Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » É possível empreender ainda no colegial?

É possível empreender ainda no colegial?

Olá leitores do Canal do Ensino,

Empreender e ter seu próprio negócio, com mais liberdade e fazendo o que gosta é o sonho de boa parte da população. Mas muitas pessoas vão arrastando esses planos até terem uma estrutura ideal para que isso aconteça, muitas vezes negando que isso seja possível quando ainda é jovem.

Neste post vou falar para você por que sim, é possível, empreender quando se ainda é jovem e está na escola cursando o colegial. Te darei 6 motivos para que passe a acreditar que é possível criar seu próprio negócio ainda que seja muito jovem.

Empreender não é um dom

A verdade é que ninguém simplesmente nasce empreendedor. Estudos apontam que não são características de personalidade que fazem uma pessoa empreendedora, e sim suas atitudes ao longo da vida.

Então qualquer pessoa pode aprender a agir e pensar de forma empreendedora, então ser empreendedor é um questão de escolha e não uma tendência natural e muito menos consequência do ambiente em que vive. Tanto que mais da metade dos empreendedores de sucesso são os primeiros a ter um negócio em sua família.

Entre os mais famosos estão Bill Gates (Microsoft), Jeff Bezos (Amazon) e Larry Page e Sergei Brin (Google).

Não é necessário muito dinheiro para começar

Diversos estudos apontam que os maiores empreendedores do mundo utilizam um princípio chamado pássaro na mão. Eles simplesmente focam nos meios ao invés de pensar no objetivo final.

Assim eles analisam os recursos que possuem em mãos à disposição ou que podem conseguir facilmente e então começam a pensar em ideias de negócios que se encaixem nesse orçamento.

Não é necessário ensino formal

Uma pesquisa realizada em todo o mundo e que colocou o Brasil como primeiro lugar no ranking de empreendedorismo no mundo, mostrou que a maior parte dos empreendedores estabelecidos no país não possui segundo grau completo.

Outra pesquisa aponta que o melhor momento para capacitar um empreendedor é quando ele está começando o negócio ou preparando o crescimento de um que já existe, e não antes de começar como muitas pessoas podem pensar. Fora isso alguns dos maiores empreendedores do mundo largaram a faculdade no meio, entre eles o já citado Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple) e Mark Zuckerberg (Facebook).

Você não precisa de uma oportunidade, você pode criar uma

Pesquisas mostram que grande parte dos empreendedores experts não criou um plano de negócios e até mesmo odeiam pesquisas de mercado. O que eles acreditam é que o mundo gira através da ação das pessoas.

Ou seja, eles acreditam que muitas das necessidades não existam no mundo antes que alguém crie algo relacionado que faça com que essa necessidade comece a existir.

Posso colocar como exemplo a Apple, boa parte de seus produtos como o Macintosh, com seu mouse e sistema operacional com animações, iPod, leitor digital de músicas e iPhone, o primeiro smartphone como conhecemos hoje, foram criados não por seguirem uma demanda da sociedade, eles criaram essa demanda a partir do seu surgimento.

Empreender é lidar com incertezas e não ter certezas

Ter um negócio é sempre navegar por águas misteriosas, é impossível prever o futuro então manter um negócio é saber lidar com surpresas e manter o controle em situações de emergência. Ter um negócio longevo significa sobreviver a fracassos, acumular sucessos e sempre aprender com ambos.

Os empreendedores expert criam e iniciam novos negócios a partir de três elementos:

  • Quem sou: competências empreendedoras, história de vida, preferência, paixões, etc.
  • O que sei: conhecimentos e habilidades que empreendedores possuem para produzir um produto ou prestar um serviço e para gerir o negócio.
  • Quem conheço: rede de contatos que os empreendedores já possuem e que podem ser utilizadas em favor do negócio.

Dessa forma a essência dessa teoria é que novos negócios sejam criados através de gostos e paixões do empreendedor, isso ao invés de querer se aventurar em algo novo e que não tenha sentido para ele.

Vale lembrar também que é importante, além de gostar daquilo, ter curiosidade sobre o assunto e, assim, obter bastante conhecimento na área, pois a técnica e a experiência do empreendedor é que farão diferença na prática.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo