Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » Dicas para fazer uma boa Redação para Concurso Público

Dicas para fazer uma boa Redação para Concurso Público

Olá concurseiros!

Nós já demos várias dicas aqui no Canal do Ensino de como fazer uma boa redação. Mas deve-se ter em mente que cada tipo de prova tem uma exigência diferente então é preciso tomar certos cuidados quando estiverem escrevendo uma redação para concurso público. A seguir, listamos mais algumas sugestões para que você se dê bem nesse quesito.

Pra começar, ao prestar um concurso, é muito importante que haja domínio de regras da gramática como concordância verbal e nominal, emprego de conjunções, regência, crase e pontuação.

Fique atento também ao formato de texto pedido. Os que aparecem com mais frequência são os textos dissertativos argumentativos e textos dissertativos expositivos, que tratam de temas de áreas específicas do concurso. E outra coisa: treine muito sua escrita, tente trabalhar diversos temas, dos mais sérios aos mais populares isso te dará maior segurança.

Confira mais dicas para tirar de letra o desafio da redação:

1 – Ler e escrever: não existe uma receita exata para se escrever uma boa redação, mas sabemos que ela é resultado da combinação de muita leitura e prática. Uma vez que você lê muito você adquire um vocabulário maior, além de formar opinião sobre diversos assuntos.

2 – Corrigir: é bom que você tenha alguém para corrigir suas redações. Muitas vezes escrevemos, mas nem todos entendem. Então peça ajuda de um professor ou de alguém com conhecimento na área para aprontar erros e dar conselhos.

3 – Estrutura: toda redação deve apresentar a seguinte estrutura – Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Esses três tópicos devem estar distribuídos entre 4 ou 5 parágrafos. Cada parágrafo também possui um começo, um desenvolvimento e uma conclusão. Não esqueça de, na hora da prova respeitar o número máximo de linhas.

4 – Foco e Objetivo: o tema foi dado então você já tem um foco, não introduza outros temas para que o texto não fique confuso.  O uso de linguagem simples e objetiva também é favorável para o desenvolvimento da redação, às vezes quando colocamos muitos termos e expressões acabamos nos perdendo na escrita.

5 – Releitura: quando terminar de escrever é importante que você releia, fique atento a gramática, estrutura e coerência. Tenha certeza que o problema proposto foi resolvido. Ter conteúdo é importante, mas o que vai garantir a qualidade de sua redação é a organização, clareza e objetividade.

6 – Forma: letra legível é muito importante, além ficar atento aos recuos de parágrafo, hífen, acentos e título. Nem todas as bancas organizadoras de concursos pedem título, mas se tiver que colocar, o título deverá ser uma frase nominal — sem verbo. Não pule linhas e procure respeitar o limite estipulado pela bancada.

7 – Os 3 C’s: letras maiúsculas e minúsculas usadas indevidamente e o excesso de adjetivos são comuns e podem levar à perda de pontos. Mas o mais  importante na redação são os três pontos essenciais: coesão, coerência e concordância verbo nominal.

A redação para concurso parece um bicho de sete cabeças, mas é só seguir essas dicas que você vai ver que não é bem assim.

Outras oportunidades:

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo