Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Dicas para fazer um plano de estudo

Dicas para fazer um plano de estudo

O período, que é um dos mais aguardados do ano pelos estudantes, pode garantir que eles se destaquem no vestibular

Olá, pessoal!

Em época de vestibular é necessário um planejamento dos estudos. Isso mesmo, você não leu errado! Afinal, dedicação e planejamento são a chave para qualquer estudante que deseja passar em uma faculdade e em um concurso, não é mesmo?

Segundo professores e especialistas, mesmo com a ausência das aulas, é importante que os alunos se mantenham focados no Enem e no vestibular, já é no segundo semestre que todos os exames importantes e definitivos acontecem. Por isso, recomenda-se que os alunos apostem na leveza do período de descanso para também revisarem as matérias – principalmente as que tem um grau de dificuldade maior.

A melhor forma para que os estudantes não se percam na falta de rotina é, justamente, estabelecer um plano de estudo focado nesse período. O ideal é, primeiramente, definir a quantidade de horas do dia que será destinada ao aprendizado.

Depois, é preciso separar as matérias por dia. Uma boa alternativa é dar preferência às disciplinas nas quais o estudante tem mais dificuldade. Isso porque, com um tempo maior para se dedicar, a chance de entender melhor os conceitos e temas abordados é maior.

Além do estudo, é interessante e de extrema importância separar momentos de lazer, afinal o estudante também deve aproveitar para descansar a mente. Por isso, deixe alguns dias reservados para viajar, conhecer museus ou ir ao cinema. É legal também selecionar livros para ler. Aposte nos títulos que são frequentemente pedidos nos vestibulares e faça resumos para gravar mais a história.

Sites e apps

Muitas escolas ensinam os alunos a prepararem o seu próprio plano de estudos. No entanto, há ainda opções na internet que ajudam a organizar a rotina mais facilmente. É possível encontrar sites e apps com agendas semi-prontas, o que agiliza o processo do dia a dia. Em alguns casos, o acompanhamento é feito em tempo real e a pessoa pode verificar como anda o seu desempenho e se ela está realmente seguindo o projeto proposto.

Algumas boas opções são o Inclass, que oferece funções como lista de tarefas, horários semanais e alarmes; o Selfcontrol, que permite a criação de um mapa mental; e o GoConqr, que conta com um plano de estudos completo e ainda reúne diversas funções.

Além disso, essas ferramentas ainda trazem materiais e exercícios das principais disciplinas abordadas em vestibular e concursos. Há, ainda, quem opte por sites direcionados a estudos, como o Guia do Estudante, que traz notícias, exemplos, quizzes e dicas para vestibulares.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo