Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Educação fundamental: os deveres dos pais e da escola

Educação fundamental: os deveres dos pais e da escola

Olá, leitores!

O incentivo dos pais para com os seus filhos é muito importante no decorrer de sua vida. Desde pequenos, as crianças já entendem mais do que imaginamos, principalmente ao chegar no ensino fundamental. Os pais começam a matricular seus filhos nas “escolinhas” e, com o passar dos anos, o incentivo aos seus filhos nunca deverão faltar, pois a motivação da criança nas escolas é um dos principais sentimentos que ele irá levar pro resto de sua vida.

Os pais devem acompanhar os seus filhos na escola sempre, muitos culpam a falta de tempo, fugindo da responsabilidade de saber como o seu filho vai na escola, isso é um ponto negativo para ambos, pois o problema vem com o futuro, há pais e mães que esquecem até de fazer o lanche de seus filhos, talvez pela vida atribulada.

Não importa o dia, a hora e se tem algo marcado, acompanhar o filho na escola deveria ser uma prática constante, pois uma vez que a criança se sinta sozinha na escola, ela sofrerá consequências de depressão e abandono mais tarde, mexendo ainda mais com a sua consciência, fazendo-o passar por situações constrangedoras, como por exemplo a mãe que esquece de buscar a sua filha no colégio.

Os deveres

professora-com-alunos-em-sala-de-aula

Existem vários deveres que os pais devem cumprir com os filhos dentro e fora da escola. Um deles é o acompanhamento de dentro de casa, o ajudando com as lições e trabalhos de casa, ensinando seu filho nas matérias citadas na sala de aula, a preparar o lanche da hora do recreio, lanches saudáveis para que a criança não sinta fome. É primordial também que os pais levem e busquem os seus filhos sem atrasos no término de suas aulas no final do dia, chegando pelo menos 10 minutos antes do sinal tocar. Caso não possa levar ou buscar seus filhos, contrate uma van ou um ônibus escolar para que busque e leve as crianças para a casa.

Um dos maiores erros dos pais perante os seus filhos nas escolas é que, nem todos os pais vão nas reuniões de pais e mestres, deixando de saber os mínimos detalhes da situação de seu filho na escola, isso não deve acontecer pelo bem da criança, ela precisa saber que pode contar com você para conversar com os professores, para saber como o aluno está se comportando nas aulas com a lição, com o professor e com os alunos, colegas de classe.

Participar de festas comemorativas da escola, de assembleias e festivais de cultura, visitar a escola frequentemente para realizar sugestões e reclamações junto com os mestres, impedir seus filhos de levarem objetos de valor para escola, como celular, notebook, tablet, evitando futuros problemas e sempre ficar de olho nas notas de seu filho, fazendo tudo isso da maneira correta, você pode contar com seu filho para uma vida saudável na escola até o seu ano letivo terminar. Dessa forma é criada uma relação harmoniosa entre todas as partes: escola, pais e alunos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo