Você está aqui:Home » Livros Grátis » Artes » E-book gratuito traz dicas para quem quer trabalhar com cinema

E-book gratuito traz dicas para quem quer trabalhar com cinema

Olá, leitor(a)! 

Quem viu Os Fabelmans (2023), filme de autoficção de Steven Spielberg, sabe como o encanto pela sétima arte entrou na vida de Sammy, personagem que representa o famoso diretor. Após ir ao cinema com os pais na infância, ele foi tão impactado pelo que observou na tela que decidiu não só apreciar as obras cinematográficas, mas também começar a concebê-las. 

Hoje temos a dica perfeita para você que, como Sammy, sente um desejo sublime de desvendar os segredos da sétima arte. Trata-se de um e-book gratuito, disponibilizado pelo site da Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que aborda, de forma didática e fluida, todas as etapas da produção de um filme. Acompanhe o artigo e saiba como acessar! 

E-book A linguagem do cinema: uma introdução

O e-book A linguagem do cinema: uma introdução traz um panorama sobre a cadeia produtiva do cinema, esmiuçando todos os itens que constroem os significados transmitidos por um filme, incluindo tanto aqueles pensados pelos profissionais envolvidos quanto os que surgem na interpretação dos espectadores. 

Com quase 250 páginas, a obra está organizada em 13 capítulos, que começam pela análise de pontos mais gerais e se aprofundam em tópicos específicos ao longo do livro. O primeiro capítulo explica todas as funções e etapas da produção de um filme, do planejamento à finalização. 

Os trechos seguintes falam sobre a construção do enredo, mostrando as técnicas empregadas na confecção de um roteiro e a colaboração entre roteiristas e atores para dar vida aos personagens. A quarta parte é focada na importância do setor artístico, que abrange cenários, locações, figurinos e maquiagens. o quinto capítulo evidencia como o som – música, efeitos e voz – modifica o significado das cenas. 

E-book gratuito traz dicas para quem quer trabalhar com cinema

Fonte: Reprodução

As divisões 6 e 7 analisam a captação de imagens, versando, respectivamente, sobre as possibilidades da câmera e o conceito de fotografia no cinema. A partir de então, o livro se debruça nos processos de pós-produção. Sendo assim, reflete sobre o peso da edição das cenas para o ritmo do filme, a confecção de efeitos especiais, práticos e digitais, e sobre o trabalho do diretor ou diretora. 

Para concluir, com o objetivo de expandir a discussão, os capítulos 12 e 13 trazem apontamentos sobre a história da sétima arte e a avaliação de obras cinematográficas. Para quem quiser saber mais, há, no final de cada capítulo, sugestões de livros e filmes que aprofundam o tema debatido. 

O livro foi escrito por Rodrigo Carreiro, detentor de pós-doutorado em comunicação com foco em cinema e professor de graduação e pós-graduação na UFPE. Baseado na experiência do autor em sala de aula, o e-book, com uma linguagem leve e didática, funciona como um material didático para quem se interessa pela sétima arte, mas ainda está começando a estudar o assunto. Se essa é a oportunidade que você esperava para mergulhar de vez no mundo do cinema, clique aqui e baixe o material. 

UFPE e sua Editora 

Fundada em 1946, a Universidade Federal de Pernambuco apresenta um portfólio bastante amplo. Com campi em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão, a UFPE acumula mais de 40 mil estudantes em seus mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação, on-line e presenciais, que contemplam todas as áreas do conhecimento. 

Com uma forte estratégia de expansão e internacionalização, a UFPE se destacou no ranking QS Latin America 2023, realizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds, uma das mais respeitadas do mundo em avaliações do ensino superior. Na lista, a instituição está entre as 50 melhores universidades da América Latina e entre as 20 melhores do Brasil, representando a posição mais alta das regiões Norte e Nordeste no ranking. 

Um dos órgãos suplementares da UFPE é sua Editora. Surgida no final da década de 1950, com o nome de Imprensa Universitária, é a editora universitária mais antiga do país. Com rigorosos padrões de excelência, publica obras, digitais e impressas, sobre diversos assuntos. Seu catálogo on-line conta com mais de 500 e-books, organizados por áreas e séries temáticas. Clique aqui para conferir e acessar os livros de interesse. 

E então, já baixou o material sobre cinema? Lembre-se de compartilhar com os(as) amigos(as) apaixonados(as) pela sétima arte! 

No Canal do Ensino, você vai gostar de: 

Boa leitura! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo