Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Dicas para montar currículos de sucesso

Dicas para montar currículos de sucesso

Olá leitores,

Com a crise pela qual estamos passando, cada vez mais as empresas estão enxugando o quadro de funcionários e diminuindo as contratações. Muitas preferem atrasar o trabalho, a ter que contratar mais alguém para ajudar na demanda. Por isso, quando abre uma vaga de emprego, muitas pessoas se candidatam, na esperança de sair de não ser mais um desempregado.

Por isso, é importante que, ao mandar um e-mail com o seu currículo, ou ao entregá-lo em mãos nas empresas, ele tenha um diferencial entre os demais, chamando a atenção do recrutador e fazendo com que ele lhe chame, ao menos, para uma entrevista.

Confira 8 dicas para montar currículos de sucesso

Melhores dicas para montar currículos de sucesso

– Seja claro e objetivo: todos os dados sobre o candidato devem estar no currículo de forma concisa, sem muitos rodeios.

– Informe, primeiramente, seus dados pessoais: comece com nome, idade, endereço, telefone e e-mail. Não é necessário número de carteira de identidade, CPF, nome do pai, da mãe, etc. Essas cinco coisas elencadas já fará com que o recrutador entre em contato, caso o seu perfil seja selecionado.

– Formação: coloque sua formação, se é ensino fundamental, médio, ou superior, completo e incompleto em todos os casos. Nesse item também cabe cursos de idiomas, por exemplo, curso de especialização dentro da área ou qualquer outra coisa que tenha lhe rendido um diploma. Palestras e convenções não são necessárias.

– Experiência profissional: coloque apenas o nome das empresas nas quais trabalhou, o tempo de duração dos contratos em cada uma delas e a função que desempenhou. Tudo isso da forma mais clara e objetiva possível. Para quem está começando a carreira, é interessante que coloque os estágios que fez, as viagens para fora do Brasil em formato de intercâmbio, trabalhos voluntários, entre outros pontos relevantes.

– Se o currículo for extenso demais e a carreira for muito longa, o certo é tentar colocar as principais ideias em, no máximo, três folhas. Mais do que isso se torna cansativo e o contratante, muitas vezes, não irá nem ler até o final. Se a carreira for mais curta, duas folhas são consideradas o ideal.

Coisas que não se deve colocar em um currículo

– Currículos coloridos são abominados pelos recrutadores. Sempre escrever com letra preta em folha branca.

РLetras grandes ṇo ṣo bem-vindas. Fonte no tamanho 12 ̩ o ideal, pois ṇo fica nem muito grande e nem muito pequena.

– Foto, se inserida, deve ser as 3X4, tiradas em estúdio e no canto superior esquerdo da folha. Fotos caseiras, de corpo todo, de perfil, ou muito longe acabam denegrindo o restante das informações do currículo.

O segredo principal é não carregar demais nas informações. Quanto mais claro e conciso estiver, melhor será. Isso pode garantir uma boa imagem para você, antes mesmo de ser chamado para uma entrevista. Porém, se com essas dicas ainda não se sentir seguro para montar seu currículo, alguns profissionais de recursos humanos podem ajudá-lo nessa missão. Mãos a obra!

Boa sorte!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo