Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Educação física: uma matéria que não deve ser negligenciada

Educação física: uma matéria que não deve ser negligenciada

Olá!

A educação física é uma matéria que faz parte constante do currículo escolar de diversos colégios, independente da época ou do lugar. Apesar de ser bastante adorada pela maioria dos alunos por representar um momento de descontração nas aulas em meio ao ambiente escolar, muitas pessoas não aproveitam a matéria como deveriam.

Por ser uma matéria mais tranquila, com poucas exigências, a educação física costuma ser levada com desleixo por grande parte dos alunos, que encaram a disciplina apenas como um momento de se divertir jogando bola ou praticando outras atividades do tipo. A educação física é bem mais importante que isso na vida dos jovens, sendo um meio de garantir que eles pratiquem exercícios que beneficiem sua saúde enquanto crescem e um modo deles conhecerem mais sobre seus corpos.

Bem estar e saúde de pessoas jovens

A fase de crescimento de pessoas jovens deve ser bastante cuidada para que não haja problemas e as crianças possam se desenvolver com saúde e com pleno controle e conhecimento de suas funções físicas. É necessário, para garantir uma boa saúde durante os anos de formação do corpo, que haja a prática de atividades físicas e a educação física é o momento ideal para isso.

Por meio das aulas, é possível entender muito mais sobre o corpo e desenvolver suas habilidades motoras, além de evitar que as crianças fiquem com excesso de peso, o que pode prejudicar muito sua infância e seu crescimento.

Benefícios da educação física

A educação física presente em todas as escolas é um momento que os jovens tem de poder descobrir mais sobre si mesmos, praticarem atividades que fazem bem a eles e também para aprenderem mais sobre como manter uma boa saúde. Mais do que apenas jogar bola, essa aula ensina a levar uma vida mais saudável e consciente da necessidade que existe em manter as atividades como parte da rotina.

Muitas vezes durante as aulas, essas informações e noções estão implícitas, mas fazem parte constante do aprendizado que é o principal objetivo em fazer educação física enquanto jovem.

Aprendendo se divertindo

Quanto mais os alunos estiverem confortáveis durante as aulas, mas fácil se torna ensinar a eles os princípios que fazem parte da educação física. Ao jogarem bola, que é parte importante da aula mas não seu objetivo, os jovens tem a chance de fazerem parte de um grupo e se divertirem. Esse bem estar que é ocasionado pelas aulas de educação física torna o processo de crescimento e de aprendizagem muito melhor.

Por meio da diversão com amigos, em uma atividade que todos gostam e se sentem mais próximos, há mais acontecendo do que uma simples brincadeira. Mesmo que não percebem, a aula está cumprindo seu objetivo de cuidar dos jovens nessa fase de suas vidas.

Participar sem preguiça

Muitas pessoas negligenciam as aulas de educação física por não gostarem ou não se sentirem muito dispostos, mas é essencial fazer parte das aulas para ganhar o aprendizado sobre o corpo e sobre a saúde que ela tem a oferecer a todos os jovens em fase de crescimento.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo