Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » Editora do Brasil lança curso on-line gratuito sobre avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental

Editora do Brasil lança curso on-line gratuito sobre avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental

Olá, leitor(a)!

Peter Drucker (1909 – 2005), austríaco referenciado como o “pai da administração”, defendeu que o mais difícil e importante não é encontrar as respostas corretas, mas saber fazer as perguntas certas. Essa ideia foi legitimada por muitos(as) filósofos(as) ao longo da história, sendo, inclusive, a principal motivação da filosofia. No processo de ensino e aprendizagem, especificamente no que diz respeito aos métodos avaliativos, essa concepção é de extrema relevância.  

Isso porque a maneira como serão testados os conhecimentos e as informações compartilhadas com os(as) alunos(as) depende muito da escolha e da elaboração de questões e dinâmicas avaliativas. Pensando nisso, a Editora do Brasil, por meio de sua plataforma Educa Brasil, oferece um curso on-line gratuito, com certificação, sobre avaliações. O material é voltado para professores(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 

Avaliação a serviço das aprendizagens

Curso on-line gratuito sobre avaliação no ensino fundamental

Fonte: Reprodução

O curso Avaliação a serviço das aprendizagens busca oferecer recursos teóricos e práticos para que professores(as) de anos iniciais do ensino básico compreendam o papel da avaliação no fazer educativo, empregando-a com qualidade. Disponível no ambiente virtual de cursos Educa Brasil, a formação pretende apresentar um conteúdo criativo e envolvente, que esteja respaldado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Com carga horária total de 60 horas, o curso conta com organização e apresentação dos(as) professores(as) e especialistas Francisca Paris, Regina Trinca Severino, Tania Regina Levada, Rita Spíndola e Jacob dos Santos Biziak. O material é composto por 13 vídeos, 25 textos, 8 provas e está dividido em 8 módulos. Vejamos a seguir: 

  • Módulo 1: aborda as razões pelas quais é preciso fazer avaliações; 
  • Módulo 2: reflete sobre o que deve ser avaliado;  
  • Módulo 3: apresenta abordagens de como preparar avaliações; 
  • Módulo 4: discute sobre avaliações externas; 
  • Módulo 5: ensina como utilizar os resultados das avaliações para planejar aulas; 
  • Módulo 6: expõe os conceitos de autoavaliação e metacognição; 
  • Módulo 7: aborda o processo de avaliação e monitoramento das aprendizagens; 
  • Módulo 8: reflete sobre a importância da avaliação e da capacitação docente. 

Os módulos estão sendo lançados gradualmente, desde o início de abril de 2022, e a divulgação é feita pela página oficial da Editora do Brasil no Instagram. Para acompanhar todas as postagens, basta clicar aqui.   

Inscrição e certificado 

Para se inscrever no curso, é preciso ter cadastro na plataforma Educa Brasil. Se você ainda não possui uma conta, basta acessar este link, clicar em “Matricule-se já”, preencher o formulário com os dados solicitados, na seção “Cadastre-se”, e confirmar sua participação por meio do e-mail que será enviado.  

Caso você já possua cadastro, é só clicar na seção “Fazer login”, disponível no mesmo link, e inserir e-mail e senha. A certificação, gerada pela Editora do Brasil e assinada pela coordenadora do curso, Francisca Paris, é fornecida após o(a) estudante ter concluído todos os módulos.

Editora do Brasil e Educa Brasil 

Presente em todo o país, a Editora do Brasil tem como principal missão disponibilizar conteúdo de excelência na área da educação, proporcionando um ensino dinâmico e de qualidade. Nesse sentido, promove e desenvolve diversas ações e materiais didáticos voltados para educadores(as) e gestores(as) do ensino básico. Para conhecer mais, acesse aqui.  

Composta por uma equipe de professores(as) e especialistas na área, a plataforma de educação a distância Educa Brasil é uma das iniciativas da Editora. O objetivo é disponibilizar cursos de formação continuada sobre os mais variados segmentos da educação básica, como gestão escolar, ciências humanas e matemática. Para conhecer os cursos disponíveis, acesse aqui.  

Manter-se em constante aprendizado é fundamental, principalmente para quem se dedica a educar crianças, não é mesmo? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) professores(as)

No Canal do Ensino, leia também:  

Boa formação e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo