Você está aqui:Home » Livros Grátis » Artes » E-book gratuito aborda a história da moda

E-book gratuito aborda a história da moda

Olá, leitor(a)! 

No filme O Diabo Veste Prada (2006), a jovem Andy (Anne Hathaway) começa a trabalhar em uma famosa revista de moda, comandada por Miranda Priestly (Meryl Streep), uma editora bastante tirânica. Ainda deslocada naquele ambiente, Andy escuta de sua chefe que a moda vai muito além das roupas expostas nas lojas, fazendo parte de uma cadeia com ramificações econômicas, sociais, culturais e históricas. 

Independentemente de concordarmos ou não com o jeito de Miranda dirigir a revista e tratar seus colaboradores e colaboradoras, é inegável que a roupa que vestimos diz muito sobre nós mesmos e sobre o contexto em que vivemos. Nesse sentido, e com o propósito de contribuir para os avanços dos estudos a respeito de trajes e indumentárias, o Portal de Livros Abertos da USP (Universidade de São Paulo) oferece um e-book gratuito sobre fontes de investigação da história da moda. Confira! 

E-book sobre documentação e história da moda

O e-book Para documentar a história da moda: de James Laver às blogueiras fashion foi lançado em 2017 e escrito por Fausto Viana, livre-docente da Universidade de São Paulo com mestrado, doutorado e pós-doutorado em arte, moda e conservação de materiais têxteis. 

Com o intuito de analisar as fontes que ditaram os estudos sobre moda ao longo do tempo, o livro conta com cerca de 300 páginas, divididas em cinco partes principais, cada uma com capítulos e subcapítulos. A primeira, intitulada Discussões e conceituações basilares, traz as definições e classificações dos conceitos de traje e moda, faz um panorama sobre sua origem e levanta razões que justifiquem seu estudo. 

O segundo e o terceiro trecho, designados respectivamente James Laver e Análise dos livros de Laver e o uso de fontes documentais, fazem uma investigação biográfica e metodológica sobre esse importante historiador da moda, que pautou a produção bibliográfica da área no século XX.  

E-book gratuito aborda a história da moda

Fonte: Reprodução

A quarta parte, com o nome Outras fontes documentais bibliográficas; outras questões, discute a predominância masculina na produção de estudos sobre trajes até a década de 1930, analisa as contribuições femininas nesse campo e comenta os rumos que a pesquisa sobre moda tem tomado nos últimos anos. 

Por fim, a última divisão, As novas fontes de documentação: como lidar com elas?, debate a produção, a difusão e a conservação de materiais sobre moda e traje nos meios virtuais. Para tanto, traz exemplos de acervos on-line de museus, de sites, blogs e perfis de redes sociais sobre o tema, além de enumerar as vantagens e desvantagens de preservar informações em documentos digitais. 

O livro possui uma linguagem simples e uma diagramação intuitiva, com frases em destaque e diversas ilustrações. Dessa forma, pode ser aproveitado por todas as pessoas interessadas no assunto, desde estudantes e trabalhadores(as) do setor até curiosos(as) apaixonados(as) por moda e história. Clique aqui para baixar o e-book. 

Portal de Livros Abertos da USP 

Criado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, o Portal de Livros Abertos tem o objetivo de promover e divulgar livros digitais produzidos por professores(as) e demais funcionários(as) dos diversos órgãos que compõem a Universidade 

Atualmente, conta com centenas de obras sobre diferentes áreas do saber, incluindo ciências exatas e da saúde, ciências humanas, educação, artes e legislação, organizadas em categorias e em séries temáticas. Os materiais estão disponíveis em PDF e são gratuitos. Para saber mais e baixar os livros de seu interesse, clique aqui 

E então? Pronto(a) para aprender sobre a história da moda? Lembre-se de compartilhar o artigo com os(as) amigos(as) que são fascinados(as) por trajes e indumentárias! 

No Canal do Ensino, veja também: 

Boa leitura! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo