Você está aqui:Home » Dicas » Aplicativos & Jogos » Dicas de Aplicativos para auxiliar nos estudos

Dicas de Aplicativos para auxiliar nos estudos

Olá leitores do Canal do Ensino,

Com a tecnologia fazendo cada vez mais parte da vida das pessoas, a dica é aplicar o que ela tem de melhor no nosso cotidiano. Um bom exemplo são os smartphones e tablets, que cada dia mais vêm ganhando espaço devido à praticidade.

Os aplicativos, ou APPs, como foram abreviados popularmente, por exemplo, vão muito além de conectar amigos em redes sociais. Hoje, muitas pessoas buscam nesses pequenos utilitários uma maneira de unir a tecnologia com os estudos, seja para a escola, vestibular ou na preparação para concurso público.

A velocidade da informação é um dos pontos fortes que se destacam nos aplicativos. Por serem fáceis de usar e muito conectados às novas gerações, eles favorecem o aprendizado.

Confira lista de aplicativos para os estudos:

Exercitando a matemática – criado por uma escola preparatória no Rio de Janeiro, este aplicativo apresenta aos estudantes mais de 300 exercícios para vestibular, Enem e concursos públicos.

No aplicativo foram reunidas tarefas das melhores universidades do país, incluindo UFRJ, Unicamp, UERJ e PUC.

Ao final de cada bloco de exercícios é possível encontrar o gabarito com as respostas corretas, possibilitando que o aluno treine para ser aprovado.

Também possui versões disponíveis para outras disciplinas como Português, literatura e redação, História do Brasil e História Geral, e com exercícios específicos para o Enem. Este aplicativo está disponível para iPhone e iPad.

Dicionário Gratuito – disponível para sistema iOS, como o próprio nome já diz, este aplicativo reúne mais de 4000 palavras e 200 frases para 12 idiomas diferentes. Tudo isso com suporte de busca para frases divididas em grupos temáticos, entre eles: português, inglês, espanhol, italiano, alemão, francês, russo entre outros grupos. Facilita a vida do estudante que domina determinada língua ou que está aprendendo, uma vez que nas buscas de frases existem divisões como alojamento, aluguel de carro, conversa, emergências, restaurantes e outras categorias que auxiliam, por exemplo, no caso de uma visita ao exterior.

Gabaritar – ajuda a organizar as horas de estudo. Compatível com sistema operacional Android, possibilita ao estudante escolher uma matéria no aplicativo e iniciar um cronômetro que marcará suas horas de estudo. Esse aplicativo permite ao usuário elaborar um plano de estudos com disciplinas pré-carregadas de um banco de dados ou montar sua própria lista e escolher quantas horas deseja estudar. Podendo estabelecer metas a fim de atingi-las até a data da prova. Também disponibiliza ao usuário informações sobre aulas, materiais de estudo, informações sobre concursos, editais e dicas de como ter sucesso. [O site não exibe mais o conteúdo. Confira mais sobre aplicativos para auxiliar nos estudos!]

Novo acordo ortográfico – para alunos de todas as idades que ainda se confundem com o novo acordo ortográfico. Em dúvida se a palavra possui ou não hífen, se o acento permanece ou não, isso tudo está disponível nesse aplicativo que facilitará nos momentos de dúvida. Ele está disponível para sistemas iOS. Um ponto negativo é que não é possível fazer consultas por verbetes, mas um outro ponto positivo é que ele é disponibilizado gratuitamente.

School Assistant – perdeu uma aula? Esqueceu a data de entrega do trabalho? Não sabia que tinha prova? Com esse aplicativo isso não vai mais acontecer, isso porque o School Assistant permite que o estudante organize seu dia a dia escolar.

Você poderá reunir, de uma maneira simples, as datas de provas e trabalhos com alertas para quando os compromissos se aproximam. E ainda é possível mostrar através de gráficos seu desempenho. Disponível para Android.

Aldiko – esse aplicativo permite a abertura de livros nos formatos ePub e PDF. Possuindo bons recursos como padrões de leitura para ambientes claros e escuros, permite ao estudante ler seus livros em qualquer local a qualquer momento.

Com o Aldiko você poderá comprar ou baixar livros (disponíveis em uma extensa biblioteca), importar seus próprios documentos e livros, mudar a fonte, a cor, o brilho da tela, marcar a página e fazer buscas completas de palavras no dicionário. Disponível na Android Market.

Periodic Table – para alunos de todas as idades, esse aplicativo disponibilizado para aparelhos com sistema Android fornece ao usuário a Tabela Periódica completa. Apesar da interface simples, ela não deixa a desejar em nada, e até possui um Quiz para se divertir enquanto aprende. Esse aplicativo só possui versões em inglês.

E aí, pronto para incrementar a sua rotina de estudo?

Fonte: Blog da Lu

Um abraço e até a próxima

Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.

Divulgue este artigo!

comentários (3)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo