Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Dicas para estudar em casa e aproveitar todo o conteúdo

Dicas para estudar em casa e aproveitar todo o conteúdo

Olá!

Estudar em casa pode ser um desafio já que é o seu espaço onde costuma descansar e ter seus momentos de lazer. A tentação é muito grande em largar tudo que está estudando e correr pra deitar, mexer no celular, ver uma televisão, ler seu livro favorito, enfim ir se divertir.

A primeira coisa que deve ter em mente é que o seu rendimento acadêmico depende somente e exclusivamente de você mesmo. Portanto exige disciplina e responsabilidade da sua parte, já que neste momento se não houver ninguém para te monitorar, você é seu próprio vigia e quem determina as regras por ali.

Existem algumas dicas que são quase infalíveis para conseguir um bom resultado, boas notas e maior aprofundamento no conteúdo.

1- Monte um ambiente de estudo

O maior desafio ao estudar em casa é decidir onde estudar. Sabendo que deve ser um lugar onde você pode trabalhar de forma eficaz, sem interrupções ou distrações. Criar um espaço que seja exclusivamente dedicado ao seu momento de estudo pode ser uma ótima maneira de se concentrar e preparar mentalmente para aprender e entender as informações.

Claro que tem suas vantagens ao estudar em um ambiente confortável como a sua cama, mas existem desvantagens como a vontade de dormir e o risco de acabar dormindo mesmo.

Pode ser de um escritório inteiro até um canto da sua sala ou quarto. De preferência que tenha uma mesa. Certifique-se de que o espaço é tranquilo e confortável, mas que principalmente tem uma boa iluminação, já que forçar a sua vista não é uma opção muito agradável.

Tente deixar em mãos tudo o que você precisa para estudar. Coloque suas canetas, lápis, clips, bloquinho de notas, bem organizado e de fácil acesso para assim que precisar, eles estejam ali.

Deixe o seu ambiente divertido e inspirador, acrescentando toques pessoais que te manterá focado no seu objetivo final.

2- Faça um cronograma

A fim de ter sucesso em estudos feitos em casa, é essencial definir o tempo de estudo para cada dia encaixando com a sua rotina e torne-o uma prioridade na sua vida. Dependendo das suas preferências de programação de estudo, a hora do dia que você escolheu para estudar pode variar, o que importa é que faça uma agenda e a cumpra.

Depois que tiver o seu cronograma estabelecido, deixe seus amigos e família a par disso. Avise quando for estudar e peça para que evitem te interromper ou distrair durante esse tempo. Para melhores resultados, desconecte-se das suas redes sociais. Deixe o telefone em outro ambiente. Fique em paz, ele não vai fugir!

3- Gerencie o seu tempo

Mesmo que tenha o seu espaço de estudo focado e o seu calendário organizado, a gestão do seu tempo pode ser um desafio quando se estuda em casa sem um plano de prática.

Uma ótima maneira de fazer um plano de estudo é dividir o tema grande em tarefas menores. Por exemplo ao invés de ler cinco capítulos de uma vez, divida em cinco sessões de leitura. Faça pausas entre elas. Não tente fazer tudo de uma vez porque pode não dar certo.

Dê uma volta, leia um livro relaxante ou coma alguma coisa leve. Porém fuja de tecnologia, principalmente internet e televisão. Ela tem o poder de te distrair e impedir que retorne aos estudos. Só acesse quando finalmente tiver acabado as suas tarefas.

Como tarefa final, fica interessante rever o que aprendeu, avaliar se existem dúvidas e somente assim poderá entender se o seu objetivo foi realizado.

Bons Estudos.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo