Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Biológicas » E-book gratuito traz atividades didáticas de ciências da natureza para usar em aula

E-book gratuito traz atividades didáticas de ciências da natureza para usar em aula

Olá, leitor(a)!  

Um prato, um pingo de óleo e um vasto campo de discussões e aprendizados. Propondo exercícios instigantes e acessíveis, a Professora Doutora Taitiâny Kárita Bonzanini organizou o livro Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (2021), disponível gratuitamente na versão digital 

A publicação foi editada pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) da Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo viabilizar recursos pedagógicos para docentes do ensino médioCom base no mais recente currículo nacional voltado para a área de ciências da natureza, o material aborda temas como animais peçonhentos, alimentação saudável, jardins coletivos, organismos transgênicos e mais. 

E-book gratuito traz atividades didáticas de ciências da natureza para usar em aula

Fonte: Reprodução

Produção e conteúdo do e-book

Disseminar conhecimento em todos os âmbitos sociais está entre os principais compromissos das instituições públicas de ensino superior do Brasil. Nesse sentido, discentes e docentes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) se dedicaram na elaboração de um livro a partir do projeto de extensão “Material Didático: divulgando práticas e recursos pedagógicos para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. 

Estruturado por meio do Programa Unificado de Bolsas (PUB) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o e-book apresenta uma linguagem simples e convida professores(as) e estudantes à observação e à pesquisa, conforme sugere o próprio título: Vamos investigar? Atividades didáticas para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.  

Para trazer mais qualidade e presença para o ambiente escolar, e considerando a importância de experimentar estudos pedagógicos antes de impor sua aplicação, as atividades foram construídas em parceria com profissionais do ensino básico da Escola Estadual Prof. Antonio de Mello Cotrim, situada em Piracicaba, no estado de São Paulo. 

Dessa forma, a composição do material foi realizada com estudos teóricos e práticas já testadas em ambiente escolar. Dividido em sequências didáticas (atividades organizadas por tema, objetivos, materiais, tempo e desenvolvimento), todo o conteúdo possui bibliografia e sugestões de sites para acesso. Ademais, são apresentadas diferentes metodologias de ensino 

  • Atividades práticas; 
  • Debates em sala de aula; 
  • Jogos didáticos; 
  • Aulas de campo. 

Todas as propostas estimulam um aprendizado ativo, para que os(as) estudantes não só recebam informação, mas também criem e movimentem novas reflexões. A ideia é que professores(as) articulem o envolvimento intelectual e manual nas tarefas e discussões. Por exemplo, qual a relação entre sangue e alimentação? Essa é uma das questões sugeridas para debate que contextualizam o assunto que será tratado pelo(a) profissional. Para ter acesso ao e-book, clique aqui. 

ESALQ e FEALQ

Criada inicialmente como uma instituição da Secretaria Agrícola do Estado de São Paulo, em 1901, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” passou a fazer parte da USP em 1934. Desde então, consolidou-se como um espaço de referência no ensino e produção de conhecimento nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas. Além disso, possui diversos projetos de difusão — desde práticas esportivas até cursos de extensão. Para conhecer mais, acesse aqui 

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, por sua vez, surgiu em 1976 e é responsável pela mediação entre professores(as) e pesquisadores(as) da USP e os demais setores da sociedade. Tratando-se de uma organização de interesses particulares, mas sem fins lucrativos, a FEALQ gerencia projetos de interesse privado e/ou com vínculos entre privado e público. Ainda, em suas parcerias, ela fornece assistência para a execução de trabalhos, cursos e pesquisas. Saiba mais clicando neste link.  

No Canal do Ensino, leia também:  

Boa aula e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo