Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » É possível estudar para o Enem apenas com livros didáticos?

É possível estudar para o Enem apenas com livros didáticos?

Segundo especialistas, todas as formas de estudo são válidas, desde que o estudante se esforce o suficiente

Olá, estudante!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 está chegando! A prova mais esperada do ano para os vestibulandos acontece nos dias 5 e 6 de novembro, a partir das 13h30, mas os candidatos começaram a se preparar há muito tempo, até porque, o Enem é a porta de entrada para grandes universidades de todo o país.

Além dos tradicionais cursinhos pré-vestibular, os estudantes apostam também em outros meios para se preparar para essa e outras provas, como aplicativos, videoaulas e simulados. Há, ainda, quem prefira estudar apenas com livros didáticos, que em vez de abordarem diversas disciplinas, trazem consigo uma grande quantidade de informação sobre uma única e determinada matéria – livros de português, matemática e física, por exemplo, são sempre escritos por autores diferentes e altamente especializados em cada um dos temas.

Segundo especialistas, todas as opções são válidas desde que haja determinação, força de vontade e, claro, paciência. O ideal é que o estudante procure a forma de estudo que mais se encaixe em seu perfil e fique a vontade, já que dessa forma a chance de manter o foco e a mente sob controle é muito maior.

De acordo com pesquisas e dados obtidos em vestibulares, as pessoas que preferem estudar somente com livros didáticos e sozinhas tem um perfil muito específico. Geralmente, são pessoas extremamente organizadas, que tem costume de prestar vestibular e concursos ou que conseguem guardar em sua mente uma grande quantidade de conteúdos sem esforço algum ou sem a ajuda de um professor.

muitos-livros-abertos

Se você tem esse perfil ou deseja seguir em frente com a ideia de estudar com livros didáticos, separamos algumas dicas que podem ser úteis nessa longa jornada e te preparar, ainda mais, para a maratona de provas e vestibulares que vem pela frente. Confira:

  • Construa um plano de estudos e uma estratégia. Os livros didáticos, ao contrário das apostilas, trazem uma grande quantidade de informação e, por isso, é preciso construir uma estratégia para não perder tempo;
  • Dedique-se à todas as matérias, especialmente àquelas em que você tem dificuldade, mas sem preconceito. Deixe a mente aberta para aprender um pouco sobre tudo e nunca diga que odeia uma matéria, isso pode ajudar a diminuir a dificuldades em determinadas disciplinas, afinal, quando chegamos convencidos de que não sabemos fazer determinada ação e cheios de preconceito com frações matemática, por exemplo, a dificuldade se torna muito maior;
  • Peça indicação de livros. Mesmo que você queira estudar totalmente sozinho, peça indicação aos seus professores de bons livros didáticos para vestibulandos. Uma outra opção é pesquisar em fóruns e sites especializados no Enem e na Fuvest;
  • Leia o manual do candidato dos vestibulares e do Enem. Assim como nos concursos, o manual aponta os temas vão cair na prova e, com a leitura, você evita perder tempo com itens desnecessários.

Gostou das dicas? O que você prefere, apostilas, cursinhos ou livros didáticos?

Até a próxima!

comentários (1)

  • lol

    será que os livros didáticos que a gente recebe na escola são bons para estudo para o enem? será que o livros precisam ser os mais atualizados ou posso estudar com livros didáticos antigos (de 2009 pra cá)? sempre tive essa dúvida

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo