Você está aqui:Home » Livros Grátis » Medicina e Saúde » Dislexia: o que é, causas e tratamentos

Dislexia: o que é, causas e tratamentos

Olá, leitores!

A dislexia é um transtorno que ocorre na área da leitura, soletração e escrita, e que pode ocorrer acompanhado de outras dificuldades, como entender e diferenciar a esquerda da direita. Quer conhecer um pouco mais sobre a dislexia? Apresentaremos suas causas, tratamentos e outras informações importantes sobre o tema.

Geralmente a dislexia é identificada na sala de aula, pois é nessa fase que a criança com dislexia começa a apresentar dificuldade como as já citadas. É muito comum que o jovem tenha uma defasagem inicial de aprendizado, é nesse momento que os pais e professores devem ficar atentos. A dislexia não é uma doença, é uma formação diferenciada do encéfalo que ocasiona problemas na aprendizagem escolar.

É importante que os pais e professores saibam que a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desmotivação, desatenção ou preguiça da criança. Saber sobre é importante para que o diagnóstico seja feito com mais rapidez e a criança tenha um ensino mais específico para ela.

A causa

Ainda não existe um consenso dos cientistas quanto a causa da dislexia, mas pesquisas recentes já mostraram que ela está relacionada a fatores genéticos e congênitos. Uma possível causa é a alta exposição de testosterona do feto durante a gestação, isso de uma forma explicaria a maior incidência da dislexia em homens.

As alterações ocorrem em um gene do cromossomo 6, quando a dislexia esta no nível cognitivo-linguístico e reflete um déficit no componente específico da linguagem. Nesse caso a criança apresenta dificuldade nos sons da fala. As pessoas com dislexia tem uma área do cérebro com maior desenvolvimento que pessoas sem o transtorno. Por isso, elas geralmente tem mais facilidade em atividades como esportes, solução de problemas e são muito criativas.

Recentemente o gene chamado DCDC2 foi relacionado a dislexia, segundo estudos feito pelo Dr. Jeffrey Gruen esse gene é ativo nos centros da leitura do cérebro humano. Um outro gene chamado Robo1 – descoberto por Juha Kere, uma professora de genética molecular de Estocolmo – é um gene de desenvolvimento que guia conexões entre os dois hemisférios do cérebro. Esses dois genes podem ter ligação com a dislexia, mas como foi dito, ainda não se sabe a causa exata para o transtorno.

O tratamento

varias-pecas-com-letras

A criança que apresentar os sintomas como dificuldade na fala, dificuldade em aprender o alfabeto, dificuldade nas habilidade auditivas como rimas, confusão em separar e sequenciar sons, dificuldade em diferenciar letras como d/b – n/u e outros problemas da aprendizagem devem procurar um médico. O médico vai analisar o problema da criança e definir se é realmente o transtorno da dislexia. Depois de diagnosticado o tratamento pode ser feito.

Cada caso será de uma forma, por isso algumas abordagens podem ser mais eficazes em uma criança e não na outra. O profissional também precisa ter conhecimento do caso da criança, nas dificuldades apresentadas e no potencial do paciente. Muitas vezes é usado uma linha terapêutica única para tratar o caso.

Não existe cura para a dislexia, o que deve ser feito é conduzir a criança, jovem ou adulto a contornar o problema. Com um tratamento correto, o cérebro consegue se reorganizar e dar a “cobertura” necessária para a deficiência. O disléxico também consegue encontrar sua própria lógica e responde muito bem a situações. Eles não são menos inteligentes, muito pelo contrário, tem muita facilidade em diversas áreas.

Agora você já consegue compreender um pouco mais sobre a dislexia e conhece as causas e tratamentos.

Não deixe de comentar e compartilhar o artigo para que todas as pessoas saibam um pouco mais sobre a dislexia. A Associação Brasileira de Dislexia disponibiliza material de apoio gratuito que reforça os cuidados e compreensão.

Até breve!

 

comentários (2)

  • Amanda Nogueira

    Muito interessante eu mesmo trabalho na saúde e quase não sei nada sobre esse assinto. Sou técnica de enfermagem a mais de dez anos e vi que agente sabe muito pouco sobre saúde. Parabéns pelo artigo.

    Responder
  • Luiz Carlos

    Eu tenho Dislexia
    Muita gente não sabe o que é Dislexia, e por mais que você fala que tem, as pessoas acham que é falta de vontade sua em escrever, ler, entender… te jugam e muitas vezes criticam…

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo