos para que a aprendizagem seja bem sucedida.

Muitas escolas, principalmente fora do Brasil, já estão adotando o ensino colaborativo, é claro que o professor ainda é necessário, mas sua função agora não é de dar aula e ficar falando na frente dos alunos, sua função na educação colaborativa é de tirar dúvidas e dar direção para as discussões realizadas.

O interessante desse estilo de educação é que o aluno não fica retido apenas ao que é ensinado, ele pode satisfazer suas necessidades e curiosidades a medida que elas vão aparecendo. Os alunos se ajudam, estudam juntos e existe uma colaboração entre eles, é uma forma bem interessante e que deixa os alunos mais preparados para o mercado de trabalho, pois além de aprender, eles também desenvolvem características importantes como competência, independência e proatividade.

Não deixe de pesquisar mais sobre esse assunto, sua escola pode começar a introduzir esse conceito que já é tão usado fora do Brasil. Os alunos, professores e pais só têm a ganhar. Queremos saber também o que você achar dessa educação moderna.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo