Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Educação ao ar livre: sala de aula sem paredes

Educação ao ar livre: sala de aula sem paredes

Olá, leitores!

Muita calma nessa hora, isso não quer dizer que os alunos e professores vão ficar em uma sala de aula com carteiras, mas sem paredes e teto, esse é só um modo de falar. A educação ao ar livre é a conhecida “excursão de escola” só que essa excursão não é apenas para divertir, é possível aprender muito na educação ao ar livre.

Provavelmente você já participou ou fez alguma excursão na escola, muitos professores programam excursões para ajudar no aprendizado do aluno. Por exemplo, você está ensinando sobre a reciclagem e a importância dela, fala sobre a degradação que o lixo pode causar no meio ambiente e de tudo que envolve lixo e reciclagem. Uma forma interessante de inserir os alunos nesse meio e ajudar na aprendizagem e conhecimento deles é levando para conhecer o lixão da cidade ou um lugar que trabalha com reciclagem.

Esse é só um pequeno exemplo de como a educação ao ar livre pode ser interessante e mais enriquecedora. Se você atua como professor e quer uma sala de aula ao ar livre não precisa de muito, basta ter criatividade. A sala de aula sem paredes é uma experiência única para os alunos e pode ser muito bem aproveitada.

Quando falamos que você não precisa de muito para ensinar fora de sala, é verdade, nem sempre você precisa ir longe com os alunos para ensinar e fazer eles colocarem a mão na massa. Se a escola tem um jardim ou uma horta, você como professor de ciências ou biologia, pode ensinar os alunos ali mesmo, eles vão cuidar do jardim, da horta e aprender com isso, é possível ensinar muita coisa, você só precisa usar sua criatividade para descobrir como fazer isso.

patio-escolar

A experiência de estar fora da sala de aula é muito interessante e motiva os alunos. Os professores e a escola precisam entender que, a sala de aula fora das quatro paredes, oferece um recurso educativo muito interessante, ela permite a experiência em primeira mão com a natureza, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e conhecimento aplicáveis ao mundo real. Existem muitos benefícios da sala de aula ao ar livre:

  • Boa retenção do conhecimento;
  • Melhores estratégias de ensino;
  • Melhor qualidade no ambiente de aprendizado;
  • Os alunos com dificuldade na sala de aula convencional demonstram um maior avanço na sala de aula ao ar livre;
  • As atividades são mais divertidas reduzindo a pressão;
  • Ajuda a estabelecer um elo natural entre os estudantes e a comunidade local.

Esses são só alguns benefícios que uma aula ao ar livre pode trazer, só de sair da sala de aula e fazer a mesma atividade, mas em outro local já é interessante e motivador. Você como professor de português, por exemplo, que não sabe como criar uma atividade fora das quatro paredes, pode pedir aos alunos para fazer o exercício que fariam na sala, em outro lugar, como o pátio da escola, podem fazer cartazes e colocar na escola ou fazer qualquer outra coisa que tenha relação com a matéria que está sendo estudada.

Os objetivos de uma sala de aula sem parede é de proporcionar a aprendizagem conectando os alunos com a natureza e tudo o que está a sua volta. Dessa forma, as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia ao ar livre, tem experiências únicas e desfrutam de uma escola diferente, cheia de atividades lúdicas.

Comece a levar a educação ao ar livre para sua escola, não importa como você vai fazer isso, mostramos aqui várias formas de sair das quatro paredes, como fazendo excursões e criando uma horta, mas existem muitas outras possibilidades. Não deixe que seus alunos tenham apenas aulas convencionais, saia da rotina, mude a forma de ensinar, você e os alunos só tem a ganhar com isso.

Se você tem alguma sugestão legal para os professores não deixe de comentar, é importante essa troca de informações, os alunos vão estar bem mais preparados, atentos e prontos para aprender ainda mais.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo