Você está aqui:Home » Livros Grátis » Medicina e Saúde » E-book gratuito ajuda crianças a lidar com a pandemia de Covid-19

E-book gratuito ajuda crianças a lidar com a pandemia de Covid-19

Olá, leitor(a)! 

A pandemia de Covid-19 gerou muitos desafios para todos(as) nós, especialmente para as crianças. Como a infância é uma fase de descobertas e novas formas de socialização, as limitações e os cuidados impostos podem não ser compreendidos corretamente pelos(as) pequenos(as), por isso, foi feito um e-book gratuito sobre como lidar com essa situação. 

Meu Herói é Você: Como as crianças podem combater a Covid-19 foi produzido graças ao projeto do Comitê Permanente Interagências (IASC), fórum de coordenação humanitária mais antigo do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. 

A publicação no Brasil foi realizada pela parceria entre a Rede Internacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias (MHPSS.net) e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS e OMS). 

O material pretende ensinar crianças, de 6 a 11 anos, a lidar com os desafios emocionais causados pela rápida mudança de realidade e promover a conscientização sobre os métodos de combate e prevenção, tanto pessoais como coletivos. A obra foi traduzida para mais de 135 idiomas e contou com o apoio de mais de 50 organizações mundiais que trabalham com crises humanitárias. 

Meu Herói é Você: Como as crianças podem combater a Covid-19

 E-book gratuito ajuda crianças a lidar com a pandemia de Covid-19

Fonte: Reprodução

O e-book conta as aventuras de Ario e Sara, uma criatura fantástica e uma menina, respectivamente, que viajam pelo mundo em busca de informações sobre a Covid-19. Além disso, as personagens aprendem a lidar com as emoções a cada descoberta. 

Também foi desenvolvido, pelo IASC, o guia Ações para Heróis, que orienta pais e professores(as) no acompanhamento durante a leitura. O guia contém dicas para dialogar sobre as alterações emocionais e criar ambientes seguros para as crianças compartilharem seus sentimentos, medos, frustrações e inseguranças relacionados à mudança de vida. 

É recomendado que os pais e/ou os(as) professores(as) leiam o guia antes da leitura com as crianças, a fim de melhor direcionarem o aprendizado durante o processo. Para baixar o e-book gratuitamente, acesse este link e para ter acesso ao guia, clique aqui. 

OPAS/OMS e IASC MHPSS

A produção e a distribuição do material ficaram a cargo de instituições renomadas e de referência sobre o assunto. Uma delas foi a OPAS, a organização de saúde mais antiga do mundo. Fundada em 1902, ela faz parte do escritório regional da OMS, sendo responsável por cuidar e melhorar a saúde e qualidade de vida dos países da América. 

Já a MHPSS, grupo de referência do IASC sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Ambientes de Emergência, é responsável pela disseminação de conhecimento sobre saúde mental. Possui uma rede de suporte para pessoas que necessitam de apoio psicológico, especialmente em regiões de vulnerabilidade social, formando uma verdadeira comunidade. 

Vamos ajudar as crianças nesse momento difícil? Então compartilhe esse texto com os(as) amigos(as) e indique para pais e professores(as)! 

No Canal do Ensino, leia também:

Baixe o livro e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo