Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Humanas e Sociais » E-book gratuito aborda projetos culturais da periferia de São Paulo

E-book gratuito aborda projetos culturais da periferia de São Paulo

Olá, leitor(a)!  

Durante muito tempo, pessoas que vivem em regiões precárias se convenceram de que eram o quarto de despejo da sociedade — como já disse a escritora Carolina Maria de Jesus. Esse modo de enxergarem a si mesmas limitava suas perspectivas e possibilidades de mudar a própria realidade. Acontece, porém, que favelas e outros lugares em situação de vulnerabilidade cultivam muita potência e criatividade.  

Grupos de rap, saraus de literatura, rodas de samba, coletivos de incentivo à leitura e várias outras ações são promovidas há muito tempo por moradores(as) das periferias a fim de enfrentar as adversidades e criar novos mundos. Nesse sentido, e com o intuito de divulgar e encorajar produções culturais periféricas, o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza um e-book gratuito sobre projetos das Zonas Leste e Sul da capital paulista.  

E-book Periferias Insurgentes 

O termo insurgente vem do latim insurgens, em que in significa “contra” e surgens tem sentido de “levantar-se” ou “erguer-se”. Assim, o título Periferias Insurgentes: Ações Culturais de Jovens nas Periferias de São Paulo (2021) indica movimentos contrários às dificuldades ou imposições feitas a populações economicamente fragilizadas. Mais, reconhece o protagonismo exercido por uma juventude de poucos bens materiais, mas muito talento e força de vontade.  

Os projetos abordados foram financiados pelo Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), que estabelece um processo de seleção de propostas culturais para a cidade de São Paulo. Entretanto, o e-book mostra que muitas dessas atividades iniciaram de modo independente, sem apoio financeiro do Estado, como é o caso do Cine Campinho, que projeta filmes gratuitamente em campinhos do bairro de Guaianases, extremo leste da capital.  

E-book gratuito aborda projetos culturais da periferia de São Paulo

Fonte: Reprodução

Além de ações voltadas para tornar a arte e a cultura acessíveis para todos os públicos, o Programa contempla produções realizadas por profissionais marginalizados(as). Nesse sentido, por exemplo, e com origem na Zona Sul de São Paulo, um dos projetos mencionados no livro digital é Periferia em Movimento – Debates, que começou como uma série de documentários e, com o passar do tempo, também foi responsável por realizar oficinas de produção de conteúdo

O e-book apresenta diversas análises, amparadas por entrevistas, gráficos e muito mais. Organizada pelos professores(as) e pesquisadores(as) Dennis de Oliveira, Juliana Salles de Souza, Maíra Carvalho de Moraes e Mariana de Souza Caires, a obra tem origem no programa Ano Sabático, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Ela está dividida em 6 capítulos, vejamos: 

  • Apresentação; 
  • Prefácio – Cabeças pensantes da ponte pra cá; 
  • Insurgências culturais e a emergência do intelectual periférico; 
  • Periferia e tecnologia; 
  • Projetos culturais periféricos; 
  • Potencialidades e desafios.  

Ficou curioso(a) para saber o que mais anda sendo produzido nas periferias? Então clique aqui e acesse o livro.  

Portal de Livros Abertos da USP 

O Portal de Livros Abertos da USP foi criado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP) e vem desempenhando um importante papel enquanto editora digital. Nele, são publicadas diversas produções acadêmicas e científicas da instituição, em todas as áreas do saber, como ciências da saúde, humanas e exatas.   

O acervo reúne centenas de obras digitais, organizadas por categorias e séries, desenvolvidas por professores(as) e funcionários(as) da Universidade. O acesso é aberto e gratuito, com livros disponíveis em formato PDF. Para saber mais sobre os materiais e baixar as obras de interesse, clique aqui.      

Conhece algum(a) amigo(a) ou coletivo periférico que precisa de inspiração para tirar boas ideias do papel? Então compartilhe este artigo e contribua para o sucesso dele(a)!  

No Canal do Ensino, veja também: 

Boa leitura e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo