Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » E-book gratuito aborda os usos do xadrez em sala de aula

E-book gratuito aborda os usos do xadrez em sala de aula

Olá, leitor(a)!

O jogo de xadrez foi inventado na Índia, no século VI, e espalhou-se por todos os continentes desde então, passando por algumas adaptações até chegar no modelo que conhecemos hoje. O xadrez — considerado um esporte pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2001 — exige atenção, estratégia e raciocínio lógico a cada movimento do jogo.

Toda a complexidade que envolve o esporte estimula o pensamento lógico, a fim de contornar os obstáculos do adversário e chegar ao objetivo final: o xeque-mate. Levando em conta os estímulos que o jogo proporciona, a editora Pimenta Cultural lançou um e-book gratuito sobre os usos do xadrez em sala de aula e sua relação com a matemática.

E-book gratuito mostra os usos do xadrez na escola

Fonte: Reprodução

O xadrez pedagógico e a matemática no contexto da sala de aula

O livro O xadrez pedagógico e a matemática no contexto da sala de aula (2021) vai mostrar como o xadrez pode ser utilizado de maneira pedagógica para ensinar a matemática em sala de aula. A publicação, com autoria de Rogério de Melo e Regina Célia Grando, tem como foco promover o aprendizado por meio da resolução de problemas.

O material foi desenvolvido a partir do estudo do método tradicional de aprendizagem básica do xadrez nas escolas. Os(as) autores(as) perceberam que o ensino a partir da reprodução das técnicas e jogadas limitava o potencial de desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico, bem como a criatividade, para fazer as jogadas  já que os movimentos se tornavam quase automáticos.

Entretanto, notaram que, a cada jogada, o(a) jogador(a) tinha que encontrar uma saída para determinada situação imposta pelo(a) adversário(a), semelhante à resolução de um problema matemático. Com isso, Rogério e Regina se debruçaram nos estudos para entender como esse processo poderia ser utilizado de forma mais proveitosa nas escolas.

Apesar de focar no campo matemático, o e-book pode ser uma inspiração para utilizar os princípios do jogo de xadrez como método de ensino de outras matérias. A obra está dividida em 6 capítulos:

  • Capítulo 1  O Xadrez na Escola: das pesquisas nacionais à implantação do xadrez no currículo escolar;
  • Capítulo 2  A Matemática Escolar e a Matemática no jogo de xadrez;
  • Capítulo 3  O tabuleiro, as peças e as regras do jogo;
  • Capítulo 4  O Xadrez, a Resolução de Problemas e o Ambiente de Jogo;
  • Capítulo 5  O Xadrez, a Resolução de Problemas e a Escrita;
  • Capítulo 6  Seria um Xeque-Mate?.

O material tem como público-alvo escolas, educadores(as), pesquisadores(as) e qualquer pessoa interessada na área de pedagogia. Para baixá-lo, acesse este link e clique em uma das opções abaixo de “Download gratuito da obra:”. Você pode baixar a versão em PDF ou ler a obra diretamente no Google Books.

Pimenta Cultural

Criada em 2012, a editora Pimenta Cultural é voltada para produção de conteúdo acadêmico (físico e digital), focando nas Regras Capes para boa avaliação Qualis Livros das obras. O objetivo é ampliar o alcance das produções acadêmicas, alavancando os textos e seus(suas) autores(as).

A editora também utiliza técnicas de indexação, para melhorar o ranqueamento das produções nos mecanismos de busca on-line, como o Google  já que a internet é o meio mais fácil de encontrar e consumir as obras. Para saber mais sobre o catálogo e as ações da Pimenta Cultural, clique aqui.

Você imaginava que havia relação entre xadrez e matemática? Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e descubra com eles(as) as semelhanças entre o esporte e essa área do conhecimento!

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo