Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Humanas e Sociais » E-books gratuitos abordam os mitos que moldaram o mundo contemporâneo

E-books gratuitos abordam os mitos que moldaram o mundo contemporâneo

Olá, leitor(a)!

Os mitos sempre fizeram parte da construção cultural de várias civilizações em diversos locais do planeta. À medida que as sociedades foram se desenvolvendo, novos mitos foram criados e alguns antigos foram ressignificados e inseridos em outros contextos.

Pensando em explicar melhor como funciona esse processo de adaptação das histórias no mundo contemporâneo, o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou uma coleção on-line gratuita sobre mitos na contemporaneidade. A coletânea contém 3 e-books, cada um abordando um mito clássico e sua contribuição para o imaginário da atualidade.

Coleção Mitos da Pós-Modernidade

A coleção mostra como alguns mitos auxiliaram na compreensão do mundo contemporâneo sob a perspectiva pós-moderna. Cada livro reúne um conjunto de estudos para analisar a estrutura do texto e as relações do mito com produtos midiáticos (filmes e séries, por exemplo) e manifestações culturais, como movimentos artísticos e obras literárias.

Além disso, um dos focos do material é enfatizar o imaginário do pensamento pós-moderno e revelar sua ligação com a educação na atualidade. Os livros possuem colaboração e autoria de diversos(as) intelectuais de várias áreas do conhecimento, com destaque para os organizadores Alberto Filipe Araújo, Marcos Beccari e Rogério de Almeida.

O material completo aborda 4 mitos que moldaram o mundo contemporâneo: Frankenstein, Drácula, Fausto e o Fim do Mundo (este ainda está em edição e não possui data de lançamento). Vamos apresentar os outros 3 e-books a seguir:

Coleção on-line gratuita aborda mitos no mundo contemporâneo

Fonte: Reprodução

1. O mito de Frankenstein: imaginário & educação (2018)

O primeiro livro da coletânea faz uma análise sobre um dos marcos da história da literatura universal. A história do monstro Frankenstein já foi adaptada e ressignificada para diversos formatos, de peças de teatro a desenhos animados.

Com mais de 200 anos, a obra continua despertando vários pontos de vista, possibilitando diferentes reflexões sobre o enredo e levantando debates sobre ética, ciência e justiça. Clique aqui para baixar o e-book.

2. O mito de Drácula: imaginário & educação (2019)

Esse livro traz uma análise hermenêutica (relacionada ao texto e ao sentido das palavras que compõem a história) da obra de Bram Stoker sobre o Drácula, consagrada como o principal escrito sobre esse mito. O conteúdo reúne 8 estudos hermenêuticos que circulam em torno do imaginário e da educação.

O objetivo do material é aprofundar a maneira de compreender o mito e verificar suas relações e influências na atualidade, especialmente relacionadas à educação. Clique aqui para baixar o e-book.

3. O mito de Fausto: imaginário & educação (2020)

O terceiro e, por enquanto, último livro da coletânea analisa um dos principais símbolos do progresso moderno. O mito de Fausto aborda temas como juventude e imortalidade, frequentemente retratados em produções culturais contemporâneas.

Apesar da forte influência no imaginário renascentista e romântico, o material mostra que o mito continua vivo na contemporaneidade e foi ressignificado sob várias óticas. Clique aqui para baixar o e-book.

Portal de Livros Abertos da USP

O Portal de Livros Abertos da USP foi criado em 2017 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP. A plataforma tem a função de divulgar produções acadêmicas e científicas criadas por docentes e funcionários(as) técnico-administrativos(as) da Universidade.

O objetivo da Sibi com a criação da plataforma é ampliar o alcance das produções, para democratizar o conhecimento e inspirar pessoas a apoiar o trabalho científico. O Portal possui mais de 600 títulos sobre diversos temas, como teatro, filosofia, moda, engenharia, línguas, comunicação, entre outros. Para explorar o catálogo completo, clique aqui.

Vamos contribuir com o propósito da plataforma e ampliar o acesso às produções acadêmicas? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e comece a ler a coletânea com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo