Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Dicas de networking no Facebook para recém-formados

Dicas de networking no Facebook para recém-formados

Olá leitores do Canal do Ensino!

Até pouco tempo atrás a maioria dos alunos recém-formados fazia seus contatos profissionais pelos métodos tradicionais, ou seja, presencialmente, com currículos ou pelo telefone. Com a chegada das redes sociais e plataformas profissionais especializadas, porém, muito da estrutura física e presencial do networking foi transformado.

Além de conhecer mais pessoas, os jovens profissionais podem agora conectar-se com indivíduos de diversos lugares do Brasil e do mundo com mais rapidez e menos burocracia. Isso não quer dizer que o telefone e o currículo, ou qualquer outra metodologia utilizada até então, devem ser abandonados, mas sim que há novas oportunidades de se fazer networking.

Se você deseja aproveitar todas estas vantagens, confira 15 dicas de networking no Facebook para recém-formados:

1. Compartilhe seu perfil profissional

Não é mandatório que você tenha um perfil profissional e outro pessoal, já que os dois podem conviver muito bem na mesma página. Entretanto, optar por isto exige que você tome determinadas precauções e mantenha uma postura que agrade a ambos os públicos. Para começar, estabeleça as configurações de privacidade separando as pessoas de sua rede pessoas dos contatos profissionais, para que apenas vejam aquilo que você gostaria e que é apropriado. Limpe seu perfil de fotos, compartilhamentos, comentários e amizades que podem prejudicar sua imagem de alguma forma.

2. Transforme seu perfil em um currículo

Adicionar fotos de aparência profissional, incluindo detalhes de trabalhos ou estágios feitos anteriormente pode ser uma ótima iniciativa. Além disso, você também pode mencionar conquistas acadêmicas, reconhecimentos da empresa, e curtir as páginas de companhias para as quais já trabalhou ou gostaria de ser funcionário.

3. Aproveite os aplicativos

Confira quais são as páginas e aplicativos na rede social que ajudam você com vagas de emprego, dicas de carreira e outros conteúdos úteis para seu desenvolvimento profissional.

4. Páginas acadêmicas

Curta as páginas de sua instituição de ensino, professores, grupos profissionais e de networking. Esses contatos mantêm você a par de tudo o que acontece na sua área de atuação, com indicações de cursos para especialização, por exemplo.

5. Possíveis empregadores

Se você sonha em trabalhar em determinada empresa, não deixe de seguir a página da companhia no Facebook e outras redes sociais. Isto irá ajudá-lo a acompanhar as atividades da empresa, abertura de possíveis vagas e a conhecer melhor seu possível empregador.

6. Suas fotos

Muitas fotos podem até não ser comprometedoras, mas compartilhá-las com contatos profissionais pode ser inapropriado. Mais como medida de privacidade e proteção, você deve evitar postar fotos muito pessoais. Se quiser compartilhá-las com seus amigos pessoais, crie um álbum fechado, com acesso restrito para que apenas as pessoas certas possam ver as imagens.

7. Ideias de álbuns

Por outro lado, imagem que contém um pouco mais sobre seu lado profissional pode ser uma grande ferramenta. Se você fez um trabalho voluntário, por exemplo, não deixe de compartilhar as fotos com seus contatos online.

8. Customize a linha do tempo

Com a atualização do Facebook para linha do tempo é possível construir toda a sua trajetória profissional, transformando o perfil no melhor currículo possível. Você pode colocar as atualizações de suas competências profissionais com cursos, participação em seminários e outros eventos, diferentes empregos, etc.

9. Contatos importantes

Sem saber, você pode ter um ótimo contato profissional na sua lista de amigos pessoas que pode ajudá-lo a conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho ou apresentá-lo para outros indivíduos interessantes para sua carreira. Identifique essas pessoas em sua lista de amigos e aproveite para se aproximar.

10. Separe em grupos

É mais fácil manter controle sobre seus amigos e contatos profissionais se você separá-los em grupos. Crie um para colegas e professores da universidade, para cada empresa em que trabalhou, para familiares e amigos mais próximos e assim por diante.

11. Mantenha sua página atualizada

O importante nem sempre é o quanto você atualiza seu perfil, mas sim o conteúdo que compartilha. Divulgar links e outros conteúdos realmente interessantes é uma ótima maneira de atrair novos contatos e aproximar-se daqueles que você já tem.

12. Limpe sua lista de amigos

Você deve fazer isso com certa frequência, mesmo que não tenha contatos profissionais no seu perfil, já que muitas vezes adicionamos pessoas sem conhecer ou sem pensar, que realmente não fazem parte da sua vida. Lembre-se que os empregadores irão utilizar sua lista de contatos como critério de avaliação.

13. Expanda os contatos

Se você limpou sua lista de amigos e percebeu que há muitas pessoas importantes faltando, comoprofessores da universidade, por exemplo, procure por esses contatos e não deixe de adicioná-los.

14. Nunca fale mal de um empregador

Mesmo que você já tenha se desligado da empresa, nunca fale mal de um empregador no Facebook. Além de tomar medidas legais, a empresa pode fechar as portas para você em futuras oportunidades.

15. Não fique só online

É claro que todas as dicas podem ajudá-lo, mas é importante que você não se limite apenas às redes sociais e plataformas online. Naquilo que for possível e necessário, faça o contato presencial com as pessoas: marque almoços ou ligue para elas, por exemplo.

Aproveite!

Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo