Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » EBAC oferece cursos on-line gratuitos de programação e marketing com certificado

EBAC oferece cursos on-line gratuitos de programação e marketing com certificado

Olá, leitor(a)! 

Segundo dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), estima-se que, até 2025, o mercado de tecnologia tenha uma demanda de quase 800 mil profissionais. Entretanto, levando em conta o ritmo atual de formação de novos talentos, mais da metade desses postos de trabalho devem ficar vazios, já que há um grande déficit de capacitação na área da tecnologia. 

Além disso, conforme análise do relatório O Futuro do Trabalho, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial no final de 2020, cargos em marketing e estratégias digitais figuram entre as 20 carreiras que estarão em ascensão nos próximos anos. 

Em consonância com essas tendências, a EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia) oferece dois cursos on-line gratuitos com certificado, um de programação e outro de marketing digital. Confira! 

Cursos on-line gratuitos de programação e marketing 

Os cursos introdutórios de programação e marketing foram desenvolvidos para ajudar quem deseja conhecer e eventualmente iniciar carreira nessas áreas. Sendo assim, não há nenhum pré-requisito para participar, apenas é necessário ter vontade de aprender. 

As formações são ministradas por docentes com sólida experiência de mercado e contam com videoaulas, atividades baseadas em problemas reais, cases e um fórum colaborativo para compartilhar dúvidas e ideias. A seguir, trazemos mais detalhes sobre cada uma delas: 

EBAC oferece cursos on-line gratuitos de programação e marketing com certificado

Fonte: Reprodução

Introdução à programação 

O curso de introdução à programação é ideal para quem busca uma primeira experiência com códigos e dados e pretende descobrir se seguiria carreira em tecnologia, área com múltiplas oportunidades e ramificações. 

As aulas abordam a definição de pensamento computacional, mostram como usar linguagens de programação para resolver problemas e criar aplicativos. Também debatem sobre os conceitos de back-end, front-end, mobile e desktop. O material conta com 16 horas, que devem ser consumidas dentro do prazo de dois meses. Está organizado da seguinte forma: 

1. Primeiros passos em programação

  • Lógica e programação em softwares de computador; 
  • Algoritmos; 
  • Comandos de entradas e saídas; 
  • Timeline e ordenação de ações guiadas pelos pilares do pensamento computacional. 

2. Programação: simples e fácil

  • Variáveis e tipos de dados; 
  • Operadores lógicos e relacionais; 
  • Operadores condicionais; 
  • Estrutura de repetição. 

3. Programando: da teoria à prática

  • Rotinas e funções; 
  • Personagens e strings; 
  • Vetores e matrizes 1; 
  • Vetores e matrizes 2. 

4. Programação: a carreira do futuro

  • Desenvolvimento front-end; 
  • Desenvolvimento back-end; 
  • Mobile; 
  • Panorama do mercado de TI. 

O conteúdo é ministrado por Francisco Viana, professor de física e lógica de programação graduado pela USP (Universidade de São Paulo), com mestrado em Ensino de Física pela UFABC (Universidade Federal do ABC). Educador há 20 anos, ele atuou em diversas instituições, como Colégio Objetivo, Cursinho da Poli e Colégio Humboldt. Para conferir todas as informações sobre as aulas, clique aqui. 

Introdução ao marketing digital 

O curso foi desenvolvido em parceria com a agência Jüssi, que pertence ao grupo WPP, maior conglomerado de publicidade do mundo, com o intuito de capacitar quem deseja iniciar ou se aprofundar na área de marketing digital.  

A formação conta com mais de cinco horas de aulas, que podem ser consumidas no ritmo do(a) cursista, desde que não ultrapasse o prazo de um mês estabelecido pela plataforma. De modo geral, o material pretende explorar as oportunidades e os campos de atuação do marketing digital, uma área extremamente versátil. 

Para tanto, aborda conceitos como público, funil de vendas, jornada do usuário e conversão; mostra como criar e analisar campanhas; explica como escrever conteúdos otimizados por meio das técnicas de SEO e CRM; e ensina a desenvolver anúncios com Google Ads e Facebook. O conteúdo está dividido em quatro blocos, cada um explorando temas específicos: 

1. Introdução ao marketing digital 

  • A diferença entre marketing e marketing digital; 
  • A evolução do marketing digital; 
  • Planejamento estratégico e quem é o planejador; 
  • A importância de compreender o público e suas jornadas; 
  • Resultado do planejamento estratégico: resumo estratégico e criativo. 

2. Tráfego orgânico: conteúdo, CRM e SEO

  • Estratégia e aplicação de conteúdo dentro dos principais canais, considerando cada fase do funil; 
  • Introdução, jornada, estratégias e melhores práticas de CRM; 
  • A importância da estratégia de CRM durante a jornada do consumidor; 
  • SEO: estratégias para uma boa classificação do site e como iniciar esse processo; 
  • Métodos de aquisição orgânica no Google (imagens, vídeos, notícias, mapas e buscas); 
  • Pilares SEO: técnica, conteúdo e experiência do usuário. 

3. Tráfego pago: mídia digital, anúncios no Facebook e Google Ads

  • Mídia digital: identificação de objetivo, tipos de mídia, KPIs, jornada do usuário e funil de conversão; 
  • Campanhas de anúncios no Facebook Ads com a devida segmentação e posicionamento; 
  • Tipos de anúncios no Facebook: carrossel, imagem, vídeo e coleção; 
  • Campanhas no Google Ads: busca e exibição; 
  • Google Search: palavra-chave de correspondência ampla, correspondência de frase, correspondência exata. 

4. Como medir resultados

  • Métricas e KPIs; 
  • TAGs para medir resultados; 
  • Mensure resultados de cada campanha paga e não paga: Facebook, Google e CRM; 
  • Páginas do Google Ads, Anúncios do Facebook e Google Analytics. 

Tudo isso ministrado por professores da Jüssi que contam com ampla experiência de mercado. Entre eles, estão Rosana Tabarim, gerente de planejamento estratégico; Matheus Mello, diretor associado de CRM; Juliana Diniz, gerente de conteúdo com formação em jornalismo; e Danilo Carvalho, coordenador de mídia híbrido. Para conferir todos os detalhes sobre o curso, clique aqui. 

Inscrição e certificação 

Para se inscrever, basta acessar a página da formação escolhida e procurar o botão “Inscreva-se gratuitamente”, logo abaixo da descrição do curso. Feito isso, será necessário preencher nome, telefone e e-mail, aceitar os termos propostos e clicar em “Inscreva-se”. Então, é só seguir as orientações enviadas pela plataforma e começar a estudar. Finalizadas as aulas, será emitido o certificado de conclusão. 

EBAC 

A Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC) é uma instituição de ensino que oferece cursos livres on-line, em português e em espanhol, graduações e especializações presenciais e híbridas, além de um programa de educação corporativa, que abordam temas sobre arte, tecnologia, marketing, audiovisual, games e negócios. 

A EBAC possui mais de 70 mil pessoas matriculadas em suas formações virtuais e disponibiliza, de modo exclusivo, seis graduações internacionais em parceria com a University of Hertfordshire, localizada no Reino Unido, que podem ser cursadas no Brasil ou no exterior. 

Além disso, tendo a democratização do conhecimento como um de seus valores, a EBAC apresenta diversos eventos on-line gratuitos, como workshops, maratonas e intensivos. Entre no site e fique por dentro de todas as novidades. 

E então? Pronto(a) para aprender as habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho? Compartilhe o artigo com suas amizades para que mais pessoas possam se desenvolver! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom estudo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo