Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » Dicas de atividades com crianças usando livros com gravuras

Dicas de atividades com crianças usando livros com gravuras

Olá leitores,

Os livros com gravuras se resumem a incentivo e ao tipo de literatura que apresenta maior aceitação entre as crianças, no geral, inclusive com atividades.

Mas, se determinados critérios básicos são desconsiderados, todo esforço no incentivo à leitura pode acabar antes mesmo do início. Portanto, é importante a boa vontade, mas também mais conhecimento técnico acerca do assunto. A idade destas crianças está entre os 18 meses e 6 anos de vida, e em relação à série recomentamos do maternal, passando pela básica, pré-escola entre outros.

Todas as pesquisas destacam que a leitura para criança é o fator simples mais importante que os pais podem praticar, quando é desejado preparar a mesma para conquistar êxito na futura vida acadêmica. A leitura em alto tom auxilia crianças a compreenderem a função da palavra impressa e a desenvolver o vocabulário.

A leitura ainda prepara o pequeno para reconhecimento e entendimento de novas palavras, já que agora saberá o significado delas. É fundamental lembrar que tais livros, que possuem poucas páginas, devem apresentar ilustrações grandes, coloridas, com pouco texto.

Atividades Indicadas para Crianças de 0 a 3 Anos

É ideal colocar o livro em cima de uma mesa e improvisar um jogo da memória. É pedido para criança observar a ilustração e então fechar os olhos. A criança é perguntada sobre quantos objetos ou cores da ilustração a mesma consegue lembrar-se.

Para Crianças de 3 e 4 Anos

A dica é brincar com o pequeno de “Quem sou eu?”. Inicialmente o adulto lê um livro, e então cria um enigma com base em objetos e personagens do livro.

Um exemplo é imaginar que há no conto um personagem de características como as que seriam passadas para a criança: “Eu sou um garoto e gosto de ajudar os outros. Tenho cabelo preto e camisa amarela. Quem sou eu?”. E então após apresentar determinados enigmas, pedir para o filho criar alguns também como um tipo de atividade.

Para Crianças de 5 e 6 Anos

É importante criar o próprio livro de gravuras com cenas de viagem de férias recente, passeio na praia. E então é indicado perguntar para criança o que o livro representa. O adulto e a criança vão selecionar juntos, fotografias para ilustração da história.

Mais uma dica de atividade é pedir para o pequeno falar o que sente e o motivo, a cada página do livro lido. O pedido é para a criança refletir e analisar cores, enredo, seqüência, personagens, e mais fatores que auxiliam no rumo que a história segue.

Boa leitura!

comentários (1)

  • Luis Cláudio Melo

    Fico extremamente feliz quando me deparo com um trabalho tão bem elaborado e com propósitos tão nobre como esse. Isso fortalece cada vez mais minhas convicções a cerca da inteligência aplicada com amor a serviço da humanidade. Considerem-se seres abençoados da criação divina. Sei o quanto é difícil desempenhar esta missão e torná-la realidade. Parabéns, é simplesmente lindo.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo