Você está aqui:Home » Livros Grátis » Administração e Negócios » E-book gratuito explica o que é e como aplicar Design Thinking

E-book gratuito explica o que é e como aplicar Design Thinking

Olá, leitor(a)!

A transformação digital causada pela expansão dos aplicativos de celulares e e-commerces gerou mudanças em vários níveis da estrutura socioeconômica. A principal delas, talvez, tenha sido nos hábitos de consumo da população, em que o desejo por algo diferente e de maneira rápida passou a predominar entre os(as) consumidores(as).

Para acompanhar essa nova dinâmica de consumo e fomentar a inovação e a criatividade, a editora Pimenta Cultural disponibilizou um e-book gratuito sobre Design Thinking. O material tem o objetivo de ajudar profissionais a desenvolver um pensamento criativo para atualizar processos e funções no trabalho.

Design Thinking e suas etapas

Desenvolvido na década de 1970, pelos professores Rolf Faste e David M. Kelley, da Stanford University, o Design Thinking é um processo que consiste na busca por soluções inovadoras para resolver determinado problema. Ele pode ser desenvolvido por todos(as) os(as) colaboradores(as) de uma empresa ou por um time específico dedicado à inovação.

O ponto central do Design Thinking é que ele deve ser executado de forma colaborativa, a partir de vários pontos de vista, para solucionar um problema de qualquer magnitude e em qualquer segmento de uma empresa, da área administrativa ao marketing. Podemos dividir o processo em 4 etapas:

  • Imersão: o primeiro passo é se aprofundar na análise da empresa, para identificar problemas e pontos de vulnerabilidade;
  • Ideação: produzir ideias que podem solucionar o problema encontrado. Um dos métodos mais eficientes e utilizados nessa etapa é o brainstorm (tempestade de ideias);
  • Prototipação: com as ideias reunidas, é necessário fazer uma seleção daquelas que mais fazem sentido para a realidade atual do negócio. Isso reduz o risco de falhas e otimiza os investimentos;
  • Desenvolvimento: na etapa final, a equipe é responsável por desenvolver a solução escolhida e implementá-la.

Esse processo é muito utilizado no segmento empresarial, especialmente em lojas virtuais e sites de atendimento ao cliente, em que há uma constante busca por inovação. Isso porque, no mundo corporativo, ela pode ser o diferencial de um negócio, aumentando a vantagem competitiva dele em relação aos demais empreendimentos.

E-book gratuito sobre Design Thinking

Fonte: Reprodução

E-book de Design Thinking

Com uma abordagem diferente da realizada na maioria dos livros sobre o tema, o e-book Design thinking: modelo aplicável em desafios complexos e em inovação (2020) vai apresentar o modelo MODPET. Esse modelo é uma convergência de várias teorias e estudos de design ao longo do tempo, especialmente após 1990.

O objetivo é mostrar que cada etapa do desenvolvimento do processo criativo é respaldada por teorias que garantem a aplicação do Design Thinking para a solução de problemas mais complexos. O material é voltado para designers, profissionais do setor empresarial e pesquisadores(as) do assunto.

O livro foi escrito pela professora doutora Gláucia de Salles Ferro, criadora do modelo MODPET e finalista da 5ª edição do Prêmio ICE de Investimentos e Negócios de Impacto, realizado em 2019. Para acessar o e-book, clique aqui.

Editora Pimenta Cultural

A Editora Pimenta Cultural foi criada em 2012 e tem como foco a publicação de produções acadêmicas, como monografias, teses e dissertações. As publicações seguem as Regras Capes para uma boa qualificação na categoria Qualis Livros.

Além das obras digitais, a Editora disponibiliza alguns livros impressos, que podem ser adquiridos no próprio site, e qualquer pessoa pode solicitar a publicação do próprio material na plataforma. Para saber mais sobre a Pimenta Cultural, clique aqui.

O conceito do Design Thinking parece ser muito interessante, certo? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e descubra esse universo da criatividade com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo