Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Concursos Públicos » Dicas para passar em um Concurso Público

Dicas para passar em um Concurso Público

Olá Leitores!!!

Você cansou de correr atrás de um emprego, ou, simplesmente, se interessou por algum concurso público que está aberto. Claro, você viu que a concorrência não parece nada fácil, a prova é extensa e você não estuda estes conteúdos há algum tempo. Calma. Tudo pode ser resolvido, com preparo e algumas dicas para se preparar para um concurso.

Pegando experiência

Talvez, você não consiga passar no seu primeiro concurso. Mas o mundo não acaba aí. Você pode e deve pegar experiência fazendo quantos concursos puder, sempre estudando e levando a sério, claro.

Algumas matérias são típicas de quase todo concurso, isso pode acabar lhe ajudando. Foque no que você mais tem dificuldade.

Tudo vira jeito de estudar

Você precisar fixar o conteúdo, correto? Afinal, é muito conteúdo. Tente colocar elementos dos conhecimentos que precisa em diversos lugares onde você mora, por exemplo.

Tenha resumos, anotações e quadros com conteúdo pendurados em seus quarto. A velha técnica de colocar no teto, acima da cama, também, vale.

Tempo para tudo

Você está querendo muito passar, a gente sabe. Mas não precisa exagerar. Aliviar as tensões é tão necessário quanto estudar. Tire no mínimo dois dias de folga por semana, e tenha um resultado muito melhor.

Você pode

Não desista. Essa é uma das maiores dicas. Muita gente para de buscar um sonho por não se motivar, você não pode fazer isso. Lembre-se, você tem bons motivos para querer passar. Busque ficar próximo de pessoas que te motivem a conseguir o seu sonho.

Seja firme

Você precisa de disciplinar. Precisa deixar o lazer para alguns momentos, e focar nos seus estudos. Você terá alguns meses de estudo sério, porque tem apenas uma chance na prova. Separe bem suas atividades pessoais, e faça suas atividades de estudo.

Busque outras provas

Faça provas antigas do mesmo concurso ou até de lugares similares. Teste seus conhecimentos, apenas ler o conteúdo não vai surtir efeito. Busque simulados e cursos online. Ou até cursos preparatórios que lhe facilitem os estudos.

Tem hora e lugar certo

Você precisar construir um plano de estudos. Sim, aquela tabela que parece chata, com horários e conteúdos a estudar. Esse planejamento ajuda você a organizar suas tarefas pessoais e acadêmicas.

Assim, você consome menos tempo para cada atividade e se concentra nelas com mais vigor. Crie seu próprio método de aprendizado. Todo tempo de estudo concentrado, vale mais do que cinco horas sem absorver o conteúdo.

Procure estudar em ambientes calmos, tendo dormido bem e ter se alimentado.

Comece já

Não perca mais tempo! Todo mundo precisou começar algum dia. Faça o mesmo. Não fique deixando para se inscrever no próximo concurso que nunca vem. Lembre-se, quanto mais tempo de experiência você tiver, mais chances também.

Sempre há um novo concurso aberto, ou em espera, pelo país. Você precisa estar atento as oportunidades. Pesquise, e fique informado sobre as opções que você tem. Procure fóruns de discussões e tire suas dúvidas sobre os editais.

Eles são guias de regras importantíssimos aos “concurseiros”. Uma coisa é certa, ser aprovado só depende de você.

Boa Sorte.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo