Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » E-book gratuito aborda o uso de metodologias ativas no Ensino Médio

E-book gratuito aborda o uso de metodologias ativas no Ensino Médio

Olá, leitor(a)!

A pandemia de Covid-19 exigiu uma rápida adaptação das escolas e outras instituições de ensino diante do cenário de isolamento social. Com isso, muitas tecnologias foram utilizadas para dar continuidade ao processo de aprendizagem e novos métodos surgiram durante o período, sendo que alguns continuaram a ser adotados após a retomada das aulas presenciais.

Essa mudança na forma como o ensino foi conduzido reacendeu o debate sobre a reforma do modelo educacional. Pensando nesse debate, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da sua editora, lançou um e-book gratuito sobre metodologias ativas no Ensino Médio.

Metodologias ativas

Basicamente, o conceito de metodologias ativas na educação representa a implementação de novas formas, métodos e técnicas de ensino para modificar o processo de aprendizagem. O conceito envolve práticas em sala de aula e está focado na autonomia dos(as) alunos(as).

Dessa maneira, as metodologias ativas buscam romper com o modelo tradicional de ensino, em que o(a) estudante recebe passivamente o conteúdo do(a) professor(a) e não participa ativamente do processo de troca de conhecimento. É importante ressaltar que, nesse novo modelo, o(a) professor(a) continua exercendo seu papel de autoridade, afinal, é ele(a) quem possui a formação adequada para estabelecer a troca.

A intenção dos métodos ativos é envolver os(as) estudantes na construção do conhecimento, ou seja, fazer com que eles(as) participem mais ativamente das aulas por meio de tecnologias, dinâmicas e técnicas que devem ser orientadas pelo(a) professor(a). Além disso, as metodologias ativas contribuem para a construção do senso crítico, muito importante na formação enquanto cidadão(ã).

E-book gratuito aborda metodologias ativas para o Ensino Médio

Fonte: Reprodução

E-book da UFPB

O e-book Animando na Sala de aula: metodologia ativa para o aprendizado (2021) é uma espécie de guia pedagógico voltado para professore(as) e profissionais da educação. O conteúdo traz uma descrição detalhada sobre a técnica de Stop Motion (usada na área cinematográfica para a produção de vídeos) a fim de melhorar o aprendizado em sala de aula e evidenciar o papel das tecnologias digitais nesse processo.

Além disso, mostra como introduzir essa metodologia na prática e disponibiliza uma série de materiais para auxiliar sua implementação, como planejamentos de aulas, avaliações e roteiros de trabalho. O livro foi escrito pelas educadoras Cibele Dantas Macedo (professora de biologia), Denise Dias da Cruz (professora de linguagens e de didática) e Walkíria Pinto de Carvalho (professora de ecologia). Clique aqui para baixar o material.

Editora UFPB

Criada em 1955, com a junção de escolas de nível superior, e federalizada em 1960, a Universidade Federal da Paraíba possui 4 campus espalhados pelo estado e oferece cursos em todas as áreas do conhecimento, de ciências exatas a ciências da saúde. A fim de disseminar o conhecimento produzido nas unidades, a Universidade criou a Editora UFPB.

Fundada em 1962, a Editora é responsável por organizar e divulgar materiais acadêmicos produzidos pela comunidade UFPB, tanto na forma digital como impressa. Inclusive, qualquer pessoa pode enviar produções para serem publicadas. Para saber mais sobre a Editora UFPB e conferir seu catálogo de produções gratuitas, clique aqui.

Vamos ajudar a revolucionar o processo de aprendizagem nas escolas durante o Ensino Médio? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que são professores(as) em redes públicas e/ou particulares de educação!

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo