Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » E-book gratuito aborda o uso de jogos no ensino de história

E-book gratuito aborda o uso de jogos no ensino de história

Olá, leitor(a)! 

Apesar de as metodologias de ensino estarem em constante evolução, buscando tornar as aulas mais interessantes, muitas escolas ainda restringem jogos e brincadeiras ao momento de lazer. Isso acontece porque elas acreditam que a educação e a diversão não podem estar relacionadas. Contudo, várias pesquisas apontam a importância de criar uma ponte entre estudo e prazer. 

Na infância, por exemplo, estimular o intelectual dos(as) pequenos(as) por meio de materiais lúdicos pode ser uma excelente maneira de manter a atenção deles(as). Pensando nisso, e buscando popularizar esse debate, recomendamos hoje um e-book gratuito acerca do uso de jogos em aulas de história, elaborado por profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

E-book Jogos e ensino de história

A proposta do livro digital é investigar questões que envolvem a qualidade da utilização de recursos recreativos na aprendizagem. Entre os temas abordados, encontram-se os critérios para utilizar jogos em sala e a relevância da brincadeira na educação infantil. A ideia é oferecer o maior respaldo possível para que educadores(as) de história consigam inserir jogos eficientes, que ajudem alunos(as) a fixarem o conteúdo com mais facilidade. 

E-book gratuito aborda o uso de jogos no ensino de história

Fonte: Reprodução

O e-book ganhou materialidade graças aos estudos de um notável grupo de profissionais, que também contribuíram com a produção dos artigos. Entre eles, temos os organizadores Marcello Paniz Giacomoni, mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Nilton Mullet Pereira, doutor em Educação pela mesma instituição. A obra está dividida em 7 capítulos, vejamos: 

  • Flertando com o Caos: os jogos no Ensino de História; 
  • Aprender e ensinar história; 
  • Aprendizagens significativas em História; 
  • Brincar é aprender; 
  • Jogar com a História na sala de aula; 
  • Construindo jogos para o Ensino de História; 
  • O que o jogo ensina: práticas de construção e avaliação. 

Para conferir o material, clique aqui. 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Fundada em 1934, a UFRGS disponibiliza cursos do ensino fundamental à pós-graduação. Além de ser considerada uma das melhores instituições federais de ensino superior do Brasil, ela criou um dos mais importantes repositórios acadêmicos do país. Trata-se da LUME, uma plataforma digital que abriga e divulga distintas obras acadêmicas. 

Os principais objetivos do portal são preservar e disponibilizar textos científicos, artísticos e administrativos, provindos de pesquisas realizadas na Universidade. A coleção digital é composta por textos, vídeos, imagens e áudios, sendo a maioria de acesso livre. Para mais informações, clique aqui.

Tornar as aulas de história mais divertidas parece um ótimo jeito de chamar a atenção dos(as) alunos(as), concorda? Então compartilhe este artigo com os(as) amigos(as) educadores(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo