Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Diferentes métodos educacionais para ensinar ética

Diferentes métodos educacionais para ensinar ética

Olá, leitores!

Esse tema é, muitas vezes, só trabalhado em alguns cursos de graduação, mas é interessante dar atenção a ética na escola também. É possível criar diferentes métodos educacionais sobre ética.

A ética é uma questão muito importante, esse é um nome dado ao ramo da filosofia dedicado a assuntos morais, é o caráter de uma pessoa ou profissional. Ela está muito ligada a alguns comportamentos profissionais, provavelmente você já escutou alguém falar de ética médica ou ética empresarial.

A ética tem algumas normas, mas não são leis, ninguém pode obrigar uma pessoa a ser ético e, se essa pessoa não agir de forma ética, ela não sofre consequências diretas. Existem códigos de ética que mostram como uma pessoa deve se portar, principalmente no trabalho. O assunto é muito interessante e irá render muito, você só precisa saber abordar da maneira certa.

Como ensinar ética em sala de aula?

maos-de-varias-pessoas-unidas

Usar os métodos educacionais sobre ética é a melhor forma de ensinar ética, para conseguir explicar melhor o assunto você pode dar vários exemplos do cotidiano. O interessante é que você pode envolver a ética dos alunos na escola também, um exemplo é colar na prova, um aluno não age com ética quando cola na prova, outro exemplo muito comum que pode acontecer na escola é encontrar algo de outra pessoa e não devolver.

Ouvimos histórias de pessoas que encontraram um pacote com dinheiro e documentos e procura a pessoa para devolver. Essas histórias sempre viram notícia, é notícia porque é incomum, poucas pessoas agem com ética nesse momento, se ela não entregar não vai acontecer nada, só ficará com o dinheiro para ela. Mas devolver o dinheiro para a pessoa que perdeu é uma forma de agir com ética.

Usar o método de exemplos para introduzir o assunto é muito interessante, seus alunos vão aprender de forma bem simples. Um outro método que pode ser usado é o debate, você pode criar um debate sobre o assunto, podem criar uma história  e depois discutir se o indivíduo da história agiu com ética.

Esse assunto deve ser ensinado na sala de aula, existem muitos métodos para fazer, só não deixe de ensinar. Pode ter certeza que a escola tem um papel muito importante na formação de um indivíduo, ela não está ali apenas para ensinar português e matemática, a escola faz muito mais. Por isso, é importante ensinar ética nas escolas, os estudantes vão se transformar em adultos e profissionais éticos, esse é um dever com seus alunos.

Será muito vantajoso falar sobre esse tema nas escolas, até mesmo para a atitude dos alunos dentro da escola, pode ter certeza que eles vão agir eticamente em várias situações. Até mesmo questões mais complicadas como bullying, ele pode ser evitado se a ética for estudada na escola.

Para te ajudar a criar métodos educacionais sobre ética vamos dar duas dicas bem legais, a primeira é usar livros, provavelmente você como professor conhece algum livro que trata sobre ética, pode até ser livros de histórias e acontecimentos que podem ser discutidos. Uma opção interessante é usar livros para estudar um pouco da política brasileira e sua história.

A outra dica é usar filmes para introduzir o tema para os alunos, existem muitos filmes legais que vão te ajudar. Depois é até possível fazer um debate para discutir o filme, vamos deixar aqui algumas opções:

  • Laranja Mecânica;
  • Quem somos nós?;
  • Matrix;
  • Crash, no Limite;
  • O Mundo de Sofia;
  • Ponto de Mutação;
  • O Jardineiro Fiel;
  • Advogado do Diabo;
  • O Quarto Poder.

A lista é bem grande, se separar alguns desses filmes para passar aos alunos pode ter certeza que eles vão adorar. Mostramos aqui apenas alguns métodos educacionais sobre ética, se tiver alguma dica legal não deixe de compartilhar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo