Você está aqui:Home » Enem » Download grátis de todas as provas e gabaritos do Enem

Download grátis de todas as provas e gabaritos do Enem

Olá,

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação preparada pelo Ministério da Educação com o objetivo de checar o domínio de habilidades e competências dos estudantes que terminaram o Ensino Médio, é composto por quatro provas e gabaritos do ENEM que são de múltipla escolha, com 45 questões cada uma delas, mais uma Redação.

O ENEM é considerado uma prova muito exigente e já chega a ficar difícil em pensar algum assunto que não seja cobrado nestes dois dias de exame. Mas, é importante salientar que para ter uma boa revisão dos conteúdos é preciso ter planejamento e montar uma rotina de estudos ideal para se preparar para a prova e gabaritos do ENEM.

Como Baixar as provas?

Todas as provas e gabaritos do ENEM anteriores estão no ar pelo MEC/ INEP. É fácil e você pode baixar as questões e checar o gabarito. As provas e gabaritos do ENEM oficiais que estão disponíveis são distribuídas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão que é vinculado ao MEC, que é o responsável pela realização do exame. Você pode fazer gratuitamente o download das provas e gabaritos do ENEM, fazer as questões como forma de estudo e revisão e ainda conferir o Gabarito.

Confira abaixo os links para fazer o download grátis de todas as provas e gabaritos do ENEM:

Provas 2017

Provas dia 01 – 05/11

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias

Provas 2016 

1º Dia Caderno 1 – Azul – 1ª Aplicação

 1º Dia Caderno 2 – Amarelo – 1ª Aplicação

1º Dia Caderno 3 – Branco – 1ª Aplicação

1º Dia Caderno 4 – Rosa – 1ª Aplicação

2º Dia Caderno 5 – Amarelo – 1ª Aplicação

2º Dia Caderno 6 – Cinza – 1ª Aplicação

2º Dia Caderno 7 – Azul – 1ª Aplicação

2º Dia Caderno 8 – Rosa – 1ª Aplicação

1º Dia Caderno 1 – Azul – 2ª Aplicação

1º Dia Caderno 2 – Amarelo – 2ª Aplicação

1º Dia Caderno 3 – Branco – 2ª Aplicação

1º Dia Caderno 4 – Rosa – 2ª Aplicação

2º Dia Caderno 5 – Amarelo – 2ª Aplicação

2º Dia Caderno 6 – Cinza – 2ª Aplicação

2º Dia Caderno 7 – Azul – 2ª Aplicação

2º Dia Caderno 8 – Rosa – 2ª Aplicação

1º Dia Caderno 9 – Branco – 3ª Aplicação

 1º Dia Caderno 10 – Branco – 3ª Aplicação

1º Dia Caderno 11 – Branco – 3ª Aplicação

1º Dia Caderno 12 – Branco – 3ª Aplicação

2º Dia Caderno 13 – Cinza – 3ª Aplicação

2º Dia Caderno 14 – Cinza – 3ª Aplicação

2º Dia Caderno 15 – Cinza – 3ª Aplicação

2º Dia Caderno 16 – Cinza – 3ª Aplicação

Quando elas ficam disponíveis após o exame?

prova-enem-baixar

Todo final de ano, entre os meses de outubro e novembro, as provas e gabaritos do ENEM acontece e os gabaritos só são revelados até uma semana após estas datas. 

Por que baixar as provas?

Uma das vantagens de baixar as provas do ENEM é que você pode utilizá-las como forma de simulado, revendo as questões antigas, revendo os conteúdos e tendo acesso fácil e quando você quiser, em seu computador, tablet ou smartphone, os conteúdos das provas do ENEM, dos anos anteriores.

Benefícios de estudar com as provas Anteriores

Com a liberação de cada ano das provas e gabaritos do ENEM todos podem ter acesso a esse rico conteúdo e começar já os seus estudos! Uma das melhores formas de estudar é fazer e refazer todas perguntas e questões das edições dos outros anos das provas e gabaritos do ENEM, aliadas com os simulados.

Todos nós sabemos que estudar para uma prova trabalhosa, complexa e longa como o ENEM não é nada fácil. Uma das sugestões para chegar bem preparado na hora da prova não basta apenas revisar, resumir e ler os conteúdos que são exigidos. Mas, é preciso praticar muito, fazendo listas e listas de provas dos anos anteriores. Esta é uma das vantagens de baixar as provas dos outros anos e estudar desta forma.

Uma das melhores formas de se fixar com conteúdo que já foi estudado é fazendo exercícios que estão de acordo com o tema. Saiba que só a prática de atividades fará com que você domine o tema, evitando que você tenha brancos na hora da prova.

Passar horas e horas na frente dos livros e das anotações não leva a nada e só acabará lhe esgotando mentalmente e fisicamente. Uma boa forma de você treinar para a prova é se organizando com as provas baixadas, dos anos anteriores. É bom que você também resolva as questões das provas contando e marcando o tempo que demora para resolver, para que você também aprenda a administrar o tempo e saia bem no dia da prova.

É preciso que você também faça uma auto avaliação. Como isso? Estudando com simulados e provas dos anos anteriores, você conseguirá ter uma idéia se o seu desempenho em resolver questões está melhorando ou não. Se você percebeu que as coisas não estão boas, ainda dá tempo de rever e mudar a estratégia dos seu plano de estudos.

+ Conheça também o Guia Prático da Interpretação de Textos para o ENEM

Como organizar os estudos com as provas e gabaritos dos anos anteriores?

Não estude de qualquer forma com as provas e gabaritos do ENEM dos anos anteriores. É preciso que você faça um planejamento e organize a sua forma de estudar, para que consiga melhor aproveitar o aprendizado. Veja algumas dicas:

  • Separe as provas do ENEM durante a semana – faça a divisão por área de conhecimento. O ideal é começar pelo ano mais antigo e, por último, pelo mais novo. Tente reparar se houve uma evolução na resolução das questões. Se preciso for, faça anotações destes diferenciais.
  • Divida em pequenas porções – se você ainda tem um período grande para estudar, praticamente um ano, faça uma divisão em pequenas porções. Você pode distribuir em cada época do ano uma área de conhecimento. Isso fará com que você consiga otimizar os resultados dos seus estudos e ter mais eficiência. Separe um horário, durante o estudo diário, para utilizar esta técnica. É preciso que você faça as resoluções das questões muito tranquilamente e pensando na questão até achar a resposta correta. Não faça nada na correria, com pressa e com muita ansiedade de saber logo se acertou ou errou. Seguindo tudo isso, você conseguirá dominar a sua emoção e a sua ansiedade.
  • Só corrija as questões de final de semana – se cada vez que você fizer uma questão você sair para checar a resposta, correndo, além de deixar de aprender, você também perderá muito tempo. O ideal é que durante a semana você faça as provas e simulados e somente aos finais de semana você realize as correções. Dessa forma você também conseguirá pensar nas questões com calma e realizar as anotações do que precisa ser melhorado e até identificar qual ponto precisa estudar. Depois dessa avaliação é a hora de separar um tempo para estudar novamente tanto os temas, quanto as questões que você mais errou nas provas de anos anteriores do ENEM.
  • Realize simulações – escolha um dia da semana para você fazer todas as questões, bem como a redação, simulando o dia da prova. Você deverá cumprir a quantidade de questões, bem como o horário de entrada, saída. Não deixe que nada lhe distraia neste dia, para não lhe atrapalhar. Escolha um lugar tranquilo e que não tenha interrupções.
  • Faça um mapa da prova – prepare um mapa com as provas dos anos anteriores do ENEM, com uma lista dos assuntos que mais foram abordados em outras edições. Você precisará de um caderno para realizar estas anotações e preparar este levantamento. Depois disso, faça uma análise de cada área de conhecimento, anotando quantas vezes cada tema apareceu. Tenha muitos critérios e seja bem específico, para que dessa forma você consiga ter uma visão geral bem mais apurada sobre os assuntos.

Para baixar todas as provas do ENEM clique aqui! 

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo