Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Dicas para calcular regra de três

Dicas para calcular regra de três

Olá, leitores!

No texto de hoje, veremos dicas para calcular regra de três e obter resultados ainda mais satisfatórios na escola. Venha comigo!

“Na regra de três, o nome dos termos são Argumento, Fruto e Requisito. O primeiro e o último termo devem ser semelhantes. Requisito multiplicado por Fruto, e dividido por Argumento é o Produto”.

É assim que Brahmangupta (matemático e astrólogo indiano) enunciava esse processo prático na Índia no final do século XIV. A regra que foi usada durante séculos por mercadores da alta idade média e ocupava 20% de todos os livros da aritmética é de conhecimento rudimentar. Seus escritos foram encontrados em versos Hindus Vedana Jyotisa.

Conhecida na China em I d.C e ganhando proporção para a região Arábica. A regra de três é um conceito matemático versátil e tangível que busca resolver incógnitas a partir de valores numéricos.

O que é regra de três?

Ela não é um bicho de sete cabeças, nem necessita que se decore formulas para ser realizada ou que necessite de vários números. A regra possui quatro valores, sendo que três são de nosso conhecimento. E é preciso apenas o uso da multiplicação e da divisão.

O processo utiliza valores diretamente ou inversamente proporcionais. Diretamente é quando ao se multiplicar o valor de uma delas por um número que seja positivo, esse valor é multiplicado por ele mesmo (normalmente é quando a proporção aumenta). Quando acontece inversamente, acontece a mesma coisa, porém ao invés de multiplicar, o número é dividido.

Muito encontrado em provas de vestibulares, escola, e até mesmo no dia-a-dia, esse método possui duas formulas: a simples e a composta. A simples é a com três números conhecidos onde queremos encontrar um deles. E a composta, que pode parecer um pouco assustadora, é a que possui mais de três números.

O processo utilizado na resolução das duas é o mesmo, sendo que a diferença é que na composta acontece a quebra do problema em partes e a análise, buscando sempre o resultado da questão.

Ao trabalhar com a regra de três sabemos que ela deve conter quatro valores.

Eles deverão estar em uma tabela de duas colunas com dois pares, que estarão relacionados uns com os outros. Apesar de relacionados, eles são interdependentes, pois cada um tem sua função e seu valor.

Cada número é equivalente a uma grandeza, e nessa tabela, os valores são organizados cada um em sua proporção. Na regra de três, é dado dois valores da mesma grandeza para se encontrar outro, de uma outra proporção.

A ordem desses valores proporcionais fica da seguinte maneira: X1 e X2 na primeira coluna e Y1 e Y2 na segunda. Quando são inversamente proporcionais, ficam assim: X1 e X2 na primeira e na segunda Y2 e Y1.

Logo após identificar a proporção da equação e a organizar em sua devida forma, devemos solucionar o problema. Para isso vamos calcular os valores em forma de cruz (X).

Veja esse exemplo:

Uma torneira despeja 60 litros de água em 10 minutos. Quantos litros serão despejados por essa torneira em 30 minutos?

Litros Minutos

60 – 10
x – 30

10.x = 60.30

10x = 1800

x = 180

Resposta: 180 litros

Perceba que o calculo foi feito em forma de X utilizando a multiplicação, já que a formula aqui usada foi diretamente proporcional.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo