Você está aqui:Home » Livros Grátis » Comunicação » E-book gratuito aborda surdez, linguagem e cultura

E-book gratuito aborda surdez, linguagem e cultura

Olá, leitor(a)! 

Hoje trazemos um conteúdo bastante relevante para a construção de uma esfera cultural e educacional mais acessível! Trata-se de um e-book gratuito, disponibilizado pela Editora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que aborda as intersecções entre surdez, linguagem e cultura. Acompanhe! 

E-book Línguas d@s Surdes: Perspectivas Investigativas

Com o título de Línguas d@s Surdes: Perspectivas Investigativas, a obra é composta por uma série de artigos acadêmicos, que debatem o processo de ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da língua portuguesa e de língua estrangeira; bem como aprofundam as discussões sobre produções culturais, nuances educacionais e subjetivas da comunidade surda. 

Com quase 200 páginas, o livro está organizado em sete capítulos, além da apresentação e da seção sobre os autores e autoras. O primeiro discorre a respeito dos sistemas usados para escrever a Língua de Sinais. O capítulo seguinte trata da representatividade de pessoas surdas na cultura, especificamente nas artes cênicas, a partir da análise das ações do grupo teatral Mãos em Cena, fundado em Porto Alegre em 1999.  

A terceira divisão, por sua vez, aborda a crença equivocada, extremamente difundida, de que pessoas surdas também são mudas. Para tanto, começa com um panorama histórico da percepção social da surdez, da Antiguidade até a atualidade, fala da definição clínica e do respaldo legal das deficiências auditivas e, por fim, explica como se configura a voz de uma pessoa surda. 

Aprofundando o debate, o quarto capítulo tem o título de “Português como segunda língua para surdos e o bilinguismo”. O trecho versa sobre o ensino de língua portuguesa, no registro escrito, como segundo idioma para pessoas surdas e aponta os empecilhos para sua implementação na rede pública de educação. 

E-book gratuito aborda surdez, linguagem e cultura

Fonte: Reprodução

O quinto e o sexto capítulos discutem obras da literatura surda, sendo compostos por um estudo da capa da história em quadrinhos A mulher surda na Segunda Guerra Mundial, também disponível on-line gratuitamente e escrita em português e em Libras; e pela análise da obra O passarinho diferente, concebida originalmente em 1992 na Língua Americana de Sinais (ASL) e adaptada para Libras anos depois. Finalmente, a última divisão se debruça sobre as interações entre familiares ouvintes e filhos surdos.  

Cada capítulo é assinado por autores e autoras diferentes, porém a coletânea foi organizada por Edneia de Oliveira Alves, professora de Libras e doutora em psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba; e Valdo Ribeiro Resende da Nóbrega, mestre em linguística pela Universidade Federal de Alagoas e instrutor de Libras na UFPB. Apesar de o livro ser voltado para profissionais de educação, linguística e cultura, todas as pessoas interessadas podem acessá-lo. Basta clicar aqui e baixar o material. 

UFPB e sua Editora 

Oficializada como instituição de ensino superior no limiar da década de 1960, a Universidade Federal da Paraíba surgiu a partir da unificação das 11 faculdades que existiam no estado na época. Com quatro campi e um extenso portfólio de graduações e pós-graduações, on-line e presenciais, em outubro de 2022, a UFPB foi citada pelo ranking da publicação britânica Times Higher Education, um dos mais respeitados do mundo. 

Entre os diversos órgãos que a integram, está sua Editora, cuja missão é divulgar livros concebidos principalmente por membros de sua comunidade acadêmica, tornando o conhecimento cada vez mais acessível. Para tanto, oferece um catálogo on-line com centenas de publicações disponíveis gratuitamente, que contemplam todas as áreas do saber e possuem valor técnico, científico, didático, literário e artístico. Clique aqui para consultar o acervo completo e salvar as obras de interesse. 

Já baixou o e-book? Compartilhe o artigo e faça um conteúdo tão importante chegar a mais pessoas! 

No Canal do Ensino, você vai gostar de: 

Boa leitura! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo