Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ciências Humanas e Sociais » E-book gratuito aborda a história do samba e da capoeira

E-book gratuito aborda a história do samba e da capoeira

Olá, leitor(a)! 

Com o objetivo de disseminar suas pesquisas multidisciplinares sobre a construção da sociedade brasileira, o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) oferece um e-book gratuito sobre a história do samba e da capoeira. O material, que foca nas intersecções entre essas duas manifestações artísticas ocorridas na cidade de São Paulo no começo do século XX, está disponível no Portal de Livros Abertos da USP e pode ser acessado por todas as pessoas interessadas no tema. 

E-book Abre a roda, minha gente, que o batuque é diferente: tiririca, capoeira e samba em São Paulo, 1900 – 1970

A obra é uma edição em formato de e-book da tese de mestrado de Filipe Amado, ritmista, instrutor de capoeira, professor de história formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e pós-graduado pelo IEB. Por sua qualidade e originalidade, em 2021, o texto conquistou o primeiro lugar do Prêmio Marta Rossetti Batista, honraria concedida pelo Instituto a dissertações que se destacam no Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras. 

O livro tem o objetivo de analisar manifestações culturais negras em São Paulo na primeira metade do século XX e nas décadas seguintes, época na qual a cidade se libertava dos moldes coloniais enquanto se tornava uma metrópole efervescente. Para tanto, reflete sobre a tiririca, modalidade de capoeira tipicamente paulistana, ainda relativamente pouco estudada, que floresceu a partir do contato com o samba e outros formatos artísticos, como os cordões carnavalescos e o futebol de várzea. 

Com a Proclamação da República, a capoeira, uma das principais manifestações culturais da população escravizada e depois liberta, foi duramente estigmatizada e repreendida, associada à escravidão e aos tempos monárquicos. Como tentativa de resistência à repressão, surgiu a tiririca, uma forma de capoeira com ênfase no elemento lúdico e na musicalidade, geralmente composta por um samba de versos simples, entoados em coro pelos participantes.

E-book gratuito aborda a história do samba e da capoeira

Fonte: Reprodução

Os métodos usados na pesquisa incluem a análise de notícias publicadas nos jornais de São Paulo entre 1900 e 1950 e a realização de entrevistas com sambistas paulistanos. Entre eles, estão Osvaldinho da Cuíca, estudioso do tema e membro da bateria da Vai-Vai; Seu Carlão do Peruche, fundador da Unidos do Peruche; Tio Mário, ícone da velha-guarda do samba e fundador da escola Camisa Verde e Branco; e Manezinho, que foi mestre-sala da Camisa Verde e Branco e da Unidos do Peruche.  

Com cerca de 200 páginas, o livro está dividido em três capítulos, cada um abordando tópicos específicos. O capítulo 1, A Capoeira Paulista no Início do Século XX, mostra a apropriação da capoeira pela elite nos anos de 1920 como arte marcial nacional. Já o segundo capítulo, A Cidade e o Samba, debate as transformações culturais que São Paulo vivia na época e as origens urbanas do samba, da tiririca e de suas relações com o futebol de várzea e os cordões carnavalescos. 

Por fim, o último capítulo, A Tiririca, se aprofunda nas definições e interpretações sobre essa modalidade de capoeira, explorando amplamente as entrevistas para trazer personagens e músicas associadas à tiririca. Se você ficou curioso(a) e deseja saber mais sobre história, arte, samba e capoeira, clique aqui para acessar o material. 

Portal de Livros Abertos da USP e IEB 

Criado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, o Portal de Livros Abertos tem o objetivo de promover e divulgar livros digitais produzidos por professores(as) e demais funcionários(as) dos diversos órgãos que compõem a Universidade.   

Atualmente, conta com centenas de obras sobre diferentes áreas do saber, incluindo ciências exatas e da saúde, ciências humanas, educação, artes e legislação, organizadas em categorias e em séries temáticas. Os materiais estão disponíveis em PDF e são gratuitos. Para saber mais e baixar os livros de seu interesse, clique aqui.   

Já o IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) é um órgão da USP fundado em 1962 pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda com o objetivo de unir diversas vertentes das ciências humanas a fim de gerar reflexões sobre a sociedade brasileira 

Observando o seu propósito, o Instituto oferece disciplinas de graduação, mantém um programa de pós-graduação, preserva um acervo cultural e edita inúmeras publicações, algumas das quais também estão disponíveis no Portal de Livros Abertos da USP. Para ficar por dentro de todas as ações do IEB, basta clicar aqui. 

E então, já começou a ler o e-book? Compartilhe nosso artigo com os(as) amigos(as) para que mais pessoas possam aprender sobre samba e capoeira! 

No Canal do Ensino, você vai gostar de: 

Boa leitura! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo