Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Diferença entre a escola tradicional, construtivista, montessoriana e waldorf

Diferença entre a escola tradicional, construtivista, montessoriana e waldorf

Olá leitores!

Os pais, hoje em dia, tem um dilema quanto a escolha da escola para seus filhos, pois com tantas abordagens pedagógicas, é difícil escolher a melhor ou a mais indicada, afinal nem todos sabem a diferença entre a escola tradicional, a construtivista, a montessoriana e  o waldorf.

Essa diferença entre as escolas acontece porque cada criança tem uma personalidade e uma maneira diferente de aprender, então as escolas padronizam uma metodologia de ensino que mais se encaixa ao público em questão.

Para escolher qual o melhor modelo pedagógico para seu filho, os pais precisam visitar as escolas e assim conhecer a estratégia de ensino que acreditam ser a mais indicada para a criança.

Escola tradicional

Essa é a abordagem clássica existente no país. Na escola tradicional, o professor possui o conhecimento e o repassa para o aluno. Os alunos precisam cumprir metas a partir das tarefas aplicadas diariamente e, caso o aluno não alcance a meta – nota determinada – ela será reprovado.

Nesse modelo de ensino, é comum o uso de apostilas, livros e cartilhas para auxiliarem na aquisição do conhecimento.

Esse é o modelo de escola que prepara os alunos para provas como ENEM e vestibulares.

Escola construtivista

Na escola construtivista, o conhecimento não é passado para o aluno, mas sim adquirido por ele através de formulação de questões, hipóteses e solução de problemas. Esse modelo construtivista acredita que a criança adquira autonomia.

Esse modelo pedagógico, tradicionalmente, não utiliza provas, entretanto essa prática é realizada nas escolas construtivistas no Brasil.

Escola montessoriana

estudantes-felizes

A filosofia da escola montessoriana defende a ideia de que a criança deve ir em busca de sua auto-afirmação e construção, e a função do adulto nesse processo é o de auxiliar estimulando o processo criativo, com independência e confiança.

Esse modelo defende a ideia de que é com ação e atitude que se realmente aprende. Para isso, é importante ouvir o aluno. 

A escola montessoriana, apoia o trabalho em grupo e busca estimular todos os alunos da mesma maneira. Assim como a escola construtivista, a escola montessoriana tradicionalmente não aplica provas ou testes em seus alunos.

Para auxilar o processo de aprendizagem, é comum o uso de materiais como cubos, barras placas e objetos que facilitem e auxilie no processo de aprendizado de matérias como a matemática.

Escola waldorf

Na escola waldorf, a prioridade é o desenvolvimento dos aspectos cognitivos da criança, por esse motivo é estimulado a prática de habilidades artísticas, musicais e de dramatização. No ensino infantil, além dessas práticas as crianças, também são estimuladas a prática de atividades manuais, como culinária e artesanato.

Esse modelo pedagógico é favorável na aplicação de testes, mas são aplicados em apenas algumas matérias, principalmente durante o ensino médio, para que haja uma melhor preparação para provas como ENEM e vestibulares.

Enquanto que no modelo tradicional, os alunos são induzidos a se preocuparem com prazos e provas, no modelo waldorf, o que é considerado são as etapas de desenvolvimento do estudante.

Qual é o modelo de ensino que mais lhe agradou? Deixe sua opinião nos comentários.

Até mais!

comentários (2)

  • Nane

    é perceptível que você tem preferência pela Montessori. isso não é ruim! Mas acho importante vc ler mais sobre a pedagogia Waldorf, ela é uma das ciênciais espirituais e seu enfoque é ver a crianças de forma integral. Ela é baseada na antroposofia e o que eles mais defende não é o cognitivo. Eles tem um belo trabalho e dá gosto pesquisá-los! É só uma dica!

    Responder
  • Helliton

    Olha, nenhum dos modelos ai é bom. O certo seria um 60%/40%. 60% tradicional, regrado, com exercícios e repetição. Os outros 40% seria auto construído pelo aluno, através de hipóteses, soluções próprias, autonomia, auto didatismo, e assuntos que ele tenha mais interesse.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo