Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Diferença entre MBA e pós-graduação

Diferença entre MBA e pós-graduação

Olá, leitor!

Concluir a graduação e ir direto ao mercado de trabalho, não é mais a escolha de muitos estudantes que concluem seu curso, mas sim seguir estudando. Alguns optam em seguir os estudos fazendo uma pós-graduação, para depois entrar no mercado de trabalho com um currículo mais capacitado.

Hoje com o mercado acirrado, apenas ter a graduação não é nenhum diferencial, é quase uma obrigação para aqueles profissionais que querem trilhar uma carreira de sucesso. Surge então uma dúvida: fazer MBA ou pós-graduação? Qual a diferença e qual escolher?

Se quer ajuda para resolver sua dúvida, não deixe de acompanhar o texto. Confira tudo que precisa saber para diferenciar as duas modalidades!

A diferença entre as duas formações

diferenca-entre-mba-e-pos-graduacao-01

Realmente muitas pessoas não sabem qual a diferença entre fazer um fazer MBA ou pós-graduação. Alguns inclusive, acham que é a mesma coisa e só muda o nome. Mas na hora de escolher tem diferença?

Primeiramente toda pós-graduação vem depois da graduação. Entre eles, há dois tipos: os stricto sensu, que é o mestrado, doutorado e o pós-doutorado; e os lato sensu, que é a especialização, conhecida por muitas pessoas como pós.

Na pós-graduação, há a especialização que é dedicada a ampliar as habilidades e os conhecimentos do profissional dentro de determinada área de atuação. Tem duração média de um ano e meio até dois anos.

Dentro da pós-graduação temos o mestrado (dois anos) e doutorado (4 anos), voltados para quem pretende seguir a área acadêmica, ensinar e trabalhar em instituições educacionais.

Já o MBA, Master of Business Administration é bem conhecido nos Estados Unidos e tem o seu foco mais voltado para a gestão, negócios e empresa. É procurado por quem quer se preparar para ser líder ou gestor. No Brasil a FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi uma das pioneiras no uso do termo, como também trouxe os primeiros cursos de MBA.

Podemos destacar alguns dos cursos de MBA bem conhecidos no Brasil e que são disponibilizados por algumas instituições educacionais:  Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão Comercial, Gestão de Saúde, Gestão Estratégica do Agronegócio, Direito Tributário, LLM em Direito Empresarial, Direito Civil e Processual Civil, entre outros.

Quando fazer MBA?

Este é mais procurado por empreendedores e profissionais que atuam no mercado de trabalho. A carga horária pode passar de 400 horas e ocorre normalmente durante o final de semana. A grande maioria dos cursos também é presencial.

O MBA é indicado para quem já atua em um determinado setor, mas quer se especializar e ir mais a fundo. Por exemplo, um gerente de banco que precisa entender a gestão do banco, vai optar em fazer uma MBA de gestão de negócios.

É importante ressaltar que, no Brasil o MBA é um curso de lato sensu, ou seja, não tem nível de mestrado. Trata-se de uma especialização focada em negócios e mercado. Sendo assim, o MBA também acaba sendo chamado de pós, mas o seu foco de estudo é outro porque ele é uma área profissional específica, focada no mercado de trabalho.

Desta forma, ele é indicado para líderes ou gestores em formação ou com carreira consolidada. Mas antes de fazer MBA, uma dica geral dos especialistas é aperfeiçoar um segundo idioma, como o inglês. Até porque muita bibliografia de estudo está disponível em inglês.

Outra dica dos especialistas, é procurar fazer o MBA depois que já estiver no mercado de trabalho, assim acaba contribuindo na evolução da carreira. Outro cuidado é escolher uma instituição de MBA renomada, mesmo que isso lhe custe financeiramente mais.

Até porque fazer um MBA não é barato, é um investimento para a sua carreira, mas também não espere que o MBA salve a sua posição no mercado de trabalho ou aumente 20% o seu salário.

Quando fazer uma pós-graduação?

Dentro da pós-graduação também há especificações, no entanto, é importante o estudante saber bem o que ela vai oferecer antes de fazer a escolha por alguma delas. Grande maioria das pessoas vai optar pelo MBA quando já está dentro do mercado de trabalho e quer seguir nele.

Já a escolha pela pós-graduação, dependendo dela, o profissional precisa avaliar se quer continuar na pesquisa e quem saber atuar como professor universitário, por isso vai escolher fazer um mestrado. Mas se há dúvidas enquanto você acabou de terminar a graduação, pense o seguinte: você tem um gosto pelo meio acadêmico ou o seu desejo é sair da universidade e atuar logo no mercado de trabalho?

Muitos estudantes se formam, vão atuar em sua área e depois voltam para a rotina de estudos para acrescentar e melhorar o seu currículo, até para renovar o seu conhecimento. A experiência com o mercado de trabalho é muito valiosa para a volta dos estudos e acrescenta muito.

Mas quem opta em seguir com os estudos logo após o término da graduação, está num bom caminho. Independente da escolha pelo tipo de pós, sempre terá algo a agregar em seu atual trabalho ou futuro trabalho.

Mudar de carreira

Independente de sua escolha todas as opções de pós-graduação, incluindo o MBA, são alternativas para mudar de carreira, fazer uma transição.

Inclusive aquele profissional que trabalha há 20 anos no mercado de trabalho e que agora percebeu que quer voltar a estudar, pode o fazer, mas é preciso recuperar o ritmo de estudo e focar no que o mestrado ou doutorado exige, desde dedicação, escrita de artigos e publicações até participação de congresso.

Fazer uma pós-graduação amplia o seu leque de conhecimento, e por meio dela você consegue fazer novos contatos importantes na área, isso acaba sendo positivo para continuar avançando na carreira. Além de fazer novos contatos, você estabelece contato com novos colegas, professores, pesquisadores e todos eles podem ser importantes na troca de informação ou dúvida.

Outra questão, é que a pós-graduação em tempos de crise representa uma renovação do seu currículo. Vale ressaltar, que o mercado também está em busca de profissionais qualificados e capacitados. Profissionais estes que precisam lidar com diversas situações do negócio e que saibam oferecer alternativas, bem como soluções.

Com uma pós-graduação você mostra para a sua empresa que tem algo a lhe oferecer.

Com o conhecimento da pós-graduação, você começa a ver realmente o que quer para a sua carreira ou até trocar, porque não? Neste sentido, você pode conquistar novas funções com muito mais autoridade e segurança, sem ficar com medo de mostrar as suas competências dentro de sua área.

Quando fazer essa escolha?

Não há um momento certo ou uma receita que diz que você deve sair fazendo uma pós-graduação para obter sucesso em sua carreira. Lembrando que o mercado de trabalho está constantemente em mudança, e exige dos profissionais novos olhares.

Há profissionais bem qualificados com boas graduações e cursos, mas que infelizmente não conseguiram se colocar no mercado de trabalho. Mas isso não pode ser um medidor de sucesso, cada um é responsável pelo sucesso de sua área.

É importante frisar que não é tarde para começar uma pós-graduação porque a sua experiência pode acrescentar o estudo. Faça outra pergunta quando for decidir pela pós-graduação: antes de mais nada, é importante ter um plano de carreira e verificar se aquela formação se enquadra neste plano.

De nada adianta acumular cursos e planos de estudos, se você não consegue trazer isso para o seu trabalho. Outro ponto fundamental é que dependendo de sua carreira, você vai precisar desenvolver os conhecimentos e as competências que o mercado vai demandar dele, para que possa construir uma carreira de sucesso.

 Almeje, mas não desista

Quando for escolher a instituição, aproveite e faça uma pesquisa da qualidade do seu ensino, a reputação no mercado, círculo de professores, nível de infraestrutura, e como ela está alinhada com os seus objetivos. Nem sempre escolher uma pós-graduação pela comodidade de ser em sua cidade, pode ser futuramente uma boa escolha.

Até porque, o mercado de trabalho está cheio de profissionais que são capacitados, mas não conseguiram aliar estas capacitações ao seu ambiente de trabalho. Quando tiver dúvidas, espere mais um pouco, e pesquise por aquele curso que de fato vai acrescentar no seu trabalho.

Concluindo, não existe um tempo determinado para buscar uma pós-graduação. Fica a reflexão, o que você precisa avaliar é o seu objetivo e ver se ele realmente está alinhado com este novo curso. O curso tem um propósito, será aplicado no trabalho, ou é só para colocar um título no seu currículo?

E não fique se comparando com o colega, cada um tem um processo de escolha. Por isso, não vá fazer uma escolha que alguém disse que seria melhor. É importante você ver quais são as suas habilidades e também se pode fazer uma pós-graduação. Você irá conseguir conciliar com o trabalho?

Se não for ideal fazer agora, não se culpe e vá pesquisando sobre uma pós-graduação, que te encaixe no mercado de trabalho, amplie o horizonte, as possibilidades e as ferramentas adequadas para enfrentar os novos desafios. Até porque, o mundo da pós-graduação tem um preço, e é necessário muito esforço para fazer valer a pena essa escolha.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo