Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Biológicas » E-book gratuito da Fiocruz traz histórias para inspirar futuras cientistas

E-book gratuito da Fiocruz traz histórias para inspirar futuras cientistas

Olá, leitora!  

Durante muito tempo, as mulheres foram limitadas a um único papel social, sem liberdade e autonomia para serem o que desejassem. Felizmente, esse cenário tem mudado de forma significativa nas últimas décadas em diversas culturas e sociedades. Nesse sentido, o termo representatividade tem aparecido com alguma frequência em redes sociais e veículos de comunicação, mostrando a importância de ver semelhantes em todos os cargos e posições sociais. 

Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) viabilizou um e-book gratuito para inspirar futuras cientistas. Nele, conhecemos 13 histórias incríveis de mulheres brasileiras de muita relevância na área da ciência. A ideia é, justamente, mostrar para crianças e adolescentes do gênero feminino que não só é possível fazer parte desses espaços, mas também que elas podem contribuir para descobertas revolucionárias.  

Mulheres na ciência 

A quantidade de mulheres trabalhando em setores científicos e tecnológicos segue sendo motivo de preocupação no que diz respeito à equidade de gêneros, mais ainda quando se analisa a presença delas em posições superiores. Uma pesquisa de 2021, por exemplo, constatou que, na América Latina, apenas 2% do público feminino figurava em cargos políticos elevados nessas áreas. 

Essa desigualdade também foi identificada em estudos de 2018, que apontaram uma ínfima participação de cientistas mulheres na Academia Brasileira de Ciências (ABC), representando somente 14% do total de membros(as). Na categoria mais alta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a porcentagem também não era nada animadora, com 24% de pesquisadoras classificadas no nível.  

Foi só em 2022, pela primeira vez em 105 anos de existência, que a ABC elegeu uma mulher para a sua presidência. Apesar da recente boa notícia, os desafios permanecem e a criação de programas que incentivam meninas e mulheres a atuarem na ciência é indispensável para que os números sejam cada vez maiores e mais otimistas.  

E-book Histórias para inspirar futuras cientistas 

E-book gratuito da Fiocruz traz histórias para inspirar futuras cientistas

Fonte: Reprodução

Organizado inteiramente por mulheres, o e-book Histórias para inspirar futuras cientistas (2021) surgiu com a missão de encorajar meninas a se tornarem profissionais da ciência e a lutarem por lugares de prestígio na área. Nele, estão reunidas narrativas de 13 importantes cientistas da Fiocruz, mostrando como elas foram responsáveis por mudanças fundamentais na saúde e na democracia do Brasil. 

O livro digital foi escrito pela jornalista Juliana Krapp e pela bióloga Mel Bonfim, com apoio da Fundação, e prioriza o uso de uma linguagem simples, inspirada em contos e fábulas. O objetivo é informar e, ao mesmo tempo, divertir as leitoras. Além disso, a publicação possui ilustrações incríveis, feitas pela quadrinista Flávia Borges, que enfeitam e dão respiro às histórias.  

Com uma dedicatória que homenageia mulheres que ousaram duvidar e perguntar acerca de tudo, as autoras acabam revelando características obrigatórias na formação de boas pesquisadoras. E algumas delas, não por acaso, protagonizam as páginas dessa obra. Para conhecer a vida de mulheres como a cientista nordestina Alzira Maria, que contribuiu para o controle da peste bubônica no Brasil, você pode baixar o e-book na plataforma Porto Livre, ou por meio do repositório Arca.  

Fiocruz e suas ações 

Tendo sua história iniciada a partir da criação do Instituto Soroterápico Federal, em 1900, a Fiocruz passou por inúmeras transformações, principalmente no que diz respeito ao seu propósito enquanto instituição. Isso porque, a princípio, ela tinha como objetivo apenas produzir soros e vacinas contra a peste bubônica.  

Atualmente, além de contribuir para a fabricação de diversos medicamentos, a Fundação promove e divulga ações voltadas para o desenvolvimento do Sistema Público de Saúde (SUS) e para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Entre as várias iniciativas da Fiocruz, destacam-se o repositório ARCA, a Editora Fiocruz e a biblioteca on-line Porto Livre 

Ainda, a organização incentiva a equidade de gênero nos setores científicos por meio do projeto Mulheres e Meninas na Ciência. Nesse sentido, a Fiocruz não só providencia publicações que discutem sobre o tema e convidam o público feminino a fazer parte dessa área, como também participa de atividades e eventos em prol desse objetivo. Para saber mais, clique aqui.  

E aí, vamos contribuir para que as mulheres ocupem ainda mais a área da ciência? Então compartilhe nosso artigo nas suas redes de amizades e faça esse conteúdo chegar a mais pessoas! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo