Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Diferenças entre redação no Enem e vestibular

Diferenças entre redação no Enem e vestibular

Olá, estudante!

Você conhece os principais critérios de avaliação das redações do Enem e do vestibular? Então saiba como você será avaliado e prepare-se da melhor forma!

A prova de redação, tanto do Enem como a do vestibular, é responsável pela maior pontuação destes exames. Portanto, ficar por dentro do que cada uma delas exige é fundamental para atingir uma alta pontuação. Neste texto apresentaremos as principais diferenças entre a redação do Enem e do vestibular, para o candidato não marcar bobeira e acabar perdendo pontos valiosos.

A importância da redação no Enem e Vestibular

Quem é vestibulando já deve até estar cansado de ouvir de seus professores o quanto é importante escrever corretamente e obter uma boa nota na redação da prova do Enem e do vestibular.

Portanto, é importante também saber o que cada banca examinadora espera dos candidatos, pois existem diferenças entre o exame do Enem e das provas de vestibular e estará mais preparado, o candidato quem souber como atender aos critérios esperados em cada caso.

Pontos em comum

Inicialmente, vamos pontuar alguns critérios de avaliação presentes na redação do Enem que também estão nas demais provas de vestibular, como:

  • Estruturação do texto com introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • Emprego e uso adequado da linguagem formal da escrita. Portanto, não é recomendado o uso de gírias e expressões de oralidade ou palavras abreviadas;
  • Manter-se no tema utilizando-se de argumentos consistentes e relacionados ao assunto que legitimem estas informações, tais como referências e dados científicos ou estatísticos, por exemplo;

Além destes pontos, as redações dos principais vestibulares do país costumam adotar temas que mobilizam várias áreas do conhecimento.

Para desenvolver os temas propostos, em todas as provas de redação, é esperado do vestibulando a atualização e acompanhamento acerca dos principais debates da atualidade, nas áreas da ciência, sociologia, ética, cultura, etc.

Normalmente, as redações de vestibular escolhem entre diversos tipos de textos, que podem ser a dissertação, a narração, carta ou texto jornalístico, entre outros.

Quanto ao título, geralmente exigido em todos os vestibulares, não é obrigatório no Enem.

Redação do Enem

A prova de redação do Enem é uma das partes de maior pontuação deste exame, pois pode atingir até 1000 pontos, 20% da nota total, o que aumenta consideravelmente a média final da prova.

Para obter um bom desempenho na redação do Enem, é necessários que os textos atendam às cinco principais competências, cada uma delas receberá uma nota de 0 a 200. São as seguintes:

1 – Domínio da modalidade de escrita formal da Língua Portuguesa;

2 – Compreensão da proposta e aplicação de várias áreas do conhecimento, dentro dos limites do texto dissertativo-argumentativo;

3 РCapacidade de selecionar, organizar, relacionar e interpretar as informa̵̤es, fatos, opini̵es e argumentos na defesa de seu ponto de vista;

4 – Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5 – Elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Elaboração da proposta de intervenção

A competência de número 5, elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, dentre todas, é a que mais difere dos demais vestibulares e que merece uma atenção e compreensão maior por parte do aluno.

Nela, o aluno proporá uma solução para o problema levantado durante sua argumentação e propor uma solução real e viável.

Portanto fiquem atentos aos seguintes detalhes importantes:

  • Nunca elabore uma proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos, faça diferenciações de gênero, classe social ou qualquer outra referência que fira os direitos humanos. Caso contrário a nota será zerada pela banca;
  • Argumente utilizando informações que são relevantes e primordiais. Mantenha-se atualizado para isso. Leia muito e busque conteúdo para sustentar sua argumentação;
  • Seja coerente com o tema e não fuja dos argumentos utilizados para defender sua tese;
  • Elabore uma proposta de intervenção viável e possível de ser realizada. Além disso, descreva detalhadamente, demonstrando coerência e viabilidade.

Compreendeu as principais diferenças? Quer mais dicas? Comente ou compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo